Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
A utiliza??o do Material Cuisenaire estende-se a v?rios conte?dos entre os quais se destacam:
? fazer constru??es a partir de representa??es no plano,
? cobrir superf?cies desenhadas em papel quadriculado,
? efetuar a ordena??o de n?meros,
? estudar e comparar ?partes de? .
Para que o conceito de n?mero seja adquirido, compreendido e consolidado imp?em-se como pr?-requisitos determinados conceitos, nomeadamente:
? Classifica??o (no??o de conjunto)
? Simples ? um atributo (ex: cor, forma?)
? M?ltipla ? mais que um atributo
? Compara??o (entre dois ou mais seres)
? Seria??o (completar s?ries de figuras)
? Ordena??o
* Crescente (utiliza??o do s?mbolo <)
* Decrescente (utiliza??o do s?mbolo >)
? Transitividade
* a < b e b < c ? a < c
? Conserva??o
* Quantidade (correspond?ncia termo a termo)
* Volume
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utiliza??o em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga ?mile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
S? 23 anos depois da sua cria??o ? que a sua cria??o se difundiu com enorme ?xito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta ? necessidade de ensinar matem?tica de uma forma l?dica.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire ? constitu?do por modelos de prismas quadrangulares. ? um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que s?o prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais, distribu?dos do seguinte modo:
A utiliza??o do Material Cuisenaire estende-se a v?rios conte?dos entre os quais se destacam:
? fazer e desfazer constru??es,
? fazer constru??es a partir de rep resenta??es no plano,
? cobrir superf?cies desenhadas em papel quadriculado,
? medir ?reas e volumes,
? trabalhar simetrias,
? construir gr?ficos de colunas,
? estudar fra??es e decimais,
? estudar as propriedades das opera??es,
? efetuar a decomposi??o de n?meros,
? efetuar a ordena??o de n?meros,
? estudar e comparar ?partes de? e
? resolver problemas.
Para facilitar o desenvolvimento das atividades em sala, separamos estas de acordo com os conceitos pr?-num?ricos. Professor, pe?a aos seus alunos que respondam as atividades abaixo e procure sempre questionar as respostas.
Classificar implica fazer agrupamentos de objetos que tenham pelo menos um atributo comum. Tendo em conta o Material Cuisenaire, podem-se formar conjuntos atendendo ao atributo cor, por exemplo:
Atividades:
1 - Escolha:
a) uma barra de cor azul;
b) uma barra de cor vermelha;
c) uma barra rosa e outra de cor castanha. S?o iguais? Em que se diferenciam?;
d) uma barra que n?o seja amarela;
e) uma barra que n?o seja verde;
2 ? Formar grupos de:
a) barras vermelhas;
b) barras azuis;
c) barras que tenham a mesma cor;
d) barras verdes e barras rosa;
e) uma bar ra verde ou uma barra rosa;
f) uma barra amarela e uma barra preta;
g) barras que n?o sejam pretas;
h) barras que n?o sejam azuis nem laranja;
Este conceito pressup?e a identifica??o do atributo a comparar. No caso do material Cuisenaire podemos comparar o atributo tamanho.
Atividades:
1 ? Escolha, tendo como par?metro de compara??o o comprimento da barra:
a) uma barra maior que a barra azul ;
b) uma barra m aior que a barra verde cl ara;
c) uma barra menor que a barra amarela;
d) uma barra menor que a barra castanha;
e) a s barras maiores que a barra preta;
f) as barras menores que a barra rosa;
g) uma barra menor que a barra amarela;
h) todas as barras menores que a barra amarela;
i) uma barra menor que a barra branca (pedir explica??o em rela??o ? resposta);
j) uma barra maior que a barra laranja (pedir explica??o em rela??o ? resposta);
k) de entre um grupo de quatro pe?as diferentes (branca, vermelha, verde clara e rosa), a menor;
l) de entre um grupo de cinco pe?as (de cores castanha, azul, branca e vermelha), duas que tenham igual comprimento;
m) de entre um grupo de quatro pe?as (verde escura, verde clara, rosa e amarela), a maior;
n) de entre um grupo de cinco pe?as (de cores castanha, azul, branca e vermelha), as duas que tenham menor comprimento;
2 ? Responda
a) Quantas barras brancas s?o necess?rias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha?
b) Quantas barras brancas s?o necess?rias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara?
c) Quantas barras brancas s?o necess?rias para formar uma barra do mesmo tamanho que a rosa?
d) Quantas barras brancas s?o necess?rias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela?
Este conceito implica que se identifique um padr ?o e se lhe d? continuidade.
Atividades:
1 ? Completa os seguintes padr?es (usando as barras Cuisenaire):
a) verde clara ? amarela ? preta - verde clara - __________________ - ___ _____________
b) amarela ? vermelha ? azul ? vermelha ? amarela - _____________ - ________________
c) castanha ? amarela ? preta ? verde escura ? verde clara - ___________ - _____________
d) azul - __________ - preta ? verde escura ? azul ? castanha - __________ - ____________
e) branca ? branca ? amarela - azul ? azul - __________ - branca - ___________ - __________
Este conceito implica que se distribuam v?rias pe?as segundo um determinado atributo (tamanho):
Atividades:
1 ? Ordena as seguintes barras, come?ando da menor para a maior (ordem crescente):
a) azul ? verde escura ? castanha ? amarela ? vermelha;
b) rosa ? branca ? preta ? verde clara.
2 ? Ordenem as seguintes barras, come?ando da maior para a menor (ordem decrescente):
a) preta ? laranja ? branca ? azul;
b) vermelha ? castanha ? amarela ? preta.
3 ? Completa a seguin te ordena??o de barras:
a) castanha - ________ - verde escura - ________ - rosa;
b) branca - _________ - ___________ - rosa ? amarela.
Este conceito implica a compara??o de dois entes extremos, atrav?s de um terceiro ente, que se situa entre eles.
Atividades:
1 ? Conceba tr?s atividades para trabalhar este conceito. (se a barra amarela ? menor que a verde escura e a verde escura ? menor que a preta, qual ? a barra menor, a amarela ou a preta?)
Este co nceito implica a co mpara??o, termo a term o, entre os elemento s de dois conjuntos.
Atividades:
1 ? Faz corresponder (atrav?s de setas) a cada elemento de um dos conjuntos um e um s? elemento do outro conjunto:
2 ? Pinta, com as cores respectivas, cada uma das barras das al?neas anteriores.
Professor, leve seus alunos ao laborat?rio de inform?tica e acomode-os em duplas. Pe?a a eles que acessem o s?tio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplica??o que trabalha com Material Cuisenaire em ambiente informatizado. Ap?s o acesso, ser? mostrada a tela:
Professor, comente com seus alunos que as barras do aplicativo apresentam as mesmas cores, valor num?rico e tamanhos proporcionais as barras que foram trabalhadas e m sala de aula. Abaixo temos uma descri??o sobre como o programa funciona.
Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, pe?a a eles fa?am as atividades realizadas em sala de aula, servir? como fixa??o e ser? um est?mulo para realizar atividades de uma forma diferente.
Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos, as a??es e os coment?rios dos seus alunos durante a realiza??o das tarefas escritas e na utiliza??o do software. Utilize esses registros para avalia??o.