Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rock e Comportamento no Brasil da década de 1980

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino , Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Memória

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Cultura brasileira dos anos 1980.

- Relação entre canção e conhecimento histórico.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Abertura Política Brasileira e História da Nova República Brasileira.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O estudo das sociedades humanas, por meio dos aspectos culturais e simbólicos, permite a compreensão de diversos aspectos da história, além de ressaltar pontos que, não raro, ficam obscurecidos nas análises tradicionais. No caso da história do “Rock e Comportamento no Brasil da década de 1980”, nossa abordagem possibilita adentrar esse universo por meio de suas canções, filmes, modas e ideias, produzindo uma perspectiva cultural que irá auxiliar os alunos a ter um conhecimento mais humanizado do período. Além disso, abordagens que favorecem o trabalho com materiais, como músicas, vídeos, fotos, imagens, etc., aumentam a eficácia didática no trabalho dos conteúdos propostos.

 

PRIMEIRA AULA

O professor deverá exibir para a classe os seguintes filmes (com duração de 22 minutos), disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=Ppj3gmAwbqs&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=pfDDu3EK9sE&feature=related.

A turma deverá, então, ser dividida em três grupos. Cada grupo ficará responsável por um tema específico no interior do Rock da década de 1980, a saber:

- Grupo A: “O Rock e a política”;

- Grupo B: “O Rock e o comportamento”;

- Grupo C: “O Rock e a moda”.

Na última aula, os alunos deverão realizar uma apresentação oral final, mobilizando os materiais levantados nas pesquisas das aulas seguintes.

Esta apresentação poderá, DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DA ESCOLA, ser diferenciada para cada grupo. Assim, o Grupo A poderia realizar uma exposição de vídeos, músicas e imagens que representem a relação do Rock com a política da época; o Grupo B poderia realizar uma exposição com a publicidade, os eventos e as questões que marcaram a mudança de comportamento no período; e o Grupo C poderia realizar um desfile de moda, ao som das bandas que mais representavam esta tendência do período.

Cada grupo deverá ler o texto sobre o Rock na década de 1980, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_brasileiro_na_d%C3%A9cada_de_1980.

SEGUNDA AULA

Nesta aula, os grupos contarão com os suportes específicos para a compreensão de cada tema específico. Assim, o Grupo A, “O Rock e a política”, deverá ler os textos disponíveis nos sites http://musicapave.com/artigos/rockologia-rock-in-rio-e-o-fim-da-ditadura-militar/  e  http://www.unesp.br/aci/jornal/170/pg14.htm; e, também, assistir aos vídeos com as canções, disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=Tt4j1WuqpQU, http://www.youtube.com/watch?v=syL3QlD9S3M e http://www.youtube.com/watch?v=F3g_kGvzzCw.

O Grupo B, “Música e comportamento”, deverá ler os textos disponíveis em http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=90696&titulo=especial e http://www.anosoitenta.com.br/musica.html; ver os vídeos (com duração de 25 minutos) disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=OK0XLRitN2Y, http://www.youtube.com/watch?v=pnuiu4f0O64http://www.youtube.com/watch?v=JlIAtOVY4qo e http://www.youtube.com/watch?v=1hZeYa6kUaw&feature=related; e, também, assistir aovídeo com canção, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=bOOCTRpnlM0

O Grupo C,  “O Rock e a moda”, deverá ler os textos disponíveis em http://pessoas.hsw.uol.com.br/anos-80.htm e http://vilamulher.terra.com.br/a-decada-do-exagero-moda-e-a-musica-dos-anos-80-9-4077483-65518-pfi-gabrielamachareth.php; ver os vídeos (com duração de 17 minutos) disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=GSmwWQ9TCu0 e http://www.youtube.com/watch?v=W0rtNbuUHcY e http://www.youtube.com/watch?v=IQx3_6mLcLc; assistir aos vídeos com as canções, disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=1OIt-2oD-IM, http://www.youtube.com/watch?v=fYnYtT88mCI&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=NWKzbVQ3ibY.

TERCEIRA AULA

A partir dos itens estudados na aula anterior, os alunos deverão realizar uma pesquisa via Internet, orientada segundo o tema específico de cada grupo. Em geral, no interior de cada grupo, pode-se sugerir a divisão de tarefas entre os integrantes, segundo o tipo de material específico a ser pesquisado (foto, vídeo, canção, etc.). Assim, o Grupo A deverá realizar um levantamento, na Internet, de fotos, vídeos, canções, imagens e textos que atendam à seguinte pergunta: “Como as bandas de rock tratavam das questões políticas do período? O que eles faziam neste sentido?”

O Grupo B  deverá realizar um levantamento, na Internet, de fotos, vídeos, canções, imagens e textos que atendam à seguinte pergunta: “O que os jovens gostavam de fazer naquele período? Quais eram os principais conflitos com as gerações anteriores?”

O Grupo C deverá realizar um levantamento, via Internet, de fotos, vídeos, canções, imagens e textos que atendam à seguinte pergunta: “O que os jovens gostavam de usar? Quais eram as diferentes tribos de visual?”

Abaixo, segue uma lista de imagens que poderão orientar a pesquisa dos grupos:

- Imagem 1:

 Discos de bandas engajadas politicamente no período. Fonte: http://acriacao.com/2008/11/27/tape-anos-80/

bandas rock e política

- Imagem 2

A juventude dos anos 1980 foi embalada pela Campanha das Diretas-já. Aqui uma manifestação no Autódromo de Jacarepaguá. Fonte: http://historiasdaformula1.blogspot.com/2007/07/diretas-j-em-jacarepagu.html

 

campanha das diretas

- Imagem 3

Capa do disco Ideologia, de Cazuza, rock politicamente engajado. Fonte: http://devanil.com/?p=1382.

 

ideologia

 - Imagem 4 

A Banda “Ultraje a Rigor” reunia crítica política, comportamento irreverente e moda da década de 1980.  Fonte: http://seudisco.blogspot.com/2011/04/ultraje-rigor.html.

 

ultraje a rigor

- Imagem 5

O Grupo “Titãs” reunia crítica política, comportamento engajado e uma moda singular na década de 1980. Fonte: http://lucianocuicaplay.blogspot.com/2011/02/andre-jung.html.

 

titas

- Imagem 6

O Grupo “Blitz”, comportamento descontraído e moda extrovertida. Fonte: http://vipshows.com.br/blitz.html.

 

blitz

- Imagem 7 

Grupo “Legião Urbana”, oriundo de Brasília, mudou o cenário brasileiro. Aliava crítica política, comportamento e moda urbana. Fonte: http://vipshows.com.br/blitz.html.

 

legiao urbana

 - Imagem 8

Banda “Ratos de Porão”, representativa do cenário punk brasileiro na década de 1980. Crítica política, moda e comportamentos underground. Fonte: http://suburbiosa.blogspot.com/2011/01/ratos-de-porao-ao-vivo.html

ratos de porao

- Imagem 9  

Grupo “Sepultura”. Cantavam em inglês, mas faziam e fazem sucesso no Brasil e no exterior. Crítica política, moda e comportamento metal. Fonte: http://www.flogao.com.br/nadarcomostubaroes/133427441

 

sepultura

 

QUARTA AULA

Nesta aula, os alunos deverão realizar as apresentações. Como dissemos acima, em geral, cada grupo poderá realizar uma apresentação (entre 8 a 15 minutos) oral, articulando os conteúdos trabalhados com os materiais pesquisados. Caso seja possível às condições socioeconômicas da escola, os grupos poderão realizar apresentações com formatos mais específicos e adequados ao tema. Assim: o Grupo A (“O Rock e a política) poderia realizar uma exposição de vídeos, músicas e imagens que representem a relação do Rock com a política da época; o Grupo B (“O Rock e o comportamento”) poderia realizar uma exposição com a publicidade, os eventos e as questões que marcaram a mudança de comportamento no período; e o Grupo C (“O Rock e a moda”) poderia realizar um desfile de moda, ao som das bandas que mais representavam esta tendência do período. 

Recursos Complementares

Recursos Complementares

- Texto sobre a crítica social e o Rock dos anos 1980: http://musicapave.com/artigos/rockologia-rock-in-rio-e-o-fim-da-ditadura-militar/

- Vídeo sobre o Rock dos anos 1980: http://www.youtube.com/watch?v=XK0tlyLwMIE

- Vídeo sobre a história da televisão brasileira na década de 1980: http://www.youtube.com/watch?v=trquFQTzAyw

-Vídeo sobre a infância da década de 1980: http://www.youtube.com/watch?v=rmGk5feLn1s&feature=related

- Vídeo com publicidade da década de 1980: http://www.youtube.com/watch?v=z40qqQ_lCZI&feature=related

- Texto sobre o Rock brasileiro na década de 1980: http://www.infoescola.com/musica/rock-no-brasil-na-decada-de-1980/  

- Texto sobre a década de 1980: http://monografias.brasilescola.com/historia/decada-80.htm

- Site sobre a década de 1980, cultura e comportamento: http://historiaeatualidade.blogspot.com/2010/02/anos-80-o-legado-de-uma-geracao.html

- Reportagem da década de 1980 sobre cultura e comportamento: http://www.youtube.com/watch?v=KoZyZ6mItDs

Avaliação

A avaliação deverá ser constante, observando a participação dos alunos nas atividades propostas. Nas apresentações finais, deve-se observar a qualidade na articulação entre a apresentação oral e a mobilização dos materiais pesquisados pelos alunos.