M?rcio dos Santos Rodrigues; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno poder? aprender com esta aula alguns aspectos hist?ricos da Hist?ria dos Estados Unidos da Am?rica no s?culo XX por meio da figura do Capit?o Am?rica, famoso personagem das Hist?rias em Quadrinhos. Com esta aula, espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer rela??es entre g?neros ficcionais ? como ? o caso dos Quadrinhos do Capit?o Am?rica ? e o contexto em que foram produzidos.
Os alunos devem ter conhecimentos pr?vios sobre Hist?ria Contempor?nea (em especial, sobre a Hist?ria dos Estados Unidos no s?culo XX).
Devem ter ainda no??es b?sicas de l?ngua inglesa.
INTRODU??O:
Em mar?o de 1941, o roteirista Joe Simon e o desenhista Jack Kirby, ambos norte-americanos de origem judaica, criaram um her?i com uniforme inspirado nas cores da bandeira norte-americana: o Capit?o Am?rica. Publicado at? os dias de hoje, com alguns poucos per?odos de interrup??o, o Capit?o Am?rica ? cuja identidade secreta ? Steve Rogers ? representa os Estados Unidos da Am?rica (EUA). Sua trajet?ria nos Quadrinhos se confunde em muito com a de seu Pa?s de origem.
AULA 1:
Os EUA sequer haviam entrado na Segunda Guerra Mundial contra o Eixo. Todavia, na capa da primeira edi??o (mar?o de 1941), o Capit?o Am?rica aparecia socando o ditador alem?o Adolf Hitler (para maiores informa??es sobre Adolf Hitler, acessar o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler). Na segunda capa, do m?s seguinte, o ?Sentinela da Liberdade? ? como ? tamb?m conhecido por seus f?s ? aparecia de modo semelhante, atacando o ditador alem?o. As capas est?o abaixo:
Imagens dispon?veis em http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america
?
Procedimentos de leitura: A partir das capas das duas primeiras edi??es, o professor pode sugerir aos alunos que atentem para alguns elementos. H? na primeira capa um mapa dos Estados Unidos, ? esquerda, na mesa. Na segunda capa, v?-se um globo terrestre com uma bandeira fincada sobre a inscri??o ?United States? (Estados Unidos, em portugu?s). Trata-se de um plano de domina??o estrangeira. As capas ao mostrarem esse temor de uma poss?vel domina??o tentam fazer com que o p?blico-leitor se envolvesse numa campanha pr?-entrada dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial.
O professor pode recomendar que os alunos pesquisem acerca do s?mbolo que aparece, por exemplo, nas vestimentas do ditador e dos soldados e tamb?m na bandeira fincada no globo da 2? capa. Qual ? o significado desse s?mbolo?
Seria interessante que o professor j? tivesse trabalhado com os alunos a aula do Portal do Professor do MEC ?A propaganda antinazista nos desenhos animados? (dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34786). Apesar de a aula indicada ser sobre outro meio de comunica??o ? a saber, desenhos animados ? algumas considera??es apresentadas nela podem ser ?teis para que os alunos compreendam as duas capas acima.
Em seguida, os alunos devem relacionar o s?mbolo dos nazistas ? origem judaica dos criadores do Capit?o Am?rica e justificar o porqu? do s?mbolo que aparece repetidas vezes nas duas capas estar relacionada aos judeus. Para maiores informa??es ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo e http://pt.shvoong.com/social-sciences/1680596-su%C3%A1stica-s%C3%ADmbolo-diferentes-significados/
Nesta primeira aula o professor apresentar? as duas imagens acima, em uma discuss?o bastante breve, e pedir? que os alunos leiam mais sobre o personagem. Para tanto, sugerimos alguns dos links abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_am%C3%A9rica (informa??es sobre o Capit?o Am?rica no Wikip?dia)
http://www.guiadosquadrinhos.com/personbio.aspx?cod_per=212 (informa??es no Guia dos Quadrinhos sobre o Capit?o Am?rica)
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=cap0301+&esp=&cod_edc=5382
http://www.actionsecomics.net/2011/07/com-um-filme-estreando-amanha-no-brasil.html (Guia definitivo do Capit?o Am?rica)
http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2006/12/capitao_america.html (Um texto que pode servir bastante para que contextualizem as diferentes d?cadas do Capit?o Am?rica)
http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/livro-analisa-relacao-do-capitao-america-com-a-politica-dos-eua/ (reportagem do site especializado em quadrinhos e cultura da m?dia Omelete. A reportagem fala sobre o lan?amento de um livro que analisa o Capit?o Am?rica ?como term?metro de seu tempo?, ao assinalar que ele teria assumido ao longo do tempo diferentes posturas pol?ticas).
http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n08032007_03.cfm (Trata-se de uma pequena reportagem sobre a morte do Capit?o Am?rica em 2007, mas faz um breve hist?rico sobre o personagem)
http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/capitao_americap1.cfm (Primeira parte da nota ?Capit?o Am?rica: Her?i ou Vil?o??)
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/capitao+america+um+heroi+menos+imperialista+do+que+parece/n1597105942384.html (?Capit?o Am?rica: um her?i menos imperialista do que parece? ? reportagem baseada em informa??es oferecidas pelo quadrinista e historiador S?vio Queiroz Lima)
Atrav?s da consulta de alguns dos links acima, os alunos poder?o conhecer aspectos relacionados ao Capit?o Am?rica. Os alunos podem pesquisar outros sites por conta pr?pria. Caso optem por isso, cabe ao professor certificar que os sites consultados contribuir?o para as atividades a serem desenvolvidas.
Seria interessante que os alunos salvassem algumas das imagens disponibilizadas nos sites que consultarem e registrassem no caderno aquilo que consideram pertinente sobre o Capit?o Am?rica e a rela??o do personagem como determinados contextos hist?ricos.
?
AULA 2:
Nesta segunda aula, o professor dividir? a turma em cinco grupos. O crit?rio a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos ser? aleat?rio.
O primeiro grupo pesquisar? sobre os Estados Unidos na d?cada de 1950. Eles podem e devem consultar o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1950_nos_Estados_Unidos
J? o segundo ficar? encarregado de tratar dos Estados Unidos nos anos de 1960. Indicamos aqui o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960_nos_Estados_Unidos
O terceiro ficar? respons?vel em falar sobre os EUA na d?cada de 1970. Indicamos aqui a consulta do seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970_nos_Estados_Unidos
O quarto grupo tratar? dos EUA na d?cada de 1980. http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1980_nos_Estados_Unidos
Por fim, o quinto e ?ltimo grupo tratar? dos Estados Unidos na d?cada de 1990. http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1990_nos_Estados_Unidos
A aula ser? dedicada ? consulta e ? leitura dos endere?os eletr?nicos sugeridos. Ap?s consultarem os links os alunos devem registrar no caderno os principais fatos hist?ricos ocorridos nos Estados Unidos. Anotar essas informa??es no caderno ser? necess?rio para o desenvolvimento da atividade na aula a seguir.
?
AULA 3:
Nesta aula, os alunos utilizar?o as informa??es que registraram no caderno e estabelecer?o rela??es com as capas abaixo.
?
GRUPO 1:
O grupo respons?vel pela d?cada de 1950 deve analisar a seguinte capa (da edi??o 78, de setembro de 1954):
Imagem dispon?vel em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/78-1.jpg
Ap?s observarem atentamente a capa acima, os alunos devem responder com base nas informa??es obtidas na aula anterior as seguintes perguntas:
1. Qual ? o significado da foice e do martelo, s?mbolo estampado no peito da figura monstruosa de cor verde e no ombro do uniforme do homem levantado pelo Capit?o Am?rica?
2. Quem os Estados Unidos nesse per?odo elegeram como seus advers?rios pol?ticos? Foram os mesmos advers?rios da d?cada anterior? Esse novo inimigo est? relacionado ao macarthismo. O que foi o macarthismo?
Sugerimos que os alunos pesquisem por iniciativa pr?pria os temas suscitados em cada uma das quest?es. Apresentar um link poderia condicionar a resposta deles e o que se pretende aqui ? desenvolver a autonomia dos alunos em investigarem por si mesmos qualquer tema que lhes seja apresentado. Todavia, forneceremos em recursos complementares alguns links que podem auxiliar os professores na resolu??o dessas quest?es.
?
GRUPO 2:
- J? o 2? grupo, respons?vel pela d?cada de 1960, analisar? a capa de Avengers # 04, publicada em 1964. Nessa hist?ria a fase do Capit?o Am?rica da d?cada de 1950 ? reescrita e cria-se o argumento de que o her?i que combateu os nazistas estava congelado no gelo desde o final da Segunda Guerra Mundial. Eis a capa:
?
Imagem dispon?vel em http://26.media.tumblr.com/tumblr_lojttmROhi1qcnio4o1_400.jpg
?
A partir da imagem acima os alunos do grupo da d?cada de 1960 responder?o as seguintes quest?es:
1. Imaginem um homem que vivenciou a Segunda Guerra Mundial ficar congelado durante quase 20 anos e acordar na d?cada de 1960. Muitos dos valores dele n?o seriam compat?veis com o contexto dos anos 1960 e ele poderia ser tido como um conservador. Que movimentos sociais se organizaram na d?cada de 1960 e que poderiam entrar em choque com a vis?o de mundo dele?
2. Que transforma??es os Estados Unidos teria passado durante a d?cada de 1960? Quais foram os fatos mais importantes?
?
GRUPO 3:
- O grupo 3, respons?vel pela d?cada de 1970, deve considerar as duas imagens abaixo:
A imagem ? esquerda encontra-se dispon?vel em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/176-1.jpg. J? a da direita, em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/180-18.jpg
?
Na edi??o 176 de agosto de 1974, Steve Rogers deixou de ostentar o escudo e o uniforme do Capit?o Am?rica. Ele estava desiludido com o governo norte-americano. Na edi??o 180, de dezembro de 1974, Rogers assumiria a identidade do vigilante mascarado N?made, o Homem sem p?tria. Essa decis?o, apresentada pelo roteirista Steve Englehart e o desenhista Sal Buscema, est? vinculado ? crise pol?tica que ocorreram fora do universo dos quadrinhos.
1. A partir das capas, os alunos deste grupo devem pesquisar sobre a crise pol?tica ocorrida nesse ano de 1974. Que crise foi esta?
2. Quais foram os desdobramentos dessa crise?
?
GRUPO 4:
- O 4? grupo, que lidar? com os anos 1980, levar? em considera??o a capa abaixo:
?
Imagem dispon?vel em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/353-14.jpg
Na capa acima o Capit?o Am?rica aparece diante dos Sovietes Supremos, prestes a bater de frente com eles. Considerando essa capa e analisando as falas apresentadas nos bal?es com a ajuda de dicion?rios ingl?s-portugu?s (ver, por exemplo, http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php) os alunos podem refletir sobre:
1. O fato do Capit?o Am?rica, ao confrontar inimigos sovi?ticos, estar assumindo uma postura favor?vel ? Guerra Fria. O que foi a Guerra Fria?
2. Quanto tempo durou a Guerra Fria e como o Capit?o Am?rica atuou durante o per?odo.
Sugest?es: Seria interessante que o professor j? tivesse trabalhado com os alunos a aula do Portal do Professor do MEC ?Quadrinhos na Guerra Fria? (dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33307). As duas aulas de certo modo se entrecruzam. O professor pode sugerir aos alunos que consultem os links fornecidos nessa aula versando sobre a Guerra Fria.
?
GRUPO 5:
O quinto grupo, respons?vel pela d?cada de 1990, lidar? com um per?odo em que o personagem perdeu um tanto sua fun??o ideol?gica contra inimigos externos, uma vez que a Guerra Fria encontrou seu t?rmino. O Capit?o passou ent?o a expressar uma cr?tica n?o com rela??o aos governantes norte-americanos, mas aos pr?prios norte-americanos.
Os alunos devem levar em considera??o as duas capas abaixo, publicadas no ano de 1996.
A primeira est? dispon?vel em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/451-12.jpg. A segunda em http://www.coverbrowser.com/image/captain-america/453-15.jpg
A partir das imagens acima, o professor pode sugerir aos alunos do 5? grupo que pesquisem se elas s?o expressivas ou n?o de uma crise moral nos Estados Unidos.
1. O que aconteceu no contexto pol?tico e econ?mico dos Estados Unidos durante a d?cada de 1990?
2. Quais elementos permitem inferir que as capas expressam um mal-estar? Como podem ser eles expressivos do contexto dos anos 1990?
?
AULA 4:
Nesta aula, os alunos se reunir?o com o seu grupo e discutiram entre si as respostas das quest?es. A discuss?o deve necessariamente ocupar a primeira metade da aula.
Na segunda metade da aula, os alunos produzir?o uma resenha que sintetizar? as respostas fornecidas.
Ao final, ser?o cinco resenhas produzidas e cada uma delas lidar? com uma d?cada espec?fica.
Estas devem ser reunidas em uma esp?cie de dossi? que ser? intitulado Capit?o Am?rica e a Hist?ria dos Estados Unidos no s?culo XX.
Durante a elabora??o da resenha, seria proveitoso que alguns alunos ficassem respons?veis por levantar imagens enquanto outros cuidariam da escrita e revis?o do texto.
Links que podem auxiliar na resolu??o das quest?es propostas ao GRUPO 1 (que giram em torno do papel que o Capit?o Am?rica assumiu durante a ?ca?a ?s bruxas? ? isto ?, a persegui??o de supostos comunistas ? do macarthismo):
http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/m/marcatismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_McCarthy
?
Links que podem auxiliar na resolu??o das quest?es propostas ao GRUPO 2 (que tratam especificamente sobre os movimentos pol?ticos e sociais que emergem na d?cada de 1960):
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960
http://oridesmjr.blogspot.com/2011/07/eua-nova-direita-e-os-movimentos.html
?
Links que podem auxiliar na resolu??o das quest?es propostas ao GRUPO 3 (que tratam especificamente do esc?ndalo de Watergate, que foi uma das raz?es pelas quais Steve Rogers deixou de ser o Capit?o Am?rica):
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-o-escandalo-watergate
http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030727p30845.htm
Link que pode auxiliar na resolu??o das quest?es propostas ao GRUPO 4 (que versam sobre a Guerra Fria dos anos de 1980 e tratam da ades?o do Capit?o Am?rica ao reaganismo):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
Links que podem auxiliar na resolu??o das quest?es sugeridas ao GRUPO 5 (as quest?es propostas ao grupo 5 tratam dos esc?ndalos ocorridos durante a administra??o Clinton):
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/57528_ESCANDALOS+SEXUAIS+QUE+ABALARAM+O+MERCADO
http://www.coladaweb.com/historia/historia-dos-estados-unidos
A avalia??o ser? processual. O professor levar? em considera??o a participa??o dos alunos em cada uma das atividades propostas. Espera-se que o professor avalie qualitativamente o esfor?o de cada um dos alunos em criar interpreta??es hist?ricas sobre as imagens fornecidas.