Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e constru?da com crian?as do Ensino Fundamental Inicial ? ? importante resgatar os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o tema considerando a viv?ncia de cada um seja numa ?rea urbana (cidade de grande porte, m?dia ou pequena), seja na ?rea rural. Tamb?m ? necess?rio que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam e Mozilla Firefox.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para motivar os alunos pergunte a eles quem j? foi em uma ch?cara ou fazenda. Pe?a que descrevam a paisagem. Questione os alunos que nunca foram na zona rural se j? viram na televis?o, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Para auxiliar o trabalho os estimule com o ?udio da m?sica ?Fui passear na Fazenda? do Padre Zezinho. A m?sica tenta descrever os animais e plantas que fazem parte do habitat da zona rural. Para isso solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio a seguir por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
?
Fui passear na fazendaPe Zezinho, SCJ |
|
Fui passear na fazenda Esperan?a |
Tem limonada, tem mel e coalhada |
? |
Fonte: http://www.paulinascomep.org.br/Letra.aspx?obra=008843 (acesso em 10/09/11)
Explore a m?sica discutindo sobre a paisagem que ela descreve.
Solicite que fa?am um desenho da paisagem que viram ou imaginaram, em uma folha de papel ou na ferramenta KolourPaint (metasys>aplicativos>aplica??es gr?ficas>ferramenta de pintura) existente nos laptops.
Veja a sugest?o do registro:
Imagine um passeio em uma ch?cara, s?tio ou fazenda. Fa?a uma moldura e desenhe no caderno (ou no KolourPaint) a paisagem que voc? imaginou.
Professor, para motivar os alunos voc? poder? tamb?m imprimir a moldura ou solicitar que utilizem seus laptops e acessem o s?tio a seguir, para copiar a moldura e desenhar. Para isso, basta utilizar o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
?
? ?
? Professor, solicite que os alunos fa?am em casa:
?
Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e fa?am a atividade sob sua orienta??o. As gravuras ser?o utilizadas para confeccionarem dois murais: um para paisagem natural (zona rural) e outro para paisagem constru?da (zona urbana). ? |
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
?
Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e fa?am um coment?rio sobre o que representaram por meio de registro escrito. Voc?s poder?o utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos)dos laptops.
?
|
COMENTANDO SOBRE A PAISAGEM REPRESENTADA:
________________________________________
________________________________________
________________________________________ |
Professor estimule os alunos a ler e comentar suas respostas. |
?
?
Professor, leve para sala um papel de 1 m de largura por 1,5 m de comprimento.
Os alunos dever?o montar o mural com o material confeccionado na 1? atividade. Caso tenham utilizado os laptops, imprimam o trabalho para colagem.
Outra sugest?o ? utilizar recortes de revistas, jornais, fotos trazidas pelos alunos e por voc? do ambiente rural.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, agora fa?a o mesmo trabalho da 1? e 2? atividade envolvendo a zona urbana (paisagem constru?da). Sugerimos a m?sica ?Pacato cidad?o? do grupo Skank para detonar o tema.
?
Pacato Cidad?o |
|
Oh! Pacato Cidad?o!
E tracei a vida inteira
Pacato Cidad?o!
Oh! Pacato Cidad?o!
E tracei a vida inteira
Pra que tanta TV
Oh! Pacato Cidad?o! |
E tracei a vida inteira
Pra que tanta sujeira
Pacato Cidad?o!
Oh! Pacato Cidad?o!
E tracei a vida inteira
Consertar o r?dio
Pacato Cidad?o!
Pacato Cidad?o! |
Fonte: http://letras.terra.com.br/skank/72338/ (acesso em 10/09/2011)
Explore a m?sica, cante com eles para que sintam e imaginem a paisagem que est? sendo descrita na m?sica. Discuta sobre as express?es desconhecidas, pois est?o em outra l?ngua ?C'est fini La? (o quer dizer terminado em franc?s).
?
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO
Professor, resgate as paisagens que os alunos fizeram nos dois murais. Explore os desenhos e solicite que escrevam no caderno ou na ferramenta KWord (caminho j? informado) um pequeno texto contendo os seguintes itens:
- Classifica??o da paisagem representada (natural ou constru?da).
- Nome dos elementos naturais, constru?dos ou humanizados representados nas paisagens.
Em seguida, solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados no mural de acordo com as suas caracter?sticas.
?
NATURAL |
CONSTRU?DA |
? | ? |
Depois deste trabalho afixe os dois murais e apreciem as duas paisagens: urbana e rural.
Paisagem Urbana - Belo Horizonte - MG
Fonte: acervo da autora
Paisagem Natural - Uberl?ndia - MG
Fonte: acervo da autora
Professor, ao longo desta atividade observe se seus alunos conseguem conceituar o que ? paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estar?o construindo este conceito. Verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que comp?em as paisagens: natural e constru?da, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem constru?da observe o quadro que fizeram.