Portal do Professor

Início do Conteúdo

De que forma podemos ensinar o conceito de paisagem natural e constru?da? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens: natural e constru?da.
  • Diferenciar paisagem natural de paisagem constru?da.
  • Elaborar o conceito de paisagem a partir de observa??es e discuss?es.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e constru?da com crian?as do Ensino Fundamental Inicial ? ? importante resgatar os conhecimentos pr?vios que eles t?m sobre o tema considerando a viv?ncia de cada um seja numa ?rea urbana (cidade de grande porte, m?dia ou pequena), seja na ?rea rural.   Tamb?m ? necess?rio que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,    KSpread,  Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 Professor, para motivar os alunos pergunte a eles quem j? foi em uma ch?cara ou fazenda. Pe?a que descrevam a paisagem. Questione os alunos que nunca foram na zona rural se j? viram na televis?o, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Para auxiliar o trabalho os estimule com o ?udio da m?sica ?Fui passear na Fazenda? do Padre Zezinho. A m?sica tenta descrever os animais e plantas que fazem parte do habitat da zona rural. Para isso solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio a seguir por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

?

Fui passear na fazenda

Pe Zezinho, SCJ

Fui passear na fazenda Esperan?a
Do pato que dan?a e do galo cantor
E vou contar para as outras crian?as
Como ? a fazenda do velho Nestor

L? tem marreco e tem pato
E tem ganso e tem cavalo manso
Pra gente montar
L? tem charrete e trator e carro?a
E no meio da ro?a uma fonte a jorrar

L? tinha um bode que fedia tanto
Que at? fiquei tonto quando ele passou
Tinha um boizinho invocado e zangado
Que quando eu passei, quase que me chifrou

Tinha um carneiro bonito e faceiro
Que o dia inteiro limpava sua l?
Tinha galinhas l? no galinheiro
E um galo que achava que era um gal?

Tinha uma vaca de leite exibida
Por ter sido a m?e de um bezerro campe?o
Tinha um cachorro cansado de velho
Que nem levantava o focinho do ch?o

Vinte cavalos e um bando de patos
E algumas marrecas fazendo: cuem, cuem
Uma galinha toda arrepiada
Que cacarejava, nem vem que n?o tem

L? tem goiaba, tem jabuticaba
Laranja e banana, caju e mam?o
Queijo mineiro com doce caseiro
Comida quentinha ao p? do fog?o

Tem limonada, tem mel e coalhada
Tem ?gua filtrada, palmito e past?is
Doce de leite, pa?oca e torrada
Ningu?m come menos de nove ou de dez

Mil pernilongos fazendo zumbido
Bem no meu ouvido, ai que estranha can??o
Mil passarinhos azuis e verdinhos
Comendo goiaba, laranja e mam?o

Tem um riacho correndo ali perto
Mas quem for esperto n?o vai l? brincar
? que o riacho est? cheio de pedra
E se algu?m escorrega vai se machucar

Tem muita flor na fazenda Esperan?a
Mas ? proibido cortar e colher
Tem muita fruta pra toda crian?a
Mas ? permitido colher e comer

Broa de milho, galinha no molho
Leit?o e repolho, manteiga no p?o
E carrapato e um gatinho zarolho
E mosquito e piolho e coceira na m?o

Fui tirar leite de vaca malhada
Mas n?o saiu nada, ai que mico eu paguei
Trepei num galho de jabuticaba
Mas era t?o liso que eu escorreguei

Mas vale a pena passear na fazenda
Por mais que eu aprenda, ainda quero voltar
Toda crian?a devia ter chance
De ver o que eu vi quando eu fui passear.

?

Fonte: http://www.paulinascomep.org.br/Letra.aspx?obra=008843 (acesso em 10/09/11)

Explore a m?sica discutindo sobre a paisagem que ela descreve.

Solicite que fa?am um desenho da paisagem que viram ou imaginaram, em uma folha de papel ou na ferramenta KolourPaint (metasys>aplicativos>aplica??es gr?ficas>ferramenta de pintura) existente nos laptops.

Veja a sugest?o do registro:  

Imagine um passeio em uma ch?cara, s?tio ou fazenda. Fa?a uma moldura e desenhe no caderno (ou no KolourPaint) a paisagem que voc? imaginou.

Professor, para motivar os alunos voc? poder? tamb?m imprimir a moldura ou solicitar que utilizem seus laptops e acessem o s?tio a seguir, para copiar a moldura e desenhar. Para isso, basta utilizar o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Moldura

Fonte - imagem: http://www.atividadeseducativas.net.br/atividades-educativas-300-bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-educacao-infantil/bordas-coloridas-para-textos-e-mensagens-2/ 

?

?

?

Tarefa de Casa

?

  Professor, solicite que os alunos fa?am em casa:

  1.  Pesquisem em livros, jornais ou revistas usadas,  recortem e colem no caderno duas gravuras de paisagens: uma natural e uma constru?da (transformada).         
  2.  Observem as gravuras que foram coladas e  listem o nome de tudo que v? nas mesmas.
  3.  Observem novamente as paisagens e escrevam o que t?m de natural, de constru?do e que ? comum a elas.

NATURAL

CONSTRU?DA

 COMUM

? ? ?
?

Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e fa?am a atividade sob sua orienta??o. As gravuras ser?o utilizadas para confeccionarem dois murais: um para paisagem natural (zona rural) e outro para paisagem constru?da (zona urbana).

?

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

?

Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e fa?am um coment?rio sobre o que representaram por meio de registro escrito. Voc?s poder?o utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos)dos laptops.

?

Atividades

COMENTANDO SOBRE A PAISAGEM REPRESENTADA:

  • Nome e descri??o do lugar:__________________

________________________________________

  • Aprecia??o da paisagem:___________________

________________________________________

  • Sentimento despertado pela paisagem (alegria, tristeza, saudade):_________________________

________________________________________

Professor  estimule os alunos  a ler e comentar suas respostas.   

?

?

CONFECCIONANDO UM MURAL COLETIVO   

Professor,  leve para sala um papel de 1 m de largura por 1,5 m de comprimento.

Os alunos dever?o montar o mural com o material confeccionado na 1? atividade. Caso tenham utilizado os laptops, imprimam o trabalho para colagem.

Outra sugest?o ? utilizar recortes de revistas, jornais, fotos trazidas pelos alunos e por voc? do ambiente rural.

?

 3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, agora fa?a o mesmo trabalho da 1? e 2? atividade envolvendo a zona urbana (paisagem constru?da). Sugerimos a m?sica ?Pacato cidad?o? do grupo Skank para detonar o tema.

?

Pacato Cidad?o

Skank

Oh! Pacato Cidad?o!
Eu te chamei a aten??o
N?o foi ? toa, n?o
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, n?o...

E tracei a vida inteira
Planos t?o incr?veis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora ? luz do sol...

Pacato Cidad?o!
? o Pacato da Civiliza??o
Pacato Cidad?o!
? o Pacato da Civiliza??o...

Oh! Pacato Cidad?o!
Eu te chamei a aten??o
N?o foi ? toa, n?o
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, n?o...

E tracei a vida inteira
Planos t?o incr?veis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora ? luz do sol...

Pra que tanta TV
Tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira
Saber querer
Tudo bem, dissipa??o
De vez em quando ? "b?o"
Misturar o brasileiro
Aaaaai!
Com alem?o
Pacato Cidad?o!
? o Pacato da Civiliza??o...

Oh! Pacato Cidad?o!
Eu te chamei a aten??o
N?o foi ? toa, n?o
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, n?o...

E tracei a vida inteira
Planos t?o incr?veis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora ? luz do sol...

Pra que tanta sujeira
Nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje
Tem que limpar
Se voc? n?o gosta dele
Diga logo a verdade
Sem perder a cabe?a
Sem perder a amizade...

Pacato Cidad?o!
? o Pacato da civiliza??o
Pacato Cidad?o!
? o Pacato da civiliza??o...

Oh! Pacato Cidad?o!
Eu te chamei a aten??o
N?o foi ? toa, n?o
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, n?o...

E tracei a vida inteira
Planos t?o incr?veis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora ? luz do sol...

Consertar o r?dio
E o casamento ?
Corre a felicidade
No asfalto cinzento
Se abolir a escravid?o
Do caboclo brasileiro
Numa m?o educa??o
Na outra dinheiro...

Pacato Cidad?o!
? o Pacato da Civiliza??o
Pacato Cidad?o!
? o Pacato da Civiliza??o...(2x)

Pacato Cidad?o!
? o Pacato
Da Civiliza??o! Da Civiliza??o!

Fonte: http://letras.terra.com.br/skank/72338/ (acesso em 10/09/2011)

 Explore a m?sica, cante com eles para que sintam e imaginem a paisagem que est? sendo descrita na m?sica. Discuta sobre as express?es desconhecidas, pois est?o em outra l?ngua ?C'est fini La? (o quer dizer terminado em franc?s).

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PRODUZINDO TEXTO

Professor,  resgate as paisagens que os alunos fizeram nos dois  murais. Explore os desenhos e solicite que escrevam no caderno ou na ferramenta KWord (caminho j? informado) um pequeno texto contendo os seguintes itens:   

- Classifica??o da paisagem representada (natural ou constru?da).

- Nome dos elementos naturais, constru?dos ou humanizados representados nas paisagens.  

Em seguida, solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados no mural de acordo com as suas caracter?sticas.

?

NATURAL

CONSTRU?DA

? ?
?

Depois deste trabalho afixe os dois murais e apreciem as duas paisagens: urbana e rural.  

  

Paisagem constru??da

Paisagem Urbana - Belo Horizonte - MG

Fonte: acervo da autora

Paisagem Natural III

Paisagem Natural - Uberl?ndia - MG

Fonte: acervo da autora

Recursos Complementares

Avaliação

Professor,  ao longo desta atividade  observe se seus alunos conseguem conceituar o que  ? paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estar?o construindo este conceito.   Verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que comp?em as  paisagens: natural e constru?da, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem constru?da  observe o quadro que fizeram.