Portal do Professor

Início do Conteúdo

VIDA DE LEÃO

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Rebeca Ramos Campos Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar características do leão como: forma de locomoção, modo de viver, tipo de alimentação para realizar um jogo simbólico (faz-de-conta).

Duração das atividades

Cada atividade será dividida em diferentes momentos de 15 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habitat;
  • Alimentação; 
  • Forma de locomoção;
  • Características físicas.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade: Brincar com  máscaras de Leão 

1º momento - O(a) professor(a) traz  algumas máscaras de animais selvagens e as crianças  escolhem a máscara do leão.  Em seguida, conversa sobre as características externas do animal, como: cor, tamanho, unhas afiadas, pelos, dentre outras e organiza o espaço para a pintura da máscara.

Sugestão: Realizar a pintura com pincel de rolo  ou esponja, misturar as cores vermelha e amarela para transformar na cor laranja. Na hora de realizar a pintura orientar as crianças para preencher com tinta todos os espaços da máscara. O(a) professor(a) recortará as máscaras e colocará o elástico para colocar na cabeça da criança.

2º momento - Com a máscara, cada criança vivencia um momento lúdico. As crianças  fazem de conta que são leões, destacando as características do animal (como ele anda, seu rugido, suas garras, a sua velocidade). 

Sugestão: é importante que nesse momento as crianças usem o espelho para observar a sua máscara de leão colocada no rosto, em seguida devem brincar como se fossem leões, fazendo rugidos e gestos que lembrem os movimentos desse animal.  

3º momento - Brincar com a música "O LEÃO" de Vinicius de Moraes, é uma atividade voltada para o  desenvolvimento da expressão, do movimento corporal e da imaginação.  As crianças se organizam na roda, ouvem a música e imitam o leão.   

 

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87231/

Avaliação

Avalia-se o conhecimento,  as atitudes e criatividade, verificando se no jogo as crianças:

  •  Lançam mão de algumas características do animal;  
  •  Expressam atitudes de preservação da vida do animal;
  • Mostram criatividade no momento lúdico.