Portal do Professor

Início do Conteúdo

O MUNDO IMAGIN?RIO DA SELVA: O QUE AS CRIAN?AS J? SABEM?

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARA?JO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Rebeca Ramos Campos Nayde Solange Garcia Fons?ca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer e falar alguns nomes de animais da selva;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita ouvindo e  reconstruindo  hist?rias.

Duração das atividades

Cada atividade ser? dividida em diferentes momentos de 15 minutos cada um.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estabelecer rela??o entre o nome e a representa??o do animal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Observar imagens de animais, nome?-las e descrev?-las.

1? momento - Na grande roda, o(a) professor(a) mostra as fotos de alguns animais selvagens e as crian?as v?o nomeando, dizendo onde eles vivem.  Para o desenvolvimento dessa atividade, o docente ajuda as crian?as fazendo a seguinte sequ?ncia:

  • Mostra a foto e pergunta: quem sabe o nome desse animal? Dada a resposta, volta a perguntar: quem sabe onde ele vive? Quem diz mais alguma coisa sobre ele? Que cor ele tem? Que tamanho? ? maior ou menor do que voc?s? (crian?as);
  • Registra  por meio da escrita, numa cartolina ou papel pardo, as falas das crian?as;
  • Exp?e no mural da sala  de aula o registro da fala das crian?as;
  • Retoma  no momento seguinte o que as crian?as falaram (nome dos animais, onde vivem, a cor e o tamanho).

Atividade 2 - Organizar um painel com imagens de animais da selva.

1? Momento: Com as imagens j? identificadas pelas crian?as, o(a) professor(a) deve organizar um painel com os animais da selva da seguinte forma:

  • Conversa com as crian?as sobre a organiza??o do painel (qual a primeira imagem que deve ser fixada? Em qual espa?o do quadro? Qual a segunda........ E assim sucessivamente);
  • Entrega as imagens para serem fixadas no mural pelas crian?as;
  • Pede as crian?as para observar se as imagens do mural foram fixadas  conforme o planejamento pr?vio.

 

Atividade 3 - Elaborar uma hist?ria com as imagens do painel

1? Momento - O (a) professor(a) e alunos constroem uma hist?ria, utilizando as imagens dos animais do painel.  O docente inicia a hist?ria. Ex: Era uma vez [....................................]. Uma sugest?o ? que essa constru??o se d? da seguinte forma,   o(a) professor(a):

  • Aponta para as imagens de animais, inicia a hist?ria e as cri an?as continuam. Exe mplo: era uma vez mu itos animais [.. .. ....... ...............] Se a s crian?as n?o conseguirem continuar o texto de imediato, o(a) professor(a) utiliza quest?es como: Onde vivem os animais  que estamos estudado? [..........................];
  • Escreve  a fala das crian?as em uma cartolina;  
  • Faz pausa e l? o que j? foi escrito e reinicia a constru??o do texto;
  • Orienta as crian?as no final da elabora??o da hist?ria para ilustr?-la com desenhos;
  • Exp?e a hist?ria produzida de forma colaborativa;
  • Faz uma leitura e a conta??o da hist?ria da turma.

Avaliação

Avalia-se o n?vel da linguagem das crian?as e se elas referem-se aos animais pelo nome ou por meio de gestos.