Cada atividade ser? dividida em diferentes momentos de 15 minutos cada um.
Estabelecer rela??o entre o nome e a representa??o do animal.
Atividade 1 - Observar imagens de animais, nome?-las e descrev?-las.
1? momento - Na grande roda, o(a) professor(a) mostra as fotos de alguns animais selvagens e as crian?as v?o nomeando, dizendo onde eles vivem. Para o desenvolvimento dessa atividade, o docente ajuda as crian?as fazendo a seguinte sequ?ncia:
- Mostra a foto e pergunta: quem sabe o nome desse animal? Dada a resposta, volta a perguntar: quem sabe onde ele vive? Quem diz mais alguma coisa sobre ele? Que cor ele tem? Que tamanho? ? maior ou menor do que voc?s? (crian?as);
- Registra por meio da escrita, numa cartolina ou papel pardo, as falas das crian?as;
- Exp?e no mural da sala de aula o registro da fala das crian?as;
- Retoma no momento seguinte o que as crian?as falaram (nome dos animais, onde vivem, a cor e o tamanho).
Atividade 2 - Organizar um painel com imagens de animais da selva.
1? Momento: Com as imagens j? identificadas pelas crian?as, o(a) professor(a) deve organizar um painel com os animais da selva da seguinte forma:
- Conversa com as crian?as sobre a organiza??o do painel (qual a primeira imagem que deve ser fixada? Em qual espa?o do quadro? Qual a segunda........ E assim sucessivamente);
- Entrega as imagens para serem fixadas no mural pelas crian?as;
- Pede as crian?as para observar se as imagens do mural foram fixadas conforme o planejamento pr?vio.

Atividade 3 - Elaborar uma hist?ria com as imagens do painel
1? Momento - O (a) professor(a) e alunos constroem uma hist?ria, utilizando as imagens dos animais do painel. O docente inicia a hist?ria. Ex: Era uma vez [....................................]. Uma sugest?o ? que essa constru??o se d? da seguinte forma, o(a) professor(a):
- Aponta para as imagens de animais, inicia a hist?ria e as cri an?as continuam. Exe mplo: era uma vez mu itos animais [.. .. ....... ...............] Se a s crian?as n?o conseguirem continuar o texto de imediato, o(a) professor(a) utiliza quest?es como: Onde vivem os animais que estamos estudado? [..........................];
- Escreve a fala das crian?as em uma cartolina;
- Faz pausa e l? o que j? foi escrito e reinicia a constru??o do texto;
- Orienta as crian?as no final da elabora??o da hist?ria para ilustr?-la com desenhos;
- Exp?e a hist?ria produzida de forma colaborativa;
- Faz uma leitura e a conta??o da hist?ria da turma.