Portal do Professor

Início do Conteúdo

O CORPO MUSICAL: PRODUÇÃO DE SONS COM INSTRUMENTOS DE SUCATA

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

“O Corpo Musical”

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Produção de instrumentos musicais

1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de fazer sonorização  com esses materiais de acesso cotidiano.  Deste modo, sugerimos aos professores que solicitem aos pais  determinados materiais para construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, garrrafas de plástico, entre outros. 

 Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças experimentarem e tirar som de cada um.  Depois vem o planejamento com elas e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, fazendo algumas questões:

  • Como é o som da lata? (agudo);
  • Como é o som da caixa ? (Grave) E da garrafa? (grave)
  • Podemos tocar devagar?
  • Podemos tocar rápido? 

As fotos abaixo ilustram esse momento. Também pode ser trazido para exploração os instrumentos musicais que a escola possa ter  e explorá-los com as crianças.

2º Momento: Nesse momento os professores devem conversar com as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda construida com  "Pau e lata", pelos alunos e  professores. Na banda  os instrumentos utilizados são todos  com sucata. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá tocar (caixa, lata, garrafa). Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola. As fotos abaixo ilustram esse momento.

Avaliação

 Avaliar  se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com  suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações:

  • organizaram as suas atividades conforme a orientação construída; 
  • deram sentido aos movimentos corporais, criando movimentos e sons;
  • perceberam a possibilidade de produzir sons com o próprio corpo e com os instrumentos construídos com sucata, criando diversos sons.