Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
?
Aula 01 (50 minutos)
?
Dispon?vel em:
http://1.bp.blogspot.com/_QVBRJAQjzcI/S9l4G6aGhUI/AAAAAAAAAAg/tDoRNWbMEbw/s1600/SINAIS~1.JPG
?
A pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais ? tema desta aula ? obedece aos mesmos princ?pios observados em rela??o aos adjuntos adverbiais, o que significa dizer que uma ora??o subordinada adverbial sempre pode ser separada da ora??o principal por v?rgulas.
?
Atividade
?
I - Para retomar o conceito de adv?rbio, com os alunos, o professor dever? solicitar a eles que acessem a p?gina seguinte.
?
II - Os alunos dever?o fazer a leitura da tirinha do soldado Zero, que h? nesta p?gina, para responder ?s quest?es propostas.
Dispon?vel em:
?
1. Identifique os adv?rbios presentes na fala de Zero, no primeiro quadrinho.
2. Adv?rbio ? uma palavra invari?vel que modifica o verbo, o adjetivo e o pr?prio adv?rbio, exprimindo uma circunst?ncia.
?
Responda:
?
Os adv?rbios utilizados por Zero, nessa fala, expressam que circunst?ncia(s)?
?
3. Quais dos adv?rbios e locu??es adverbiais, utilizados por Zero, melhor completariam a frase abaixo? Explique.
?
Fiz o que o senhor me pediu____________________________________________________
?
4. Observe as ora??es abaixo:
Fiz o que o senhor me pediu sem demora.
Sem demora, fiz o que o senhor me pediu.
?
Responda:
a. Identifique nas ora??es acima um adjunto adverbial de tempo.
b. Em qual destas ora??es, os termos est?o empregados na ordem direta ( sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais)?
c. Para se colocar o adjunto adverbial ? sem demora - no in?cio da ora??o, qual foi a pontua??o utilizada?
d. Reescreva a frase, colocando o adjunto adverbial em outra posi??o poss?vel. Atente para o uso da v?rgula.
e. De acordo com as atividades realizadas , as afirma??es abaixo s?o falsas ou verdadeiras? Em caso afirmativo, d? exemplos para justificar sua resposta.
( ) quando o adjunto adverbial inicia o per?odo ou aparece no meio dele, deve vir isolado por v?rgulas.
( ) quando o adjunto adverbial est? no fim do per?odo ? sua posi??o na ordem direta ? pode ou n?o vir separado por v?rgula. Nesse caso, pode haver v?rgula antes do ajunto adverbial, quando houver a inten??o de destacar um conte?do.
5. Quando se empregam dois ou mais adv?rbios terminados em ?mente, deve-se acrescentar o sufixo apenas no ?ltimo.
De acordo com essa afirma??o, como ficaria a fala de Zero, no primeiro quadrinho? Reescreva-a fazendo as altera??es necess?rias.
__Profundamente, completamente e rapidamente.....
?
Aula 02 (50 minutos)
?
Atividade
I - O professor dever? solicitar aos alunos que acessem as p?ginas seguintes para, em dupla, assistirem aos v?deos sobre ora??es subordinadas adverbiais.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=2IpIKrYRY_8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ytoMMg-GR3c&feature=related
?
II - Para melhor direcionar a aten??o dos alunos, ao assistirem aos v?deos, eles dever?o estar atentos para responder ?s quest?es do roteiro seguinte, apresentado pelo professor.
1. As ora??es subordinadas exercem a fun??o de adv?rbio da ora??o principal.
Comente essa defini??o de ora??o a subordinada adverbial, a partir de exemplos apresentados no v?deo.
2. As ora??es subordinadas adverbiais modificam a informa??o contida na ora??o principal, acrescentando circunst?ncias de tempo, lugar, finalidade, propor??o, condi??o, etc.
Identifique as circunst?ncias adverbiais expressas nas ora??es seguintes:
a. Vou comprar uma casa a fim de n?o pagar aluguel.
b. Eu tenho tanta for?a de vontade que vou conseguir pagar.
c. Se eu conseguir o adiantamento, resolvo meus problemas.
d. Embora existam dificuldades, eu n?o vou desanimar.
e. Mesmo tendo dificuldades, Geraldo vai insistir.
3. Considerando que as regras de pontua??o que valem para os adjuntos adverbiais valem tamb?m para as ora??es subordinadas adverbiais, justifique o emprego ou n?o da v?rgula nos per?odos apresentadas na quest?o anterior (2).
III ? Ap?s assistirem ao v?deo, o professor dever? abrir espa?o para os alunos exporem as respostas ?s quest?es do roteiros.
?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I ? O professor dever? reproduzir para os alunos a c?pia das tiras e do an?ncio publicit?rio apresentados na sequ?ncia.
A.
Dispon?vel em:
http://3.bp.blogspot.com/_ykSmcs9GcAw/TJ1dkaYGnkI/AAAAAAAADn0/dVLHmCmqFQk/s1600/images5.jpg
?
B.
Dispon?vel em:
http://2.bp.blogspot.com/_OxZaap4NMXs/TOkYGcLLmgI/AAAAAAAAATs/t-VRxGuF5ZI/s640/conjuncao-3.jpg
Dispon?vel em:
http://www.andrejoaquim.com.br/anuncios.html
?
D.
Dispon?vel em:
http://4.bp.blogspot.com/_T5VD-IwfSKQ/TEIG45y4K2I/AAAAAAAAAC4/QBZV_7GB_mo/s1600/hagar-10.gif
?
II - Em grupo, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas sobre os textos.
?
1. Identifique as ora??es subordinadas adverbiais presentes na tirinha A - da Mafalda.
a. Qual a posi??o dessas ora??es no per?odo?
( ) Antepostas ? ora??o principal.
( ) Intercaladas ? ora??o principal.
( ) Pospostas ? ora??o principal.
?
b. Estas ora??es est?o pontuadas de acordo com as regras de pontua??o? Explique.
2. Observe a tirinha B ? do Calvin.
a. Explique a aus?ncia da v?rgula no per?odo:
__A mam? diz que n?o v? TV quando eu estou na escola.
?
b . Explique o emprego da v?rgula no per?odo abaixo.
__Por isso, se volto para casa ?s cinco, eu poderia ver TV at? ?s 22h30.
?
3. Observe o texto do An?ncio C- do porquinho.
Enquanto voc? engorda o porquinho, outras esp?cies entram em extin??o.
a. Identifique a ora??o subordinada adverbial presente nesse per?odo. Qual a circunst?ncia que ela expressa?
b. Qual ? a regra que justifica o emprego da v?rgula nesse per?odo?
?
4. Observe a fala da Helga na tirinha D ? do Hagar:
__N?o te incomoda me ver trabalhando t?o duro enquanto voc? simplesmente fica sentado a? bebendo cerveja?
a. Identifique a ora??o subordinada adverbial presente nessa fala.
b. Reescreva o per?odo, mudando a posi??o da ora??o subordinada adverbial, pontuando adequadamente a frase.
?
Aula 04 (50 minutos cada)
?
Atividade
I ? Os alunos dever?o acessar a p?gina abaixo para, em grupo, resolver as quest?es propostas sobre o artigo ? Beija-flor usa l?ngua como se fosse forquilha para poder beber?.
?
Beija-flor usa l?ngua como se fosse forquilha para poder beber
Pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA) fotografaram, com uma c?mera de v?deo de alta velocidade, 30 beija-flores de dez esp?cies para entender como os p?ssaros bebem.
Al?m das imagens feitas com uma c?mera de v?deo de alta velocidade, foram realizados exames microsc?picos de necr?psia na l?ngua de outras 20 aves.
As extremidades da l?ngua de um beija-flor t?m uma estrutura parecida a l?minas, ou forquilhas.
Dani Kessler/MPI Jena |
|
Pesquisa fotografou 30 beija-flores de dez esp?cies com c?mera de v?deo de alta velocidade para entender como aves bebem |
Ao umedecerem quando se deparam com o n?ctar, as duas pontas da l?ngua ficam muito pr?ximas. Conforme o p?ssaro passa a l?ngua sobre a superf?cie do l?quido, as pontas se unem e as l?minas se enrolam para dentro, capturando o n?ctar.
Os pesquisadores descobriram o mesmo processo ao manipular l?nguas dos p?ssaros mortos.
Isso quer dizer que n?o ? necess?ria energia extra por parte da ave --passar a l?ngua sobre a superf?cie do l?quido ? suficiente para pegar o n?ctar.
"A l?ngua mede menos de um mil?metro de comprimento, e fica escondida dentro de uma flor", afirma o aluno Alejandro Rico-Guevara.
A pesquisa, publicada na revista "PNAS", tamb?m contou com a professora adjunta de ecologia da universidade, Margaret A. Rubega.
?
Texto e imagem dispon?veis em:
acesso em 14/09/11
?
Quest?es sobre o texto
1. Identifique as ora??es subordinadas adverbiais presentes no texto.
2. Apresente uma nova possibilidade de reda??o para os per?odos que cont?m essas ora??es, mudando-as de posi??o. Atente para o emprego da v?rgula, conforme as regras de pontua??o das ora??es subordinadas adverbiais.
1. Para ativar os conhecimentos pr?vios necess?rios para desenvolver as atividades propostas, nesta aula, o professor poder? sugerir que os alunos assistam aos v?deo seguintes:
Adv?rbio
http://www.youtube.com/watch?v=CRzqyszgIRA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=01VYC4Lj_e0&feature=related
Locu??o adverbial
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poder?o ser avaliados pontualmente sobre o tema ? a pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar nos textos as regras de pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais.