Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer os adv?rbios/locu??es adverbiais quanto ao seu valor sem?ntico.
  • Conhecer e empregar as regras de pontua??o para os adjuntos adverbiais e ora??es subordinadas adverbiais.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, o emprego da v?rgula das ora??es subordinadas adverbiais, na constru??o do texto.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Adv?rbios;
  • locu??es e ora??es subordinadas adverbiais.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laptop UCA;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens, tirinhas, an?ncios e v?deos veiculados na internet.

?

Aula 01 (50 minutos)

 

?

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/_QVBRJAQjzcI/S9l4G6aGhUI/AAAAAAAAAAg/tDoRNWbMEbw/s1600/SINAIS~1.JPG

?

A pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais ? tema desta aula ? obedece aos mesmos princ?pios observados em rela??o aos adjuntos adverbiais,  o que significa dizer que uma ora??o subordinada adverbial sempre pode ser separada da ora??o principal  por v?rgulas.

?

Atividade

?

I - Para retomar  o conceito de adv?rbio, com os alunos, o professor dever? solicitar a eles que acessem a p?gina seguinte.

http://1.bp.blogspot.com/_u7Iw6tA0a1M/RncgQi9x45I/AAAAAAAAAS8/JvTPZgAayYU/s1600-h/zero_11-06-07_pt.gif

?

II - Os alunos dever?o fazer a leitura da  tirinha do soldado Zero, que h? nesta p?gina,  para responder ?s quest?es propostas.

[zero_11-06-07_pt.gif]

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/_u7Iw6tA0a1M/RncgQi9x45I/AAAAAAAAAS8/JvTPZgAayYU/s1600-h/zero_11-06-07_pt.gif

?

1.  Identifique os adv?rbios presentes na fala de Zero, no primeiro quadrinho.

2. Adv?rbio ? uma palavra invari?vel que modifica o verbo,  o adjetivo e o pr?prio adv?rbio, exprimindo uma circunst?ncia.

?

Responda:

?

Os adv?rbios utilizados por Zero, nessa fala, expressam que circunst?ncia(s)?

?

3.  Quais dos adv?rbios  e  locu??es adverbiais, utilizados por Zero, melhor completariam a frase abaixo? Explique.

?

Fiz o que o senhor  me pediu____________________________________________________

?

4. Observe as ora??es abaixo:

Fiz o que o senhor me pediu sem demora.

Sem demora, fiz o que o senhor me pediu.

?

Responda:

a. Identifique nas ora??es acima um adjunto adverbial de tempo.

b. Em qual destas ora??es, os termos est?o empregados na ordem direta ( sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais)?

c.  Para se colocar o adjunto adverbial ? sem demora -  no in?cio da ora??o, qual foi a pontua??o utilizada?

d. Reescreva a frase, colocando o adjunto adverbial em outra posi??o poss?vel. Atente para o uso  da v?rgula.

e. De acordo com  as atividades realizadas , as afirma??es abaixo s?o falsas ou verdadeiras? Em caso afirmativo, d?  exemplos para justificar sua resposta.

(   ) quando o adjunto adverbial  inicia o per?odo ou aparece no meio dele,  deve  vir  isolado por v?rgulas.

(   ) quando o adjunto adverbial est? no fim do per?odo ? sua posi??o na ordem direta ? pode ou n?o   vir separado por v?rgula. Nesse caso, pode haver v?rgula antes do ajunto adverbial, quando houver a inten??o de destacar um conte?do.

5. Quando se empregam dois ou mais adv?rbios terminados em ?mente, deve-se acrescentar o sufixo apenas no ?ltimo.

De acordo com essa afirma??o, como ficaria a fala de Zero, no  primeiro quadrinho? Reescreva-a fazendo as altera??es necess?rias.

__Profundamente, completamente e rapidamente.....

?

Aula 02 (50 minutos)

?

Atividade

I - O professor dever? solicitar aos alunos que acessem as p?ginas seguintes para, em dupla, assistirem aos v?deos sobre ora??es subordinadas adverbiais.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=2IpIKrYRY_8&feature=related        

http://www.youtube.com/watch?v=ytoMMg-GR3c&feature=related        

?

II  -  Para melhor direcionar a aten??o dos alunos, ao assistirem aos v?deos, eles dever?o estar atentos para responder ?s quest?es do roteiro seguinte, apresentado pelo professor.

ROTEIRO

1.  As ora??es  subordinadas exercem  a fun??o  de adv?rbio da ora??o principal.

Comente essa defini??o de ora??o a subordinada adverbial, a partir de exemplos apresentados no v?deo.

2.  As ora??es subordinadas adverbiais modificam a informa??o contida na ora??o  principal,  acrescentando  circunst?ncias de tempo, lugar, finalidade, propor??o, condi??o, etc.

Identifique as circunst?ncias adverbiais expressas nas ora??es seguintes:

a. Vou comprar  uma casa a fim de n?o pagar aluguel.

b. Eu tenho tanta for?a de vontade que vou conseguir pagar.

c.  Se eu conseguir o adiantamento, resolvo meus problemas.

d.  Embora existam  dificuldades, eu n?o vou desanimar.

e.  Mesmo tendo dificuldades, Geraldo vai insistir.

3. Considerando que as regras de pontua??o que valem para os adjuntos adverbiais valem tamb?m para as ora??es subordinadas adverbiais, justifique o emprego ou n?o da v?rgula nos per?odos  apresentadas na quest?o anterior (2).

III ? Ap?s assistirem ao v?deo, o professor dever? abrir espa?o para os alunos  exporem as respostas ?s quest?es do roteiros.

?

 

?
 

A pontua??o dos per?odos em que h? ora??es subordinadas adverbiais obedece aos mesmos princ?pios observados em rela??o aos adjuntos adverbiais. Isso significa que a ora??o subordinada adverbial sempre pode ser separada por v?rgulas da ora??o principal. Essa separa??o ? optativa,  quando a ora??o subordinada est? posposta ? principal , mas  ? obrigat?ria quando a ora??o subordinada est? intercalada ou anteposta ? principal.

Aula  03 (50 minutos)

Atividade

I ? O professor dever? reproduzir para os alunos  a c?pia das tiras e  do an?ncio publicit?rio apresentados na sequ?ncia.

 A.

Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_ykSmcs9GcAw/TJ1dkaYGnkI/AAAAAAAADn0/dVLHmCmqFQk/s1600/images5.jpg

?

B.

Dispon?vel em:

http://2.bp.blogspot.com/_OxZaap4NMXs/TOkYGcLLmgI/AAAAAAAAATs/t-VRxGuF5ZI/s640/conjuncao-3.jpg

Dispon?vel em:

http://www.andrejoaquim.com.br/anuncios.html

?

D.

Dispon?vel em:

http://4.bp.blogspot.com/_T5VD-IwfSKQ/TEIG45y4K2I/AAAAAAAAAC4/QBZV_7GB_mo/s1600/hagar-10.gif

?

II - Em grupo, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas sobre os textos.

?

1.  Identifique as ora??es subordinadas  adverbiais presentes na tirinha A - da Mafalda.

a.  Qual a posi??o dessas ora??es no per?odo?

(   ) Antepostas ? ora??o principal.

(   ) Intercaladas ? ora??o principal.

(   ) Pospostas ? ora??o principal.

?

b. Estas ora??es est?o pontuadas de acordo com as regras de pontua??o? Explique.

2. Observe a  tirinha B ? do Calvin.

a. Explique a aus?ncia da v?rgula no per?odo:

__A mam? diz que n?o v? TV quando eu estou na escola.

?

b . Explique o emprego da v?rgula no  per?odo abaixo.

__Por isso, se volto para casa ?s cinco, eu poderia ver TV at? ?s 22h30.

?

3.  Observe o texto do An?ncio C- do porquinho.

Enquanto voc? engorda o porquinho, outras esp?cies entram em extin??o.

a. Identifique a ora??o subordinada adverbial presente  nesse per?odo. Qual a circunst?ncia  que ela expressa?

b. Qual ? a regra que justifica o emprego da v?rgula nesse per?odo?

?

4. Observe  a fala da Helga na tirinha D ? do Hagar:

__N?o te incomoda  me ver trabalhando t?o duro enquanto voc? simplesmente fica sentado a? bebendo cerveja?

a.  Identifique  a ora??o subordinada adverbial presente nessa fala.

b. Reescreva  o per?odo, mudando a posi??o da ora??o subordinada adverbial, pontuando adequadamente a frase.

?

Aula 04 (50 minutos cada)

?

Atividade

I ? Os alunos dever?o  acessar a p?gina abaixo para, em grupo,  resolver as quest?es  propostas sobre o artigo ? Beija-flor usa l?ngua como se fosse forquilha para poder beber?.

?

Beija-flor usa l?ngua como se fosse forquilha para poder beber

Pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA) fotografaram, com uma c?mera de v?deo de alta velocidade, 30 beija-flores de dez esp?cies para entender como os p?ssaros bebem.

Al?m das imagens feitas com uma c?mera de v?deo de alta velocidade, foram realizados exames microsc?picos de necr?psia na l?ngua de outras 20 aves.

 As extremidades da l?ngua de um beija-flor t?m uma estrutura parecida a l?minas, ou forquilhas.

 

Dani Kessler/MPI Jena

Pesquisa fotografou 30 beija-flores de dez esp?cies com c?mera de v?deo de alta velocidade para entender como aves bebem

Ao umedecerem quando se deparam com o n?ctar, as duas pontas da l?ngua ficam muito pr?ximas. Conforme o p?ssaro passa a l?ngua sobre a superf?cie do l?quido, as pontas se unem e as l?minas se enrolam para dentro, capturando o n?ctar.

 Os pesquisadores descobriram o mesmo processo ao manipular l?nguas dos p?ssaros mortos.

Isso quer dizer que n?o ? necess?ria energia extra por parte da ave --passar a l?ngua sobre a superf?cie do l?quido ? suficiente para pegar o n?ctar.

"A l?ngua mede menos de um mil?metro de comprimento, e fica escondida dentro de uma flor", afirma o aluno Alejandro Rico-Guevara.

A pesquisa, publicada na revista "PNAS", tamb?m contou com a professora adjunta de ecologia da universidade, Margaret A. Rubega.

?

Texto e imagem dispon?veis em:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/926695-beija-flor-usa-lingua-como-se-fosse-forquilha-para-poder-beber.shtml

acesso em 14/09/11

?

Quest?es sobre o texto

1.  Identifique  as ora??es subordinadas adverbiais presentes no texto.

2. Apresente uma nova possibilidade de reda??o para os per?odos que cont?m essas ora??es, mudando-as de posi??o. Atente para o emprego da v?rgula, conforme as regras de pontua??o das ora??es subordinadas adverbiais.

Recursos Complementares

1. Para ativar os conhecimentos pr?vios necess?rios para desenvolver as atividades propostas, nesta aula,   o professor poder?  sugerir que os alunos assistam aos v?deo seguintes:

Adv?rbio

http://www.youtube.com/watch?v=CRzqyszgIRA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=01VYC4Lj_e0&feature=related

Locu??o adverbial

http://www.youtube.com/watch?v=SgfT-biizOQ

http://www.youtube.com/watch?v=bDnl2J1OJAM&feature=related

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poder?o ser avaliados pontualmente sobre o tema ? a pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar nos textos as regras de pontua??o nas ora??es subordinadas adverbiais.