Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.
Os sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.
Atividade ? Explorar os sons do corpo a partir da conta??o de hist?ria.
1? Momento- O(A) professor(a) conta a hist?ria ?Tum Tum Tum: Um barulho do corpo? de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as percep??es das crian?as sobre a hist?ria e reconta com a participa??o delas, que imaginam os sons da hist?ria e reproduzem com seus corpos.
FIGURA 1- Livro (Liliana Iacocca).
Uma outra sugest?o de hist?rias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca. A partir dessas hist?rias o(a) professor(a) planeja e monta uma dramatiza??o com as crian?as fazendo uma sonoplastia. Incentiv?-las a produzirem sons com o corpo, parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trov?o, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).
FIGURA 2 - Livros (LIliana Iacocca)
Atividade 2 - Produzir sons com a boca
1? Momento- As crian?as podem visitar alguma escola de m?sica para se familiarizar com os sons de alguns instrumentos de sopro como os da figura 3.
FIGURA 3 - instrumentos de sopro. Fonte: http://instrumentos.aulasdemusica.com/imagens/instrumentos/metais.jpg
2? momento - O(A) professor(a) juntamente com as crian?as combinam fazer sons com a boca e imitar os seguintes instrumentos: trompete, trompa, tuba, trombone. A partir dessa imita??o procura-se montar uma harmonia entre os sons tirados da boca. Em seguida o (a) professor(a) pode cantar e as crian?as fazerem o acompanhamento musical. Tudo em um faz-de-conta e uma barulheira sensacional.
3? momento - Para ampliar o conhecimento dos sons e movimentos, os alunos podem produzir sons com as m?os , com os p?s , com a boca e com o corpo, imitando o grupo Barbatuque. Para enriquecer a aula sugerimos aos professores mostrar um v?deo do Grupo Barbatuques, no qual as pessoas produzem sons utilizando o corpo. A pesquisa pode ser realizada no site: http://www.youtube.com/watch?v=o-OPm5DCPu4 Pesquisar: Barbatuques
Avaliar a criatividade das crian?as no que diz respeito ? interpreta??o da hist?ria e a produ??o de sons com seu corpo.