Portal do Professor

Início do Conteúdo

O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDON?A imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.

Duração das atividades

Cada atividade ser? desenvolvida em diferentes momentos com dura??o aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade ? Explorar os sons do corpo a partir da conta??o de hist?ria.

1? Momento- O(A) professor(a) conta a hist?ria ?Tum Tum Tum: Um barulho do corpo? de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as  percep??es das crian?as sobre a hist?ria e reconta com a participa??o delas, que imaginam os sons da hist?ria e reproduzem com seus corpos.

FIGURA 1- Livro  (Liliana Iacocca).

 Uma outra sugest?o de hist?rias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca. A partir dessas hist?rias o(a) professor(a)  planeja e monta uma dramatiza??o com as crian?as fazendo uma sonoplastia.  Incentiv?-las a produzirem sons  com o corpo,  parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trov?o, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).

FIGURA 2 - Livros (LIliana Iacocca)

Atividade 2 -  Produzir sons com a boca


1? Momento- As crian?as podem visitar alguma escola de m?sica para se familiarizar com os sons de alguns instrumentos de sopro como os da figura 3.

FIGURA 3 - instrumentos de sopro. Fonte: http://instrumentos.aulasdemusica.com/imagens/instrumentos/metais.jpg

 2? momento - O(A) professor(a) juntamente com as crian?as combinam fazer sons com a boca  e imitar os seguintes instrumentos: trompete,  trompa, tuba,  trombone.  A partir dessa imita??o procura-se montar uma harmonia entre os sons tirados da boca. Em seguida o (a) professor(a) pode cantar e as crian?as fazerem o acompanhamento musical. Tudo em um faz-de-conta e uma barulheira sensacional.

3? momento - Para ampliar o conhecimento dos sons e movimentos, os alunos podem  produzir sons com as m?os , com os p?s , com a boca e com o corpo, imitando o grupo Barbatuque. Para  enriquecer a aula sugerimos aos professores mostrar um v?deo do Grupo Barbatuques, no qual as pessoas produzem sons utilizando o corpo. A pesquisa pode ser realizada no site:  http://www.youtube.com/watch?v=o-OPm5DCPu4 Pesquisar: Barbatuques

 

Avaliação

Avaliar a criatividade das crian?as no que diz respeito ? interpreta??o da hist?ria e a produ??o de sons com seu corpo.