Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Terra no espaço |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Com estas aulas os alunos poderão aprender que existem diferentes teorias que tentam explicar a origem do Universo, e que é importante conhecê-las. Ressaltamos que os alunos precisam ser alfabetizados para participarem destas aulas, pois o Recurso utilizado é composto de imagens, sons e textos!
Estas são aulas que poderão ser trabalhadas com alunos da modalidade EJA e também da Educação Indígena, uma vez que as aulas abordarão os conhecimentos destas pessoas.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas, porém é importante conhecer o que os alunos já sabem sobre o tema central das aulas!
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Para dar início a discussão sobre o tema da aula, o professor deverá fazer uma enquete na sala de aula perguntando aos alunos o que eles pensam ou sabem sobre como o Universo (Fig. 1) foi criado. É importante que o professor trabalhe no sentido de fazer com que os alunos entendam que as diferentes opiniões devem ser respeitadas, pois muito provavelmente haverá diferentes impressões, pontos de vistas e questões religiosas poderão ser levantadas neste momento.
Figura 1 – Imagem do Universo
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/ivaipora/arquivos/Image/Eq.%20de%20Ensino/Universo.jpg Acesso em: 30. Jun. 2009.
Em seguida, o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos.
Link do Recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19272
O Recurso apresenta o processo de criação do universo, dos planetas e dos demais astros. Apresenta também a teoria do Big Bang. O vídeo (Recurso) tem a duração aproximada de 8 (oito) minutos.
É fundamental que o professor, após a transmissão do Recurso, pergunte aos alunos se eles têm dúvidas sobre o que foi apresentado para então saná-las e também para dar continuidade às aulas. Para tanto, algumas questões norteadoras poderão ser feitas:
- O nome do vídeo é “Evolução do Universo”, o que vocês entendem por evolução?
- O que significa isso?
- Vocês já tinham ouvido falar sobre o “Big Bang” (Fig. 2)?
- Vocês já tinham conhecimentos acerca da velocidade da luz?
- Por que no recurso há a afirmação de que ao olhar para o céu aprendemos sobre o passado do Universo?
Figura 2 – Imagem do Big Bang
Disponível em: http://isiria.files.wordpress.com/2009/06/big-bang.jpg Acesso em: 12. Jul. 2009.
Sugerimos que o professor possibilite o conhecimento de outras teorias sobre o surgimento do Universo, para que os alunos tenham um repertório de conhecimentos acerca deste assunto o maior possível!
É importante que os alunos tenham contato com diferentes teorias ou pensamentos acerca da origem do Universo, e, a introdução para este assunto poderá ser feita por meio da visita ao site abaixo (Fig. 3), em que há a explicação de diversas “teorias” ou de “culturas” sobre a explicação para a origem do Universo:
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/383933
Figura 3- Imagem do site
Abaixo, os alunos poderão encontrar um site que versa sobre a origem do Universo na visão indígena. (Fig. 4):
http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=33&ID_M=110
Figura 4- Imagem do site Origem do Unive rso para os índios
Os alunos assistirão a um vídeo da série “Poeira nas Estrelas” em que são apresentados as tentativas de explicação da origem do mundo, pelos quatro cantos do mundo.
O vídeo (Fig. 5) tem a duração aproximada de nove minutos é foi apresentado pelo Programa “Fantástico”.
http://www.youtube.com/watch?v=aEwmX8yerWQ
Figura 5- Imagem do vídeo
Neste momento todos os alunos deverão se sentar em forma de círculo ou meia lua, para que o diálogo seja mais proveitoso, para que cada um expresse o que pôde aprender a partir destas leituras sobre a origem do Universo. Cada aluno poderá, por exemplo, dizer o que pensava antes e o que pensa agora depois de ter aprendido outras teorias e/ou explicações sobre a origem do Universo. Ou seja, é fundamental que além das leituras, os alunos sejam instigados a refletir sobre o que leram, sobre as diferentes teorias e etc. O professor deverá mostrar aos alunos, que é muito importante respeitas as diferentes opiniões existentes, e que, este assunto nunca será esgotado, pois com o passar dos anos, diferentes explicações são formuladas e reformuladas para tentar explicar a origem de tudo.
1)Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos sobre o Sistema Solar por meio de uma aula publicada no site do Portal do Professor.
Link da aula no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1386
2) Sugerimos que os alunos façam uma visita ao Planetário de sua cidade. Na falta de um Planetário na cidade, ou na impossibilidade da visita, sugerimos que os alunos, em duplas, façam uma visita virtual a um Planetário Brasileiro, por meio do link abaixo.
Link do Planetário: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=12
Todos os alunos deverão acessar o link para iniciar a visita! E em seguida, o professor deverá guiar os passos da visita indicando em quais ícones deverão entrar!
Ainda, sugerimos que conheçam primeiramente o “Histórico” do Planetário (primeiro ícone) e em seguida para o ícone “Atividades” e por fim o ícone “Imagens” em que poderão de fato, conhecer algumas imagens dos Planetas!
Figura 6- Imagem da tela inicial do Planetário
3) Sugerimos que o professor, em outra oportunidade, apresente aos alunos a continuação da série “Poeira nas Estrelas”.
Internet.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, para que a avaliação formativa possa ser priorizada. Sendo assim, o professor deverá buscar perceber se houve mudanças de pensamento a partir das teorias apresentadas nestas aulas, ou seja, se os alunos passaram a perceber que não existe verdade absoluta, e que esta é a grande “graça” da ciência e que é muito importante valorizar as opiniões diversas.