Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Identificar as caracter?sticas do texto jornal?stico;
Produzir uma not?cia para o mural da sala ou da escola;
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de textos de jornais;
Criar o h?bito de leitura.
? importante que os alunos estejam no n?vel sil?bico da escrita, ou seja, que j? produzam pequenos textos. Al?m disso, que conhe?am os recursos do Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox, Tux Paint e KWord.
O jornal, sendo um portador de texto, nos possibilita ensinar aos alunos a ler e escrever e tamb?m o letramento, pois desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que t?m uma fun??o social relevante. Al?m disso, a possibilidade de um trabalho l?dico ? um fator motivador e de alta relev?ncia, sobretudo no que se refere ao ensino nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental.
Instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser trabalhado ? a sugest?o para este 1? momento. Para isso, organize os alunos em uma roda e questione-os:
-Quem j? leu um jornal?
-Os familiares de voc?s leem jornais?
- Para que os jornais servem?
-Quais tipos de jornais voc?s conhecem?
-Ser? que existe diferen?a entre o jornal da televis?o (telejornal), os jornais impressos e os jornais on-line?
-Algu?m j? ouviu um jornal pelo r?dio?
- Voc?s sabem como um jornal impresso ? feito?
Anote as respostas e os questionamentos dos alunos e logo ap?s traga para eles a possibilidade de entrar em contato com os diferentes tipos de jornais, para que possam perceber as diferen?as.
Para a realiza??o desta atividade comparativa, segue algumas sugest?es:
Telejornal: v?deo do programa Jornal Nacional, reportagem sobre um tema que interessam aos alunos, o circo. Este v?deo poder? ser acessado com o aux?lio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] no endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=yOzyWtq9cHk
Jornais on-line: Alguns s?tios trazem jornais espec?ficos para o p?blico infantil, com uma linguagem mais simplificada e com mat?rias mais atraentes, como por exemplo:
http://blogs.estadao.com.br/estadinho/
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/
http://www.obrasileirinho.com.br/
Em contra partida, ? interessante que os alunos tenham acesso tamb?m aos jornais tradicionais, para que possam ampliar o vocabul?rio, leitura de mundo e compararem as caracter?sticas de cada um, como por exemplo:
http://odia.terra.com.br/portal/
Inclua tamb?m o endere?o eletr?nico do jornal de sua cidade, caso tenha.
Estes tamb?m poder?o se acessados com o aux?lio do navegador de internet Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
R?dio jornal: A forma mais comum de se ouvir jornais por r?dio ? sintonizar na AM, podendo as freq??ncias variar de acordo com as cidades. Para isso, antes do in?cio da aula, voc? poder? consultar uma lista das principais r?dios AM do Brasil, dispon?vel em: http://www.radios.com.br/rela_am6.htm. Lembre-se tamb?m de providenciar um r?dio para que os alunos possam ouvi-la.
Jornais impressos: Leve para a sala de aula alguns exemplares, dando prefer?ncia a jornais que possuam alguma reportagem que interesse ao p?blico infantil. ? importante ainda, que estes jornais estejam completos, com todas as suas colunas, e n?o estejam muito desatualizados. Se em sua cidade tem algum jornal local, leve-o para que eles consultem.
Finalize este momento questionando-os sobre quais percep??es tiveram sobre cada um dos tipos de jornais e o que acham de conhecermos um pouco mais sobre o jornal impresso.
Para ampliar os conhecimentos e buscar uma maior aten??o dos alunos com rela??o ao jornal impresso, a proposta ? passar um v?deo que mostra como ? feito um jornal impresso, uma reportagem feita por crian?as com o tema zool?gico. Este v?deo encontra-se dispon?vel em: http://youtu.be/yJuxGPC39Cw e poder? ser acessado a partir do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Posteriormente, d? a cada aluno dois jornais diferentes e sugira que explorem um pouco mais estes jornais, que descubram as caracter?sticas de cada caderno, curiosidades, quantidade de folhas, dentre outros.
Depois, solicite que redijam um pequeno texto que sintetize estes novos conhecimentos sobre os jornais. Isto poder? ser feito em folha avulsa, para que depois sejam colados em um painel na sala, que servir? para socializar os conhecimentos e como forma de registro das aulas.
Por fim, solicite que leiam um texto do s?tio Wikip?dia, dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal, sobre a defini??o de ?jornal?,
Isso poder? ser feito com o uso dos netbooks dos alunos, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Uma parte do jornal que chama a aten??o dos alunos ? aquela que cont?m cruzadinhas, jogos de 7 erros e ca?a palavras. Entretanto, estas atividades existentes nos jornais, na maioria das vezes, s?o voltadas para os adultos, sendo assim de um grau de dificuldade maior. Por isso, para que eles possam construir o pr?prio jornal e trabalhar um pouco mais com o c?digo escrito, a sugest?o ? que criem seus pr?prios jogos.
Para esta atividade diga aos alunos que retomem os jornais que receberam e selecionem uma reportagem que acharam interessante ou que gostariam de compartilhar com os colegas.
Depois, divida os alunos em grupos de aproximadamente quatro (4) crian?as e distribua as fun??es de forma que alguns possam criar cruzadinhas, outros jogos, como o dos 7 erros ou ca?a palavras.
O tema motivador ser?: as reportagens escolhidas pelos alunos. Entretanto, para n?o ficar mais concentrado e muito extenso, pe?a para que o grupo escolha apenas uma das quatro reportagens escolhidas (uma vez que cada componente escolheu uma). As demais reportagens ser?o expostas na sala para que possam ler posteriormente.
Se quiserem poder?o utilizar a ferramenta: KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplica??es Gr?ficas>Ferramenta de Pintura] , existente em seus laptops ou ent?o fazer em uma folha de papel.
?
EXEMPLO DE ATIVIDADE:
1- LEITURA DA REPORTAGEM
?
?
2- CA?A-PALAVRAS COM PALAVRAS REFERENTES ? REPORTAGEM
?
COLLCSPATIVIDADESDVSMFGSRSGSF KNVDVJDJSPGJSPOCONECTARDLCKB ZDFGDREDESFFDGFTHJFGJFJKKKKCZ HAXSOCIAISXS?XLFFFPFLCLLZLSVZN ONXSFFFGGGHHEWINVESTIDORESBB LSJKKVFFECON?MICASKKJGTTYYUT |
?
Professor, recolha as atividades criadas pelos alunos ou imprima, caso eles tenham realizado por meio de seus laptops.
Troque as atividades entre os grupos. Cada grupo dever? brincar com a atividade e analisar, buscando avaliar se o grupo que a elaborou conseguiu passar o que queria.
Solicite que fa?am por escrito uma avalia??o da atividade. Isso, propiciar? que, de forma l?dica, utilizem o c?digo escrito e suas possibilidades.
VEJA UMA SUGEST?O:
?
|
RELAT?RIOData:___/___/__ Turma:___ Professora:___________Alunos:_____________________________________Atividade analisada........................................................Verificamos que a atividade...........................................? |
?
Para que os conhecimentos constru?dos pelos alunos sejam valorizados, a dica ? construir um jornal com not?cias da nossa escola.
Assim, primeiramente, de forma coletiva, crie um nome para o jornal.
Se houver mais de uma sugest?o, voc? poder? propor uma vota??o.
Depois, organize os alunos em grupos dividindo-os conforme os cadernos a serem criados, como por exemplo:
1- Esporte e lazer;
2- Escola (o que est? acontecendo de importante como reuni?es, legisla??o, etc.);
3- Cultura (dicas de filmes, teatro, livros, poemas );
4- An?ncios ( interessados em comprar ou vender determinado livro, perda de objetos, etc.)
Professor, apenas esteja atento ?s quest?es que possam remeter a Bullying ou outros constrangimentos.
Divida tamb?m as fun??es, quem far? o que, valorizando as habilidades de cada um, como por exemplo:
- Editor: um(a) aluno(a) com mais facilidade na produ??o de texto;
- Rep?rter: um(a) aluno(a) mais extrovertido(a);
- Fot?grafo: um(a) aluno(a) mais t?mido(a);
Os alunos poder?o utilizar, nesta atividade, diversos recursos do Classmate como:
-Tirar fotos com a webcam [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam]
- Digitar os textos no KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos]
- Criar desenhos com o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e M?sica>Pintura digital]
- Dentre outros.
Ao final, voc?s poder?o imprimir os jornais e socializar com outras turmas, valorizando a produ??o de conhecimentos e o trabalho dos alunos.
Acesse o s?tio http://criancanegritude.blogspot.com/2006/11/jornal-listas.html nele voc? encontra uma lista de s?tios somente de suplementos infantis.
Professor, a avalia??o deve permear todo trabalho, visando acompanhar a aprendizagem do aluno, al?m de lhe fornecer um feedback relativo a metodologia que foi utilizada, por isso fique atento no desenvolvimento das atividades.
Observe nas produ??es de textos se perceberam as caracter?sticas do texto jornal?stico e foram capazes de produzir noticias. Se os alunos se envolveram nas atividades, demonstraram interesse pela leitura dos textos jornal?sticos, pois ? por meio destas atividades que vamos criar bons leitores.