Claudia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Definir as diferen?as entre pilhas e baterias.
Dimensionar os riscos associados ? polui??o causada por pilhas e baterias.
Conhecer as formas apropriadas de descarte de pilhas e baterias.
Conhecimentos b?sicos sobre pilhas e baterias.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks o V?deo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o V?deo 1 se encontra dispon?vel.
V?deo - Tudo se Transforma - Pilhas e Baterias
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OBSERVA??O: O/a professor/a pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o
Concluindo a exibi??o do V?deo 1, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 ?Pilhas e Baterias
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pilhas-e-baterias/pilhas-e-baterias-1.php acesso feito dia 15/09/2011
A seguir, cada aluno/a dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1, recorrendo, para tanto, ao conte?do do V?deo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 1
1 ? Quem ? o inventor da pilha?
2 ? Como a pilha foi inventada? Explique.
3 ? Qual a import?ncia do vinagre na inven??o da pilha?
4 ? Explique a rea??o qu?mica que ocorre nas pilhas para promover energia.
5 ? Por que as pilhas l?quidas foram substitu?das pelas pilhas secas?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 2 e 3, os quais dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 2 ? A polui??o das pilhas e baterias
Fonte: http://www.idec.org.br/consumidorsa/arquivo/jul98/3204.htm acesso feito dia 15/09/2011
TEXTO 3 ? Pilhas e Baterias
Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/1072/1/PILHAS-E-BATERIAS/Paacutegina1.html acesso feito dia 15/09/2011
Conclu?da a leitura dos Textos 2 e 3, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Question?rio 2
1 ? Como pilhas e baterias podem poluir o meio ambiente?
2 ? Qual atitude deve ser tomada pelos fabricantes de pilhas e baterias para evitar a polui??o do meio ambiente?
3 ? Qual atitude os governantes deveriam tomar em rela??o ? polui??o por pilhas e baterias?
4 ? Quais medidas j? v?m sendo adotadas na Europa em rela??o a esse assunto?
5 ? O que a Motorola vem fazendo ? suficiente para evitar a polui??o por pilhas e baterias? Explique.
6 ? O que as empresas que comp?em o grupo ABINEE vem fazendo em rela??o ?s pilhas e baterias?
7 ? Voc? conhece algum local que funciona como posto de arrecada??o de pilhas e baterias?
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Nessa terceira atividade da aula, os alunos/as dever?o ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Tabela 1 para, em seguida, responder o Question?rio 3. Vale destacar a Tabela 1 e o Question?rio 3 dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Tabela 1
Fonte: REIS; M. Qu?mica Integral. Volume ?nico. FTD
Question?rio 3
1 ? Qual metal, mesmo em pequenas quantidades, ? perigoso para a sa?de?
2 ? Qual o efeito do cloreto de am?nia no organismo?
3 ? Como ? provocada a contamina??o por merc?rio no ser humano?
4 ? Qual o efeito do chumbo na sa?de humana?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre a polui??o por metais pesados. Os sites abaixo podem ser indicados para tanto.
http://www.brasilescola.com/quimica/metais-pesados.htm
http://www.fernandosantiago.com.br/met90.htm
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/3136
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-metais-pesados-e-por-que-fazem-mal-a-saude
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_pesado
Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre a polui??o por metais pesados, mais especificamente buscando elementos para responder ?s seguintes quest?es:
a) Quais s?o os principais metais pesados contaminantes?
b) Qual ? o risco de um metal altamente pesado?
c) Quais ?rg?os do corpo humano s?o mais atacados por metais pesados?
d) Quais s?o os tipos de contamina??o de ?guas subterr?neas por metais pesados?
e) O que s?o fontes lineares de polui??o?
f) O que s?o fontes difusas de polui??o?
g) Do ponto de vista qu?mico, qual a situa??o dos locais polu?dos por metais pesados?
h) Quem s?o os maiores causadores desse tipo de polui??o?
Al?m disso, os grupos dever?o selecionar imagens sobre os diferentes tipos de polui??o por metais pesados.
Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as imagens e informa??es selecionadas.
Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o do Experimento no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao Experimento devem ser apresentado pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante os Experimento.
Experimento ? Pilha de Lim?o
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Nessa sexta atividade da aula, os/as alunos/as dever?o utilizar o software KWord do netbook para acessar o Texto 4 e elaborar a Reda??o 1. O Texto 4 e o enunciado da Reda??o 1 dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a. Posteriormente, a discuss?o da Reda??o 1 dever? ser executada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 4 ? Conhecimentos em xeque (Excerto)
?Amea?ada de se sufocar em lixo dom?stico, a Alemanha come?ou a implantar um esquema de tratamento dos detritos domiciliares perigosos baseado ainda na colabora??o volunt?ria de empresas e consumidores.
No pr?ximo ano, com a Uni?o Europ?ia, o que hoje ? um apelo dever? se transformar em lei: lugar de detritos perigosos n?o vai ser a lata de lixo.
Em sua maioria, embalagens de rem?dios, l?mpadas fluorescentes, pilhas, e baterias acabam sendo jogadas fora sem maiores preocupa??es, tamb?m na Alemanha.
Em duas frentes, por?m, as autoridades do Minist?rio do Meio Ambiente j? conseguiram resultados consider?veis: a retirada de componentes venenosos na fabrica??o de v?rios produtos de consumo de massa (geladeiras e baterias) e o compromisso, por parte de lojas e revendedores, de aceitar de volta lixo dom?stico considerado perigoso.
Isto j? acontece em grande escala com ?leo para motores de autom?vel. Mesmo que a troca seja feita em casa, o ?leo usado pode der devolvido ? em quantidade igual ? que foi comprada ? em qualquer posto de gasolina.
O esquema come?a a valer agora tamb?m para produtos como pilhas usadas em aparelhos eletrodom?sticos: qualquer revendedor (em base volunt?ria) aceita as baterias de volta. Para baterias de autom?vel, cujos componentes envolvem metais pesados ou ?cidos em grande quantidade, a ideia das autoridades alem?s ? introduzir um dep?sito id?ntico ao que se pafa ao comprar bebidas em vasilhames?.
Fonte: Jornal da Tarde
Reda??o 1
Em rela??o ? proposta rejeitada pelo Congresso Nacional, que obrigaria as empresas a imprimir nas embalagens quais s?o os riscos de seus produtos para o ambiente e para a sa?de, escreva um texto com pelo menos dez linhas expondo seu ponto de vista em cada uma das seguintes posi??es:
a) Como cidad?o e consumidor de tais produtos e
b) Como fabricante do produto ou funcion?rio bem remunerado da empresa que o fabrica.
Nome | Tipo |
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Pilha de lim?o | Experimento pr?tico |
Tudo se Transforma - Pilhas e Baterias | V?deo |
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/metais-pesados.htm acesso feito dia 15/09/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.