Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Aula 1: O que ? poss?vel fazer com meu corpo em movimento?
1. O (a) professor (a) deve dialogar com os (as) alunos (as) para que apresentem seus conhecimentos pr?vios sobre as possibilidades de seu corpo em movimento.
Nesta atividade solicitar que eles (as) digam uma a??o e busquem na internet imagens que a ilustrem (Metasys> favoritos>navegador de internet). Eles (as) dever?o salvar as imagens em seus pendrives em uma pasta denominada "express?o corporal" previamente criada dentro da pasta "Educa??o F?sica".
Sugest?es de Imagens (clique nas imagens acess?-las na fonte)
Dispon?vel em Google Imagens (clique aqui para acesso ao link), 16/09/2011
?
Dispon?vel em Google Imagens (clique aqui para acesso ao link), 16/09/2011
?
2. Em seguida, o (a) professor (a) comentar? as a??es, deixar? que os (as) colegas (as) tamb?m comentem e ressaltar? as falas que fizeram refer?ncia a movimentos de "express?o corporal" (a??es como "dan?ar", "comunicar-se", "mostrar o que sinto", etc.).
3. Ao final desta aula, o (a) professor (a) informar? ? turma que na pr?xima aula aprender?o mais sobre consci?ncia e express?o corporal: o que ser? isso?
?
Aula 2: Consci?ncia corporal: voc? percebe mesmo seu corpo?
1. Na sala de aula, o professor explicar? aos alunos o que ele chama de "consci?ncia corporal", dever? dizer que ter consci?ncia ? realmente conhecer algo da melhor forma poss?vel, e isto significa perceber, compreender e vivenciar dentro de todas (ou quase todas) nossas possibilidades de movimentar o corpo.
Exemplos: Consci?ncia do calor: algu?m pode te explicar o que ? calor e voc? entender, mas quando sentir um "pequeno" calor - ex. sol na pele durante o dia- voc? entende, percebe e compreende. Agora, quando voc? queima a pele diante de um calor intenso (ex. m?o na panela quente ou mesmo numa chama), voc? n?o s? entende como compreende realmente, pois sabe pela viv?ncia da intensidade e das possibilidades, o que o calor pode fazer o que o seu corpo pode sentir (limites e possibilidades)
Sugest?es de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consci%C3%AAncia, 16/09/2011
http://www.infopedia.pt/$consciencia-%28filosofia%29, 16/09/2011
?
2. Em seguida, retome com os (as) alunos (as) a discuss?o sobre os sentidos do nosso corpo: olfato, paladar, tato, audi??o e vis?o.
Apresente um desafio: ser? que existe outro sentido? Um "sexto sentido"?
Pe?a que eles (as) preencham um Quiz com este problema: o Quiz dos Sentidos.
Dica 1: Em outra aula, j? publicada no Portal, j? disponibilizamos passo a passo como montar um Quiz on line, caso necessite do tutorial a aula est? postada no seguinte endere?o: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34891, acesso em 15/09/2011
Acesse nossa sugest?o de Quiz no seguinte endere?o: http://www.xisde.com.br/xD/tiagoeduca/2/, acesso em 15/09/2011
Dica 2: Caso, o (a) professor (a) perceba que os (as) alunos (as) tenham dificuldade para fazer o Quiz sozinhos (as), poder? fazer junto com eles (as), ou seja, a turma toda responder? e todos (as) pontuar?o juntos!
Aula 3: Voc? pode movimentar, mas pode sentir o movimento?
1. Din?mica do "Sexto Sentido".
Em uma sala, pe?a que eles fiquem parados e respirem profundamente permanecendo sem sair do lugar. Em seguida, executem um movimento simples (Ex: tentar colocar as m?os nos p?s, ou abaixar e levantar). O importante ? continuar no mesmo local ap?s o movimento. Eles (as) dever?o fazer o mesmo movimento e ao mesmo tempo. Ao conclu?rem o movimento, dever?o ficar novamente parados, respirar profundamente com os olhos fechados e, ao mesmo tempo, tentar "n?o se movimentar". Proporcione no m?ximo 15 segundos para esta tentativa.
Posteriormente, pe?a que alguns deles (as) digam o que sentiram ou perceberam sobre o que aconteceu com seu corpo, pe?a que digam e tentem representar na forma de um desenho no quadro.
Veja sugest?es de imagens que podem surgir a partir dos desenhos dos (as) alunos (as) (clique na imagem para acess?-la na fonte):
Dispon?vel em Google Imagens, 16/09/2011 Dispon?vel em Google Imagens, 16/09/2011
?
Ainda, no contexto desta din?mica, debata com eles em torno das seguintes quest?es
a) Voc? conseguiu ficar totalmente parado?
b) Por que percebemos nosso corpo continuar movendo-se de alguma maneira mesmo depois de parados?
c) O que pode ser esta sensa??o?
d) Ser? que este ? o nosso sexto sentido?
Ao final, o (a) professor (a) dever? refor?ar que os (as) alunos (as), na verdade perceberam, o nosso corpo em movimento tentando manter-se em equil?brio. Mesmo assim, embora convencionalmente n?o o chamemos de "sexto sentido", existe um sentido de movimento em nosso corpo, isto significa que o movimento faz parte de nosso corpo, de nossa exist?ncia.
Para esta din?mica, dependendo da fase de alfabetiza??o dos (as) alunos (a), o (a) professor (a) poder? utilizar um material pedag?gico sobre este tema do "movimento" enquanto "sexto sentido". O material faz parte de uma publica??o intitulada "Nosso corpo e a Educa??o F?sica" do N?cleo de Estudos em Planejamento e Metodologias de Ensino da Cultura Corporal. A referida discuss?o encontra-se na p?gina 16 do texto (veja imagem do material abaixo):
Clique na imagem para acessar o material na fonte:
?
Fonte: arquivos do autor, 16/09/2011
?
2. Din?mica da Consci?ncia Corporal em diferentes movimentos com ritmos...
Ritmo lento: como sentiram os bra?os, pernas, costas? Ou n?o sentiu?
Sugest?es de v?deo refer?ncia para orienta??o da atividade:
http://www.youtube.com/watch?v=9l6bRciBOHU&feature=related, 16/09/2011
?
Ritmo r?pido: como sentiram as m?os, p?s, quadril? Ou n?o sentiu?
Sugest?o de v?deo
http://www.youtube.com/watch?v=1OcsDk6IQiA&feature=fvsr, 16/09/2011
?
Ritmo fren?tico (muito r?pido): como sentiram a barriga, ombros, cabe?a? Ou n?o sentiu?
Dan?a de Rua Dan?a Frevo de Olinda
http://www.youtube.com/watch?v=c9Hq2vX7QFE, 16/09/2011 http://www.youtube.com/watch?v=LF6tsa4J7tA&feature=related, 16/09/2011
?
Aula 4, 5 e 6: Agora que sentimos, vamos nos expressar?
1. Iniciar a aula retomando com os (as) alunos (as) a discuss?o do corpo como express?o de algo: o corpo fala
Apresentar um v?deo do Mr. Bean " O Corpo Fala" epis?dio 1 e 2 (veja sugest?o abaixo), em seguida, comente com eles (a) as rea??es do personagem sem fala.
Sugest?es de v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=xQprwJYHaqo&feature=related, 16/09/2011
?
http://www.youtube.com/watch?v=Q5xMbK2gJFg&feature=related, 16/09/2011
?
2. O (a) professor (a) dar? a aula desenvolvendo com os (as) alunos (as) uma adapta??o do Jogo Imagem e A??o.
A din?mica consiste em fazer algu?m acertar alguma mensagem que voc? quer passar apenas com os movimentos do corpo, sem o uso de fala ou escrita.
a) Os (as) alunos (as) dever?o escolher as categorias: filme, desenhos, sentimentos e emo??es, etc.
b) O (a) professor sortear? um dos temas e o n?mero do (a) aluno (a) (Ex. pela ordem da lista de nomes no di?rio);
c) Em seguida informar? ao (a) aluno (a) que foi sorteada a categoria e o assunto do que ele deve "dizer" com o corpo;
d) O (a) aluno (a) que conseguir fazer algum (a) colega acertar poder? ganhar? 10 pontos. Ao final, o (a) professor (a) informar? qual dos (as) colegas (as) venceu o jogo por fazer algu?m da turma acertar em menos tempo.
3. Na aula seguinte, o (a) professor (a) informar? que eles aprender?o a passar mensagens com nosso corpo em movimento, agora em grupo e com m?sica.
Solicitar que eles escolham o que querem expressar (temas) e a m?sica que dar? o ritmo dentre aquelas que o professor disponibilizou.
Dividir em grupos (m?ximo seis alunos (as)), eles (as) dever?o ouvir as m?sicas utilizando os netbooks e cada um dever? sugerir um movimento.
O professor dar? um tempo (talvez 15 minutos) para uma improvisa??o e constru??o da coreografia que conter? uma sequ?ncia dos movimentos sugeridos pelos (as) alunos (as).
4. O (a) professor (a) solicitar? que eles (as) aprimorem a coreografia da aula passada em ensaiem para apresenta??o a toda turma na pr?xima aula.
Aula 7: O corpo fala e se apresenta
1. Solicitar que os grupos apresentem suas coreografias.
2. Em seguida, o (a) professor (a) perguntar? se eles (as) "leram" nas coreografias, mais do que os (as) colegas tentaram expressar.
Ao final da aula, o (a) professor (a) dever? fazer uma avalia??o conforme sugerimos abaixo.
V?deos com din?micas de consci?ncia corporal:
http://www.youtube.com/watch?v=t4AxRCTlehs&feature=related, acesso em 16/09/2011
http://www.youtube.com/watch?v=6RQGerhDCZo, acesso em 16/09/2011
1. Ap?s os (as) alunos (as) comentarem sobre as coreografias dos (as) colegas dever?o responder:
a) Ser? que percebemos e temos consci?ncia corporal de todos os movimentos que fazemos no dia-a-dia? Por qu??
b) Ser? que temos consci?ncia de tudo que nosso corpo expressa quando movimentamos?Por qu??
c) Ser? que nosso corpo comunica s? aquilo que pretendemos informar? Por qu??
2. O (a) professor (a) poder? providenciar uma grande "folha de papel coletiva" (ex. papel Craft ou Pardo) e colar as imagens que os alunos pesquisaram na 1? aula. Em seguida, solicitar que os (as) alunos (as) registrem estas respostas ao lado da sua imagem, formando um grande Painel Avaliativo. Caso os (as) alunos (as) n?o se oponham, pode colar o Painel na entrada da sala de aula, do lado de fora, de modo a socializar com as demais turmas o que os (as) alunos (as) aprenderam sobre consci?ncia e express?o corporal.