Portal do Professor

Início do Conteúdo

Discutindo letras de RAP

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar rimas.
  • Analisar letras de músicas de RAP.

Duração das atividades

4 horas-aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio por parte do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deverá introduzir o assunto apresentando um vídeo. Nesse primeiro momento, o professor não poderá informar aos alunos sobre qual estilo musical esse vídeo pertence. 

O vídeo poderá ser apresentado em um data show ou então, o professor deverá solicitar aos  alunos que o acessem em seus laptops.

O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=k7mIUHjXpPo

Negro Drama

  • Professor, atente-se para o fato de que a letra da música contém algumas palavras de baixo calão, por isso conduza a discussão de maneira que os alunos entendam que a presença delas se justifica pela natureza do estilo apresentado. Porém, não permita que elas sejam o destaque da discussão. 
  • Outro ponto a ser destacado é o fato de a versão escolhida ser a do Seu Jorge, ao invés da original com a banda Racionais MC's. Essa versão é menor do que a original e também porque esta é recitada ao invés de cantada. Esse ponto também serve como partida para discussão se as letras de RAP podem ser consideradas como poesia. Além disso, há o fato de que o preconceito em relação às letras de RAP é amenizado quando essas são interpretadas por artistas de outros estilos e que gozem de prestígio junto ao público e crítica.

 

Atividade 2

Uma vez finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar discussão oral sobre o vídeo e fazer perguntas como:

  • Você gostou do vídeo? Por que sim? Por que não?
  • O que achou da letra?
  • Qual o tema principal?
  • Qual o vocabulário utilizado?
  • Tem rimas na música? Como elas são? 
  • Você conhece a versão original? Qual  você prefere?
  • A qual estilo, essa música pertence?
  • O que você sabe sobre esse estilo?

 

  • Professor,  caso você julgue pertinente, apresente o vídeo com a versão original da música.  

O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=zwPuPX2i3n0

Negro Drama

Atividade 3

O professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre o RAP: o que a sigla significa, suas origens (onde e quando surgiu o estilo), suas características, principais artistas tanto no Brasil e Estados Unidos.

Para a realização da atividade, sugere-se dividir a turma em duplas ou trios.

Como sugestões de fontes de pesquisa, indicamos:

Vídeo Rap

Durante o momento da pesquisa, o professor deverá circular pela sala orientando os alunos em relação aos pontos pertinentes a serem pesquisados.

Ao final da pesquisa, os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas. Não há necessidade de ser uma apresentação com cada dupla ou trio. O professor deverá conduzir a apresentação, fazendo perguntas aos alunos.

 

Atividade 4

 

Uma vez finalizadas as pesquisas, o professor deverá perguntar aos alunos quais são os artistas de RAP mais famosos no Brasil, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. Os artistas listados pelos alunos provavelmente serão Racionais MC's, Thaíde & DJ Hum, Facção Central, MV Bill, RZO, Detentos do RAP, Sabotage (esse já morto), Rappin' Hood, entre outros.

O professor deverá solicitar que os alunos escolham uma letra de RAP para que eles analisem. Mas antes que eles façam a atividade, o professor deverá propor a análise da música "Negro Drama' dos Racionais MC's, como exemplo.

 

Atividade 5

O professor poderá apresentar a letra da música em um data show , ou pedir para que os alunos a acessem em seus próprios laptops ou ainda, entregar cópias da letras para os alunos.

  • Professor, avalie qual a opção mais adequada para a sua realidade.
  • A letra da música pode ser acessada no site Vagalume.

O link é http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/negro-drama.html

Letra

A seguir, apresentamos algumas sugestões de perguntas a serem  feitas aos alunos. Essas perguntas podem ser escritas ou orais.

  1. No título da música "Negro Drama", quais sentidos a palavra 'negro' adquire? Se alternasse a ordem das palavras, 'Drama Negro', o sentido seria diferente? Negro refere-se a escuridão, treva, sem luz.
  2. Ao cantar os versos: O dinheiro tira um homem da miséria/ Mas não pode arrancar / De dentro dele / A favela" a quem o rapper se refere? O rapper refere-se a ele mesmo, uma vez que conseguiu sucesso como músico, mas não parou de cantar sobre os dramas que afetam os negros nas favelas.
  3. A que se referem as palavras: "Crime,futebol, música"?  Essas são as únicas possibilidades ou antes, perspectivas de ascensão para os negros, de o negro ser bem sucedido.
  4. O drama vivido pelos negros não é de hoje. Em qual (is)  trecho (s), esse passado é retomado? "Desde o início/ Por ouro e prata / Olha quem morre/"  " Senhor de engenho,/ Eu sei, / Bem quem é você, / Sozinho, se num guenta,(..)"
  5. E esse drama  incomoda as pessoas? Cite um trecho da música para justificar sua resposta. Não. 'Me vê, pobre, preso ou morto,/ Já é cultural,/ Histórias, registros,/ Escritos,/Não é conto,/Nem fábula,/Lenda ou mito."
  6. Qual palavra representa a polícia? Farda.
  7. O RAP é ouvido apenas nas favelas. Qual (is)  trecho (s) confirma ou refuta essa afirmação? "Entrei pelo seu rádio,/ Tomei,/ Se nem viu,/ Mais é isso, aquilo,/ O que,/
    Se não dizia, / Seu filho quer ser preto, Rhá,/Que irônia,(..)
  8. Em qual momento, há um apelo religioso na música? "Que deus me guarde,/ Pois eu sei,/ Que ele não é neutro,/ Vigia os rico,/ Mais ama os que vem do gueto, (..)"
  9. Como são as rimas? Ricas ou pobres? Dê exemplos.
  10. Percebe-se na letra desvios da língua padrão. Identifique-os. Por que você acha que eles foram mantidos? 

 

Atividade 6

ANALISANDO LETRAS DE MÚSICAS

O professor dividirá a turma em grupos e cada grupo será responsável pela escolha e análise de uma letra de RAP.

A apresentação do trabalho poderá ser feita com uso de slides do programa KWord em seus LAPTOPS ou o grupo poderá cantar a música.

Há necessidade de entrega da análise por escrito.
 

Recursos Complementares

Professor, nos sites sugeridos abaixo, você poderá enriquecer suas aulas.

Avaliação

O professor poderá avaliar duas atividades propostas, a saber:

  1. a atividade de pesquisa sobre o estilo RAP.
  2. a atividade de análise da letra da música. Nessa atividade, a profundidade da análise, bem como a pertinência do que é analisado serão critérios de avaliação fundamentais. Comprometimento e envolvimento na execução da atividade também serão avaliados.