L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
- As desigualdades sociais medievais.
- Manifesta??o e controle do poder na Idade M?dia.
- As disputas medievais como manifesta??o de poder e viol?ncia.
- A Justi?a na Idade M?dia.
- As principais estruturas da sociedade medieval.
- Contexto hist?rico da Idade M?dia.
INTRODU??O
Este ? um tema que trata da viol?ncia e da manifesta??o e controle do poder. Por ser de dif?cil conclus?o e desencadeador de debates calorosos, o professor, antes de dar in?cio ?s aulas, deve tomar cuidado e alertar os alunos, para que n?o se ?empolguem? demais, evitando maiores constrangimentos.
Aula 1
O professor dever? dar in?cio ? primeira aula dispondo os alunos em um grande c?rculo para despertar um debate, seguindo o seguinte question?rio:
- Voc? considera o per?odo medieval violento? Por qu??
- Quem detinha o poder na Idade M?dia?
- A quem era permitida a pr?tica guerreira?
- A quem cabia exercer a justi?a?
- O que voc? sabe a respeito da Inquisi??o ou Tribunal do Santo Of?cio?
Os alunos dever?o participar ativamente, uma vez que t?m conhecimento do tema.
As imagens abaixo poder?o ajudar na discuss?o:
- Espada medieval. Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-vQVBtDtCJMo/Ta9VY2tADNI/AAAAAAAAKh4/cf1UGW6oj0c/s1600/Espada+de+Jaime+I%252C+1617%252C+fondo+dorado.jpg;
- Notre Dame: o poder da Igreja. Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_L-aIG7AW7I/TSyvjzZqMzI/AAAAAAAAKAE/t4VLpYr5VHQ/s1600/NotreDame13.jpg;
- Relic?rio. Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/TJLeWxUPnOI/AAAAAAAAJTY/TolgMTq0ORc/s1600/Schatz+Kammer+042.jpg;
- Coroa de Santo Estev?o. Dispon?vel em:http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/Sbpjy6-hsxI/AAAAAAAAD_I/OL-TY81vGaA/s1600 h/Coroa+de+Santo+Estevao.jpg;
?
Aula 2
O professor dever? iniciar a aula, apresentando o v?deo a seguir, que poder? ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=IEoVoQ-aDnQ.
Em seguida, o professor dever? iniciar uma pequena discuss?o a respeito do v?deo:
- A quem cabia a o exerc?cio da Justi?a na Idade M?dia?
- Quais as leis medievais? E suas origens?
- Quais as formas de provar a inoc?ncia no ?ord?lio??
- A quem reca?am as principais ?mazelas? da Justi?a medieval?
- Quais os principais interesses na pr?tica da justi?a?
- Quais as penas existentes na Idade M?dia?
- Voc?s concordam com a forma de justi?a exercida durante o per?odo medieval?
?
Aula 3
Para desenvolver a terceira aula, o professor dever? levar os alunos ? Sala de Inform?tica para que possam pesquisar imagens a respeito da manifesta??o de poder e viol?ncia na Idade M?dia. Apresentamos, abaixo, alguns exemplos:
- Poder eclesi?stico. Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-qc3sEcdHNb0/TYVZdtKlsbI/AAAAAAAAKUg/lM6etzVx99E/s1600/SAnselmoCanterbury.jpg;
- Justi?a medieval. Dispon?vel em: http://www.ricardocosta.com/pub/images/advogados_arquivos/imag5.jpg;
- Viol?ncia Medieval. Dispon?vel em:http://www.ricardocosta.com/pub/images/advogados_arquivos/imag4.jpg;
- O servo e o senhor feudal. Dispon?vel em:http://4.bp.blogspot.com/_lZgrrP1BjjI/SxfhRJW6L5I/AAAAAAAAAXA/C9gtW9-3GKo/s400/servo.jpg.
?
Uma vez realizada a pesquisa, os alunos dever?o agrupar uma quantidade de imagens para que possam realizar uma pequena exposi??o, que poder? ser feita na pr?pria sala de aula, nos corredores ou em um local mais apropriado da escola.
?
Conclus?o
Com o fim das aulas, o aluno compreender? os principais motivos e interesses que levaram os nobres e a Igreja a deterem o poder e a justi?a em suas m?os. Al?m disso, saber? discernir o poder temporal do clerical. Entender? como se davam os julgamentos e as puni??es no per?odo medieval e tamb?m como, muitas vezes, as pessoas poderosas escapavam impunes, o que, ainda hoje, infelizmente, acontece com certa frequ?ncia em nosso Pa?s.
Artigos sobre a Justi?a na Idade M?dia, dispon?veis em:
O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das tr?s aulas. Basear? a sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos nas primeira e segunda aulas. Al?m disso, a elabora??o da exposi??o de imagens dever? ser acompanhada pelo professor, para que possa realizar um exame mais seguro do envolvimento de cada aluno com a tarefa.