Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Variando a nossa comunica??o - As g?rias

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: historicidade da linguagem e da l?ngua
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o uso das g?rias enquanto possibilidade de varia??o lingu?stica
  • Produzir textos escritos e orais
  • Elaborar um dicion?rio de g?rias

Duração das atividades

4 horas- aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso do laptop UCA
  • datashow

Atividade 1

A aula se iniciar? com a apresenta??o em data show das imagens abaixo Se o professor preferir dever? solicitar oas alunos que acessem ossites de seus laptops.

G?­rias

http://lpmotivo.blogspot.com/2011/03/giria-x-gramatica.html

Mais g?­rias

http://2.bp.blogspot.com/-GohgHQ8iXRI/Tf6riCOyTpI/AAAAAAAAAeM/8MBkVwZsNPg/s1600/girias%255B1%255D.jpg 

?

O professor dever? perguntar o que s?o essas palavras e se os alunos sabem o significado delas.

Atividade 2

A seguir, o professor apresentar? uma breve descri??o (xerocar para os alunos)  de o que ? g?ria e alguns exemplos:

Defini??o

A g?ria ? uma linguagem de car?ter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. S?o criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente). 

As g?rias s?o pr?prias de uma determinada ?poca e, muitas vezes, deixam de existir quando caem em desuso. Muitas g?rias s?o t?o utilizadas por grande parte da popula??o de um pa?s que acabam sendo incorporadas pelo vocabul?rio oficial, fazendo parte dos dicion?rios.

De certa forma, todos os grupos sociais possuem uma certa quantidade de palavras ou express?es que usam em seu ambiente. Estas s?o chamadas de g?rias de grupos. Possuem g?rias pr?prias os estudantes, advogados, jogadores de futebol, m?dicos, policiais, vendedores entre outros.

Muitas g?rias s?o criadas pelos jovens e adolescentes, em fun??o da necessidade de buscar palavras e conceitos novos.

Exemplos de g?rias muito usadas pela popula??o:

- Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito
- Baranga = mulher feia
- Coroa = pessoa idosa
- Corno = pessoa tra?da
- Magrela = bicicleta
- Abrir o jogo = contar a verdade
- Arrancar os cabelos = ficar desesperado
- Baixar a bola = ficar calmo
- Catinga = fedor
- Cabe?a-dura = pessoa teimosa
- Com o p? na cova = pr?ximo da morte
- Dar o troco = fazer vingan?a
- Pagar o mico = passar vergonha

Extra?do do site http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm

Atividade 3

Ser? feita uma discuss?o sobre a defini??o de g?ria. O professor dever? fazer alguns questionamentos aos alunos:

  • Voc?s usam g?rias?

  • Se sim, quais? Citem exemplos. 

  • Qual a opini?o de voc?s sobre o uso de g?rias? Acham que elas atrapalham a comunica??o entre as pessoas?

  • Voc?s sabem quais g?rias seus pais ou av?s usavam?

  • Voc?s conseguem entender  ?g?rias idosas??

?

?

Atividade 4

O professor dever? apresentar  em data show algumas g?rias idosas e pedir para que os alunos digam os seus significados.

  • Professor, provavelmente algumas dessas g?rias ser?o desconhecidas pelos alunos.  Por?m, estimule-os para que depreendam os sentidos das express?es a partir das palavras, como no caso de 'macacos me mordam"., 'balan?ar o esqueleto'. 
  • Solicite aos alunos que copiem esse quadro nos cadernos.

?

?

G?RIA IDOSA SIGNIFICADO

Ora bolas / Macacos me mordam

Cruz credo! 

Exprimem aborrecimento, irrita??o, 

por?m a express?o 'ora bolas' pode 

tamb?m significar 'l?gico, ?bvio' em 

certos contextos

Colocar as barbas de molho

Ficar 'ligado'

Bacana / Supimpa

Legal, irado, sinistro

Lorota

Papo furado

 ? o ? do borogod?!

Pessoa ou coisa tosca, ruim 

ou complicada

Broto

Mina, menina, garota

Balan?ar o esqueleto

Dan?ar

Comigo n?o, viol?o!

N?o vem que n?o tem!

Arrebentar a boca do bal?o

Arrasar

Rainha da cocada preta

"Se sentindo", "se achando"

Marmelada

Resultado combinado

? batata!

Certeza!

Chapa

Mano, parceiro, "brother", "brodi"

10 mangos

10 reais

Do tempo do on?a

Muito antigo

Do balacobaco

?tima, excelente ( pessoa ou coisa)

?

?

Atividade 5

Nesse momento, o professor dever? apresentar uma charge com g?rias modernas ou solicitar que os alunos acessem o site abaixo para a tarefa.. Provavelmente, as g?rias ser?o facilmente apreendidas pelos alunos. 

Professor, pe?a aos alunos que reescrevam essa charge se utilizando da linguagem padr?o.

G?­ria

Imagem dispon?vel em http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/2010/09/de-onde-vem-as-girias-jerri-dias.html

?

Atividade extra ou tarefa de casa

Os alunos devem reescrever o texto abaixo na linguagem padr?o. Essa atividade pode ser realizada nos laptops e enviada para o e-mail do professor ou, ainda,  entregue em folha separada ou feita no caderno.

?

Doming?o

?

Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no come?o da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E a?, cara? Vamos no cinema?
- Sei l?, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu tamb?m tava, cara. Mas j? estou melhor.
E l? fomos n?s. O ?nibus atrasou, e n?s pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme j? tinha come?ado. Teve at? um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a pr?xima se??o.
Sa?mos de l?, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas j? era tarde, e nem deu para contar os ?ltimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira ? dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patr?o. N?o vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.

M?rcia Paganini Cav?quia

?

Atividade 7

Espera-se que os alunos tenham compreendido que as g?rias mudam ao longo dos tempos, mas ? necess?rio tamb?m que eles entendam que elas podem variar de grupos para grupos da mesma gera??o. Com o intuito de proporcionar essa percep??o, o professor dever? apresentar g?rias de diferentes grupos e solicitar aos alunos que identifiquem a qual grupo essas g?rias pertencem.

?

Fala*  Grupo Social
"Todo mundo gosta muito de curtir." 
"Da galera pra galera." 
"Cada dia que passa, pinta mais um." 
"A gente tem que saber curtir, entendeu?" 

Frequentadores de pagode

"? importante que a gente fa?a a maromba,

que a gente utilize o trabalho de maromba

que ? pro corpo ficar sarado, pra que a gente possa ficar casca grossa."

Professor de academia de gin?stica

?

"Ent?o a nossa filosofia ? mostrar pras pessoas, n?, tentar passar pras pessoas

que elas podem brilhar, que elas s?o importantes

(...) Ent?o n?s viramos pro negro e falamos: p?, neg?cio seguinte,

tu ? bonito, tu n?o ? feio como dizem que tu ? feio.

Teu cabelo n?o ? ruim como dizem que teu cabelo ? ruim, entendeu?

Meu cabelo ? crespo, entendeu? Existe cabelo crespo, existe cabelo liso.

N?o tem essa de cabelo bom, cabelo ruim.

Por que que cabelo de branco ? bom e meu cabelo ? ruim?"

Cantor de RAP

* Essas falas est?o dispon?veis no link http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#8

?

Atividade 8

Uma vez que os alunos perceberam as diferen?as entre as g?rias de alguns grupos, o professor dever? propor uma atividade a ser realizada em grupos de 3 ou 4 componentes.

A atividade consiste na elabora??o de um dicion?rio de g?rias. Os alunos ser?o divididos em grupos e cada um dever? escolher um grupo social e criar um dicion?rio. O professor apresentar? algumas sugest?es como: surfistas, emos, patricinhas, pagodeiros, funkeiros, policiais, skatistas, roqueiros, grafiteiros, entre outros.

Recursos Complementares

Professor, nos sites abaixo voc? encontrar? informa??es importantes para sua aula.

Avaliação

A avalia??o da atividade de cria??o do dicion?rio de g?rias levar? em considera??o todo o processo da mesma, desde a escolha do grupo social a ser estudado at? a efetiva elabora??o do dicion?rio. Ser?o crit?rios de avalia??o:

  • fidelidade ao tema proposto
  • listagem relevante de palavras e/ou express?es do grupo social escolhido
  • criatividade na confec??o do dicion?rio
  • envolvimento e comprometimento com a atividade
  • pontualidade na entrega do trabalho