Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: historicidade da linguagem e da l?ngua |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Atividade 1
A aula se iniciar? com a apresenta??o em data show das imagens abaixo Se o professor preferir dever? solicitar oas alunos que acessem ossites de seus laptops.
http://lpmotivo.blogspot.com/2011/03/giria-x-gramatica.html
?
O professor dever? perguntar o que s?o essas palavras e se os alunos sabem o significado delas.
Atividade 2
A seguir, o professor apresentar? uma breve descri??o (xerocar para os alunos) de o que ? g?ria e alguns exemplos:
Defini??o |
Extra?do do site http://www.suapesquisa.com/o_que_e/giria.htm
Atividade 3
Ser? feita uma discuss?o sobre a defini??o de g?ria. O professor dever? fazer alguns questionamentos aos alunos:
Voc?s usam g?rias?
Se sim, quais? Citem exemplos.
Qual a opini?o de voc?s sobre o uso de g?rias? Acham que elas atrapalham a comunica??o entre as pessoas?
Voc?s sabem quais g?rias seus pais ou av?s usavam?
Voc?s conseguem entender ?g?rias idosas??
?
?
Atividade 4
O professor dever? apresentar em data show algumas g?rias idosas e pedir para que os alunos digam os seus significados.
?
?
G?RIA IDOSA | SIGNIFICADO |
Ora bolas / Macacos me mordam |
Cruz credo! Exprimem aborrecimento, irrita??o, por?m a express?o 'ora bolas' pode tamb?m significar 'l?gico, ?bvio' em certos contextos |
Colocar as barbas de molho |
Ficar 'ligado' |
Bacana / Supimpa |
Legal, irado, sinistro |
Lorota |
Papo furado |
? o ? do borogod?! |
Pessoa ou coisa tosca, ruim ou complicada |
Broto |
Mina, menina, garota |
Balan?ar o esqueleto |
Dan?ar |
Comigo n?o, viol?o! |
N?o vem que n?o tem! |
Arrebentar a boca do bal?o |
Arrasar |
Rainha da cocada preta |
"Se sentindo", "se achando" |
Marmelada |
Resultado combinado |
? batata! |
Certeza! |
Chapa |
Mano, parceiro, "brother", "brodi" |
10 mangos |
10 reais |
Do tempo do on?a |
Muito antigo |
Do balacobaco |
?tima, excelente ( pessoa ou coisa) ? |
?
Atividade 5
Nesse momento, o professor dever? apresentar uma charge com g?rias modernas ou solicitar que os alunos acessem o site abaixo para a tarefa.. Provavelmente, as g?rias ser?o facilmente apreendidas pelos alunos.
Professor, pe?a aos alunos que reescrevam essa charge se utilizando da linguagem padr?o.
Imagem dispon?vel em http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/2010/09/de-onde-vem-as-girias-jerri-dias.html
?
Atividade extra ou tarefa de casa
Os alunos devem reescrever o texto abaixo na linguagem padr?o. Essa atividade pode ser realizada nos laptops e enviada para o e-mail do professor ou, ainda, entregue em folha separada ou feita no caderno.
?
Doming?o ?
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no come?o da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca. M?rcia Paganini Cav?quia ? |
Atividade 7
Espera-se que os alunos tenham compreendido que as g?rias mudam ao longo dos tempos, mas ? necess?rio tamb?m que eles entendam que elas podem variar de grupos para grupos da mesma gera??o. Com o intuito de proporcionar essa percep??o, o professor dever? apresentar g?rias de diferentes grupos e solicitar aos alunos que identifiquem a qual grupo essas g?rias pertencem.
?
Fala* | Grupo Social |
"Todo mundo gosta muito de curtir." "Da galera pra galera." "Cada dia que passa, pinta mais um." "A gente tem que saber curtir, entendeu?" |
Frequentadores de pagode |
"? importante que a gente fa?a a maromba, que a gente utilize o trabalho de maromba que ? pro corpo ficar sarado, pra que a gente possa ficar casca grossa." |
Professor de academia de gin?stica ? |
"Ent?o a nossa filosofia ? mostrar pras pessoas, n?, tentar passar pras pessoas que elas podem brilhar, que elas s?o importantes (...) Ent?o n?s viramos pro negro e falamos: p?, neg?cio seguinte, tu ? bonito, tu n?o ? feio como dizem que tu ? feio. Teu cabelo n?o ? ruim como dizem que teu cabelo ? ruim, entendeu? Meu cabelo ? crespo, entendeu? Existe cabelo crespo, existe cabelo liso. N?o tem essa de cabelo bom, cabelo ruim. Por que que cabelo de branco ? bom e meu cabelo ? ruim?" |
Cantor de RAP |
* Essas falas est?o dispon?veis no link http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#8
?
Atividade 8
Uma vez que os alunos perceberam as diferen?as entre as g?rias de alguns grupos, o professor dever? propor uma atividade a ser realizada em grupos de 3 ou 4 componentes.
A atividade consiste na elabora??o de um dicion?rio de g?rias. Os alunos ser?o divididos em grupos e cada um dever? escolher um grupo social e criar um dicion?rio. O professor apresentar? algumas sugest?es como: surfistas, emos, patricinhas, pagodeiros, funkeiros, policiais, skatistas, roqueiros, grafiteiros, entre outros.
Professor, nos sites abaixo voc? encontrar? informa??es importantes para sua aula.
A avalia??o da atividade de cria??o do dicion?rio de g?rias levar? em considera??o todo o processo da mesma, desde a escolha do grupo social a ser estudado at? a efetiva elabora??o do dicion?rio. Ser?o crit?rios de avalia??o: