Carlos Eduardo Frankiw de Andrade; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
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INTRODU??O AOS PROFESSORES
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Ao longo das primeiras d?cadas do s?culo XIX, a Europa passou por um amplo e radical conjunto de transforma??es em suas bases sociais, pol?ticas e econ?micas. Com o advento e a dissemina??o da Revolu??o Industrial em solo europeu, as paisagens das grandes cidades europeias tiveram uma profunda altera??o, com o desenvolvimento e a massifica??o de um novo ator: o operariado. Diante dos dram?ticos impactos sociais e econ?micos do desenvolvimento da produ??o industrial, a Europa se tornou palco de um per?odo pautado pelo florescimento de engenhosas e inventivas tentativas de solucionar os problemas oriundos destas rec?m-disseminadas formas de produ??o.
No caldeir?o de ideias surgidas e disseminadas nesses anos, todo um conjunto de ide?rios pautados no desejo de estabelecer novas rela??es produtivas e comunit?rias, bem como um novo paradigma de humanidade, desenvolveu-se. Entre a den?ncia da mis?ria espiritual e material que atingia milh?es de trabalhadores e o sonho de um mundo pautado pelo homem como medida suprema do bem-estar de uma comunidade, nas ideias de pensadores como Charles Fourier, Conde de Saint-Simon e Robert Owen, a hist?ria dos ide?rios socialistas, em sua vertente posteriormente conhecida como socialismo ut?pico, deu os seus primeiros passos.
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DESENVOLVIMENTO
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AULA 1
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar a aula a partir de uma breve contextualiza??o (de, no m?ximo, dez minutos) acerca de alguns dos fundamentos das primeiras ideias socialistas surgidas na Europa nas primeiras d?cadas do s?culo XIX. No olhar cr?tico dos primeiros pensadores do socialismo, a ideia de reforma das inst?ncias sociais, econ?micas e culturais, a partir da funda??o de comunidades voltadas ao florescimento de uma sociedade fraterna e solid?ria, aliava-se diretamente a uma den?ncia de cunho moral aos malef?cios produzidos pelas novas rela??es produtivas oriundas do desenvolvimento da ind?stria moderna. Para os primeiros pensadores do socialismo, al?m da perda de autonomia no espa?o produtivo, os novos regimes de trabalho extenuantes tornavam praticamente imposs?vel aos trabalhadores o cultivo de seus talentos intelectuais e morais, pois se fundamentavam em princ?pios associativos que ignoravam a import?ncia do bem-estar do homem moderno em todas as suas dimens?es.
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Desenvolvimento
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Terminada esta breve introdu??o, o professor dever? distribuir aos alunos esta pequena cita??o do militante anarquista estadunidense Hakim Bey, acerca dos fundamentos do ide?rio socialista desenvolvido pelo pensador socialista Charles Fourier, pedindo a um deles que a leia em voz alta:
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"[...] As mis?rias da Civiliza??o tem desviado a Terra e a humanidade de seu proprio destino em um sentido literalmente c?smico. A Paix?o, a qual temos aprendido a entender como "o mal", ? de fato, virtualmente, o princ?pio divino. Os seres humanos s?o estrelas microsc?picas, e todas as paix?es e desejos(incluindo os "fetiches" e as"pervers?es") s?o por natureza n?o somente boas, mas sim necess?rias para a realiza??o do destino dos humanos. No sistema de Harmonia de Fourier todas atividades criativas incluindo a ind?stria, a artesania, a agricultura (etc.) surgiram da liberta??o da paix?o - esta ? a famosa teoria do "trabalho atrativo". Fourier sexualiza o pr?prio trabalho - a vida do Falanst?rio ? uma cont?nua orgia do sentimento intenso, do pensamento e da atividade, uma sociedade de amantes e selvagens entusiastas. Quando a vida social da terra ? harmonizada, nosso planeta voltar? a ser incorporado ao universo da Paix?o e ser?o experimentadas vastas transforma??es na forma do corpo humano, no tempo atmosf?rico, nos animais e nas plantas, e mesmo nos oceanos."
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(A cita??o do militante anarquista estadunidense Hakim Bey, sobre as propostas socialistas de Charles Fourier, foi extra?da do verbete deste pensador franc?s presente no site Wikipedia, dispon?vel em: http://www.wikipedia.org. O link para o verbete de Charles Fourier neste site ? o seguinte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier.)
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A leitura da cita??o acima, pelos alunos, tem por objetivo servir de introdu??o aos aspectos de um dos mais importantes pensadores das primeiras concep??es socialistas europeias. Neste sentido, a atividade a ser desenvolvida nesta aula consiste no debate e na pesquisa, visando aprofundar os conhecimentos dos estudantes acerca do ide?rio socialista de Charles Fourier.
Para tanto, prop?e-se como atividade que os alunos, ap?s a leitura desta cita??o, separados em dois grupos de, aproximadamente, vinte estudantes, realizem inicialmente uma pesquisa sobre as concep??es socialistas do pensamento de Charles Fourier (tempo para esta atividade: dez minutos). Em princ?pio, sugere-se como base de pesquisa a leitura completa do verbete de Charles Fourier no site Wikipedia, contido no link de onde foi retirada a cita??o do militante anarquista estadunidense Hakim Bey. Se necess?rio, os alunos poder?o expandir suas fontes procurando por outros sites contendo informa??es sobre o socialismo deste pensador franc?s.
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Tal pesquisa servir? de fundamento para que os alunos debatam e escrevam, em seus respectivos grupos, respostas para as perguntas abaixo. Estas respostas dever?o ser apresentadas oralmente a toda a sala, nos dez minutos finais da aula, possibilitando a socializa??o dos enfoques de conhecimentos pedidos a cada grupo. Para a realiza??o de cada uma destas atividades (debate e escrita de resposta), sugere-se cerca de dez minutos. ? importante que todos os alunos de cada grupo participem das atividades de debate. Para a escrita da resposta e a apresenta??o da mesma para toda a sala, os alunos de cada grupo poder?o dividir-se para que todos tenham responsabilidades nestas duas atividades.
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As perguntas respectivas aos Grupos 1 e 2 seguem abaixo.
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Grupo 1:
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- Como o socialismo de Charles Fourier fundamenta a ideia de associa??o? (No ide?rio socialista desenvolvido por Charles Fourier, a ideia de socialismo como esp?cie de engenharia associativa ? central. Para este pensador, a disposi??o associativa dos homens seria um dado da natureza humana an?loga as leis da f?sica newtoniana, sendo o socialismo o mais perfeito dos arranjos de associa??o comunit?ria das sociedades modernas, visto que uma sociedade fundamentada no socialismo seria a mais acabada forma de express?o e vaz?o das disposi??es naturais do homem.)
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Grupo 2:
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- Qual o papel das paix?es humanas para o socialismo desenvolvido por Charles Fourier? (Para o ide?rio de Fourier, as paix?es humanas s?o a disposi??o central que fomenta o processo de desenvolvimento e florescimento cont?nuo dos talentos e aptid?es dos homens ao longo da hist?ria da humanidade. Partindo de uma cr?tica ? moderna ind?stria, pautada pela perspectiva de que a mesma imporia obst?culos crescentes ao desenvolvimento dos talentos e aptid?es oriundos das paix?es humanas, Fourier concebe seu socialismo como estrutura associativa e comunit?ria fundamentalmente embasada pelo cont?nuo est?mulo ao florescimento das paix?es humanas.)
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AULA 2
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Contextualiza??o
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No in?cio desta aula, o professor dever? fazer uma contextualiza??o, de cerca de quinze minutos, acerca de uma das caracter?sticas mais fundamentais das primeiras ideias socialistas surgidas na Europa do s?culo XIX: a imagina??o e o planejamento minucioso dos fundamentos das comunidades que serviriam de base para a futura sociedade socialista. Dos trabalhos a serem desenvolvidos ?s rela??es a serem estabelecidas entre os membros da comunidade, as descri??es da sociedade futura foram um fator fundamental para a massifica??o dos primeiros ide?rios socialistas entre os trabalhadores europeus, a partir da apresenta??o constante do contraste daquilo que estes pensadores imaginavam com a realidade dram?tica das nascentes sociedades industrializadas da Europa.
Neste sentido, o apelo ?s imagens do que seria o futuro socialista da humanidade e suas vantagens e diferen?as perante as estruturas das nascentes sociedades industriais, vivenciadas cotidianamente pelos trabalhadores europeus, foi fator fundamental para as primeiras propagandas dos ide?rios socialistas entre as massas.
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Desenvolvimento
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Para as atividades a serem desenvolvidas entre os alunos nesta aula, o professor dever? manter a divis?o entre dois grupos de cerca de vinte estudantes estabelecida na aula anterior. Nesta aula, o que se prop?e ? que os alunos realizem interpreta??es descritivas das imagens abaixo. Nesse sentido, estas interpreta??es dever?o ser constru?das a partir do debate e da escrita de uma resposta comum ?s perguntas orientadoras para os temas abaixo (quinze minutos para a atividade de debate e dez minutos para a atividade de escrita), a serem cedidas a cada um dos grupos. Nos dez minutos finais da aula, os alunos de cada um dos grupos dever?o realizar uma apresenta??o oral de suas interpreta??es.
De modo a facilitar a maior intera??o entre os alunos de cada grupo, todos os estudantes dever?o ser estimulados ? atividade de debate, fundamental para a constru??o e a assimila??o dos conhecimentos a serem aprendidos nesta aula. Se melhor convier aos alunos de cada grupo, estes poder?o dividir-se entre aqueles respons?veis pela escrita e aqueles encarregados pela apresenta??o das interpreta??es para o resto da sala.
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Os grupos dever?o ser divididos da seguinte maneira, quanto aos temas e ?s imagens a serem interpretadas:
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- GRUPO 1: ?As cidades europeias e as paisagens das moderna ind?strias?;
- GRUPO 2: ?O falanst?rio socialista e a paisagem da sociedade futura sob o socialismo?.
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Ao Grupo 1 dever? ser cedida a seguinte imagem:
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Figura 1:
Legenda: Paisagem de usinas, pintura francesa do s?culo XIX ilustrando a paisagem das zonas industriais de Paris. Autor: The?phile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org/.
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Aos alunos deste grupo dever? ser pedido que debatam e escrevam uma interpreta??o descritiva desta imagem para ser apresentada ao resto da sala, a partir da seguinte pergunta orientadora:
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- De que maneira se constru?a a paisagem das zonas industriais europeias em suas cidades durante o s?culo XIX? (A retrata??o de uma paisagem marcada por aspectos sombrios, sob a constante n?voa das fuma?as das chamin?s das f?bricas, em meio a edifica??es residenciais desordenadamente constru?das nas grandes cidades europeias do s?culo XIX, denotava aspectos de uma estrutura social e econ?mica marcada pelo caos e pela submiss?o de milhares de trabalhadores a uma viv?ncia marcada pela insalubridade e pela aus?ncia de qualquer preocupa??o pol?tica e social para com as condi??es de vida destes oper?rios.)
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Ao Grupo 2 dever? ser cedida a seguinte imagem:
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Figura 2:
Legenda: Ilustra??o de um falanst?rio, tipo de comunidade preconizada pelo ide?rio socialista de Charles Fourier. Autor: Desconhecido. Fonte: http://ilepotentielle.blogspot.com/2010/07/lutopie-selon-charles-fourier.html.
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Aos alunos deste grupo dever? ser pedido que debatam e escrevam uma interpreta??o descritiva desta imagem para ser apresentada ao resto da sala, a partir da seguinte pergunta orientadora:
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- De que maneira se constru?a a paisagem imaginada pelos primeiros pensadores socialistas como bases das comunidades socialistas do futuro? (A constru??o das imagens da futura sociedade socialista de Charles Fourier, nas comunidades conhecidas como falanst?rios, pautava-se fundamentalmente na conjun??o entre um minucioso ordenamento dos espa?os comunit?rios e uma diversificada funcionalidade destes, constituindo uma imagem das futuras comunidades socialistas como lugares de encontro das mais altas aptid?es intelectuais da humanidade com as melhores possibilidades do desenvolvimento salubre dos talentos do homem.)
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AULA 3
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Contextualiza??o
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O professor dever? come?ar esta aula a partir de uma breve introdu??o, de cerca de dez minutos, ressaltando que os primeiros ide?rios socialistas europeus tamb?m detinham um coeficiente bastante significativo de heterogeneidade de influ?ncias e de ideias. Das perspectivas de estrutura de produ??o cooperativa propostas pelo industrial e pensador socialista gal?s Robert Owen, passando pela dimens?o m?stica das estruturas hier?rquicas da futura sociedade socialista proposta pelo socialismo de Conde de Saint-Simon, a imagina??o plural de meios e de comunidades socialistas foi um dos tra?os mais distintivos das primeiras concep??es do socialismo europeu.
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Desenvolvimento
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Nas atividades desta aula, novamente o professor dever? manter a divis?o da sala em dois grupos de, aproximadamente, vinte alunos estabelecida nas aulas anteriores. Tal divis?o visa facilitar a socializa??o dos conhecimentos a serem obtidos pelos dois grupos na atividade de pesquisa a ser realizada por cada um deles proposta para esta aula.
A atividade desta aula consiste em quatro partes: o trabalho de pesquisa virtual, o debate acerca dos conhecimentos obtidos, a confec??o de um pequeno artigo a ser escrito por cada grupo e a apresenta??o deste para o resto da sala. Na atividade de pesquisa e debate (programar dez minutos para cada uma destas atividades), ? novamente importante a participa??o de todos os alunos de cada grupo, como forma de coletiviza??o dos conhecimentos adquiridos. Tal como nas aulas anteriores, para a confec??o dos artigos e para a apresenta??o oral de cada grupo (dez minutos para cada atividade), os alunos poder?o dividir-se, livremente, em seus respectivos grupos entre os estudantes respons?veis pela confec??o do artigo e aqueles respons?veis por sua apresenta??o oral.
No que tange ao objeto das pesquisas a serem realizadas, o seu objetivo ? auxiliar os alunos a aprofundarem os seus conhecimentos sobre as diferentes vers?es do ide?rio socialista surgidas na Europa nas primeiras d?cadas do s?culo XIX. Assim sendo, os grupos ser?o respons?veis por pesquisar e redigir artigos para serem apresentados ? sala, a partir dos seguintes temas, respectivamente, quanto aos grupos:
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- GRUPO 1: ?As concep??es socialistas de Robert Owen?;
- GRUPO 2: ?Os fundamentos do socialismo de Conde de Saint-Simon?.
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Os links abaixo s?o sugeridos, inicialmente, como fontes de pesquisa para os alunos. De acordo com as necessidades dos estudantes, estas fontes poder?o ser expandidas.
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Links:
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GRUPO 1:
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GRUPO 2:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon.
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AULA 4
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar a aula com uma breve introdu??o, de cerca de dez minutos, considerando a import?ncia da imprensa e dos meios de comunica??o ent?o existentes para a massifica??o das primeiras ideias socialistas. Por meio de jornais, panfletos e livros, milh?es de trabalhadores come?aram a compartilhar e a discutir novas formas de estruturar e transformar suas sociedades sob princ?pios de comum bem-estar da humanidade.
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Desenvolvimento
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Nesta aula, o professor dever? propor aos alunos a confec??o de um blog virtual, tendo por tema os fundamentos das primeiras ideias socialistas europeias. Nesse sentido, a confec??o do Blog tem como objetivo possibilitar o compartilhamento dos saberes adquiridos pelos estudantes com os alunos de toda a escola, ao constituir seu conte?do com os resultados das atividades propostas nas aulas anteriores. Dessa maneira, a atividade, que utilizar? os quarenta minutos restantes da aula, dever? envolver, ainda que de maneira diferente, todos os alunos da sala. Da maneira como melhor convir ao professor, os alunos poder?o ser divididos entre aqueles respons?veis por debater e confeccionar a parte visual do Blog (seu layout), os encarregados pela alimenta??o do mesmo com os textos e interpreta??es discutidas e escritas pelos estudantes e aqueles incumbidos de divulgar o mesmo para o restante da escola.
Os alunos dever?o ser estimulados a fazer uso de seus perfis em redes sociais, como o Orkut, o Facebook e similares para divulgar o Blog.
Pela facilidade de configura??o e manuseio, recomenda-se hospedar o Blog no dom?nio wordpress (link: http://pt-br.wordpress.com/). Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confec??o de blogs em outros dom?nios, os mesmos dever?o ser utilizados.
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AULA 5
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar esta aula a partir de uma breve abordagem, de cerca de dez minutos, acerca dos potenciais legados das primeiras concep??es de socialismo surgidas na Europa para os movimentos pol?ticos e sociais progressistas contempor?neos. Ainda que estes movimentos estejam longe do rigor e do detalhamento dos primeiros socialistas quanto ?s suas propostas socialistas, muitos deles compartilham da ideia de constru??o de espa?os coletivos pautados pela constitui??o de rela??es produtivas e sociais diferentes das estabelecidas pelo capitalismo contempor?neo como forma de luta, objetivando a transforma??o das sociedades modernas.
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Desenvolvimento
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Nesta aula, o professor dever? estimular primeiramente uma atividade de leitura individual e silenciosa, de cerca de dez minutos, da entrevista concedida pelo militante anarquista estadunidense Hakim Bey ? revista High Times sobre a sua no??o de Zona Aut?noma Tempor?ria, como potencial forma de milit?ncia, objetivando a transforma??o das sociedades modernas, no link dispon?vel em:
http://www.nodo50.org/insurgentes/textos/cultura/14entrevistahakimbey.htm.
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Ap?s a leitura da entrevista, o professor dever? propor aos alunos um debate pautado pela livre interpreta??o e discuss?o oral dos estudantes, de modo a estimular o seu senso cr?tico e reflexivo, tendo por tema a seguinte pergunta: ?De que modo as concep??es de uso e de pr?ticas desenvolvidas em espa?os de conv?vio pode transformar as sociedades modernas??
A atividade de debate dever? tomar os trinta minutos restantes da aula.
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CONCLUS?O
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Os alunos dever?o ser estimulados a perceber a import?ncia da reflex?o cr?tica perante sua realidade, como forma de interven??o visando transformar sua sociedade. Dever?o compreender o valor da imagina??o, assim como a import?ncia das concep??es de conviv?ncia e do uso de seus espa?os de conv?vio para o pensamento e a interven??o nestes, para transformar seus cotidianos. Por fim, os alunos dever?o ser incitados a perceber a import?ncia da constitui??o de formas participativas e horizontalizadas de interven??o, com o objetivo de transformar a realidade de suas comunidades como parte fundamental do arcabou?o da ideia de democracia contemporaneamente.
Links:
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_ut?pico
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http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo-utopico.htm
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http://www.infoescola.com/filosofia/socialismo-utopico/
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http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/socialismo-utopico.htm
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Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de compreens?o dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpreta??o oral e escrita dos textos e imagens cedidas, assim como na sua atividade de pr?tica de pesquisa, elabora??o e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas. Os textos elaborados pelos estudantes dever?o ser avaliados de acordo com a capacidade de interpreta??o e a exposi??o anal?tica dos conte?dos aos quais os mesmos se referem. No que tange ao Blog virtual, sua avalia??o dever? centrar-se eminentemente na perspectiva de exposi??o, socializa??o e no resumo dos conte?dos apreendidos durante as aulas.