Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de leitura e escrita : ?Cad? o dentinho que estava aqui? A c?rie comeu...?

Autor e Co-autor(es)

WIRLANDA JORGE BELO DA FONSECA JOSINO imagem do usuário

SAO LUIS - MA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O DO ESTADO DO MARANH?O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observa??es.
  • Produzir  texto informativo.
  • Desenvolver a capacidade criadora.
  • Valorizar a sa?de bucal.
  • Apresentar atitudes de higiene.
  • Refletir sobre o sistema de escrita e a linguagem usada para escrever.
  • Avan?ar nas habilidades leitora e escritora.

Duração das atividades

15 dias

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dispensa conte?dos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conversa informal

Em uma conversa informal, pergunte aos alunos como eles cuidam dos dentes. Ou?a o relato de experi?ncias dos mesmos sobre c?rie e dor de dente.

Em um quadro, que dever? ser afixado na sala de aula durante todo o desenvolvimento do projeto e,  retomado no final para averigua??o de novas aprendizagens,  anote o que eles sabem e o que eles gostariam de saber sobre esse assunto. Depois, envolva-os na constru??o da metodologia do projeto (Como vamos saber?), perguntando como far?o para descobrir as respostas levantadas pela turma.

Sugest?o de quadro:

?

O que sabemos?

O que queremos saber?

Como  vamos saber?

?

?

?

?

OBS.: Professor, mesmo trabalhando com  crian?as de 7ou  8 anos, ? poss?vel envolv?-las  na constru??o desse trabalho. Provoque nelas  a curiosidade e a vontade de saber mais sobre higiene bucal, uma vez que ? comum irem ? escola com dor de dente.  Ajude-as a pensar, na elabora??o das etapas do projeto, perguntando:

  • Como gostariam de trabalhar esse tema?
  • Como vamos saber mais sobre o assunto? Vamos fazer pesquisa? Onde?
  • Podemos utilizar o laborat?rio de inform?tica da escola? O que faremos l??
  • D? pra fazer pesquisa na internet?
  • Trabalharemos individualmente ou em duplas?
  • Seria interessante trazer um profissional (agente de sa?de/dentista) para esclarecer nossas d?vidas sobre esse assunto?


    Certamente o que eles responder?o permitir? a montagem  das etapas do projeto mais facilmente. Caso eles acrescentem algo  novo , discuta com a turma e acrescente ao quadro novas a??es que ajudar?o a enriquecer, mais ainda, o trabalho. Aproveite o interesse e motiva??o da turma pelo assunto para inserir ao projeto atividades que permitam um avan?o na leitura e escrita dos alunos n?o alfab?ticos.

?

ATIVIDADE 2 - leitura de texto

Apresente o poema "Os dentes do jacar?" , na cartolina ou papel pardo e fixe-o na parede da sala de aula para posterior leitura dos alunos.
?

Os dentes do jacar?

De manh? at? ? noite,
Jacar? escova os dentes,
Escova com muito zelo
Os do meio e os da frente.

- E os de tr?s, jacar??

 De manh? escova os da frente
E de tarde os do meio,
Quando vai escovar os de tr?s
Quase morre de receio.

- E os de tr?s, jacar??

Desejava visitar
Seu compadre crocodilo
Mas morria de pregui?a:
Que bocejo! Que cochilos!

- Jacar? e os dentes de tr?s?

Foi a pergunta que ouviu
Num sonho que ent?o sonhou
Caiu da cama assustado
E escovou, escovou, escovou.

Autor: S?rgio Caparelli

?

ATIVIDADE 3 - Leitura, compreens?o e interpreta??o do poema.

Identifique, junto com os alunos, nome do poema e seu autor. Ap?s a leitura individual e coletiva pergunte:

  • Quantos dentes voc? tem? E um jacar??
  • Que per?odo do dia o jacar? costuma escovar os dentes?
  • Por que ser? que o jacar? morre de medo de escovar os dentes de tr?s da boca?
  • Voc? escova  todos os seus dentes  ou s? limpa os dentes da frente e do meio como o jacar? do poema?
  • O poema fala que o jacar? escova os dentes com muito zelo. O que isso quer dizer?
  • Quantas vezes voc? escova seus dentes diariamente?

?

ATIVIDADE 4 - Identifica??o de palavras

Divida os alunos em duplas, com hip?teses de escrita pr?ximas e d? uma c?pia do texto para realizarem uma atividade de ca?a-palavras . Pergunte:

  • Vamos procurar, no poema, onde est? escrito a palavra "dentes"?
  • Qual a letra inicial dessa palavra?
  • Em que linha, do poema, ela est? escrita 
  • Quantas letras utilizamos para escrev?-la?
  • Quantas s?labas possui?
  • Quantas vezes ela est? repetida no poema?
  • Que outras palavras com "D" inicial voc?s conhecem?

Professor, voc? pode continuar realizando essa atividade utilizando outras palavras do poema como: jacar?, cama, crocodilo, pregui?a, etc. Pe?a que os alunos utilizem l?pis de cor para fazerem essas marca??es. Essa ? uma atividade que s? ser? uma boa situa??o de aprendizagem para o aluno n?o alfab?tico se houver  planejamento dos agrupamentos  e na condu??o das perguntas. 

?

ATIVIDADE 4.1 - Recorte e colagem de palavras

Leve para sala de aula revistas velhas, jornais, tesoura e cola. Divida os alunos em duplas e distribua papel chamex para todos. Fa?a um ditado com eles, mas ao inv?s de escreverem a palavra , eles ter?o que mont?-la utilizando o material dispon?vel, recortando letra por letra.  Fa?a a corre??o coletiva no final.

?

ATIVIDADE 4.2 - Uso do alfabeto m?vel gigante

Professor, divida uma folha de papel chamex ao meio e escreva, em cada peda?o, uma letra do alfabeto. Distribua cada letra para um aluno ( n?o importa se houver repeti??o de letras). Diga uma palavra e pe?a que os alunos a montem na frente da sala. Deixe que os mesmos se organizem sozinhos para montar a palavra correta . Voc? poder? ajud?-los fazendo perguntas que os fa?am refletir sobre a posi??o das letras na ordem certa.

  

 

Alunos se organizam, na frente da sala, para montarem a palavra BOCA, utilizando as letras m?veis do alfabeto gigante.

Fonte: Acervo pessoal

?

ATIVIDADE 5 - Palestra e desenho

Junto com a dire??o da escola, convidem um agente de sa?de ou um dentista para  realizar  uma palestra para os alunos sobre higiene bucal. Ap?s a palestra, promova uma roda de conversa para que os alunos possam falar sobre o que acharam interessante. Distribua papel chamex e pe?a que desenhem  e/ou escrevam o que aprenderam.

?

Aluno desenhando os bichinhos da c?rie e a pasta de dentes que combate esse mal.

Fonte: Acervo pessoal

ATIVIDADE 6 - Pesquisa na internet

No laborat?rio de inform?tica pesquisem sobre higiene bucal. Selecione, previamente, os sites que os alunos dever?o visitar (ver recursos complementares). Novamente, fa?a agrupamentos produtivos, considerando n?o somente o conhecimento que os alunos possuem sobre a leitura, mas tamb?m suas caracter?sticas pessoais. Em sala de aula, conversem sobre o que descobriram.

?

ATIVIDADE 7 - Escrita de lista tendo o professor como escriba.

Juntamente com os alunos, crie uma lista de cuidados que devemos ter com os dentes. Seja o escriba e realize essa atividade no quadro. N?o esque?a de promover reflex?es sobre como se escreve. Esse tipo de atividade far? com que os alunos que n?o se encontram no n?vel alfab?tico, reflitam sobre a escrita das palavras. Ao final da atividade, fa?a a leitura coletiva e pe?a que os alunos registrem, no caderno, a atividade realizada e ilustrem cada frase.

?

ATIVIDADE 8 - Cria??o de cartaz

Divida os alunos em grupo e pe?a que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que v?o fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opini?o dos colegas para poderem decidir , em conjunto, o que ir?o fazer.

Atividade em grupo: cria??o de cartaz sobre higiene bucal

Fonte: Acervo pessoal

?

ATIVIDADE 9 - Jogos na internet

Jogos tamb?m ensinam  e divertem a garotada. No laborat?rio de inform?tica  pe?a que acessem o site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html  e deixe-os aprenderem mais sobre o assunto, brincando.

OBS.: Monte pain?is nos corredores da escola, utilizando todos os materiais produzidos no decorrer das descobertas: cartazes, desenhos sobre higiene bucal,  resultados da pesquisa na internet, entrevista, escrita dos textos, etc.

?

ATIVIDADE 10  Cria??o de folheto informativo e socializa??o do projeto na escola.

Monte, com a turma, um folheto informativo, acerca dos cuidados que devemos ter com os dentes. Os alunos poder?o utilizar um editor de texto Writer/Word para realizarem essa atividade. Distribua tarefas entre os alunos. Planejem que informa??es colocar?o no folheto, quem far? os desenhos, etc. Essa ? a hora de retomarem o quadro da atividade 1 para constatarem as novas aprendizagens. Tire xerox do material e, junto com os alunos, fa?a a divulga??o do que aprenderam, nas outras salas de aula, buscando sensibilizar  outros colegas para a pr?tica de uma higiene bucal saud?vel.

Recursos Complementares

Avaliação

?

  •  Envolvimento da turma para as atividades propostas.
  •  Produ??o de folheto explicativo sobre os cuidados com os dentes e divulga??o nas salas de aulas.
  •  Exposi??o dos trabalhos realizados pelos alunos .
  • Acompanhamento individual dos avan?os e dificuldades de todos os alunos na leitura e escrita.