Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Guerrilha do Capara?

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender as rea??es pol?ticas e armadas ao Golpe Civil-Militar de 1964, suas propostas, seu desenvolvimento e suas conseq??ncias. Poder? aprender, ainda, como uma das formas pol?ticas de resist?ncia a uma situa??o ditatorial se instalou no Pa?s, sendo seguida por v?rias organiza??es pol?ticas de esquerda.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ditadura Civil-Militar de 1964.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

O professor dever? fazer uma breve introdu??o sobre as articula??es pol?ticas, sociais e econ?micas e ideol?gicas que antecederam o 31 mar?o de 1964, culminando no Golpe Civil-Militar de 1964. Dever? enfatizar o clima de perplexidade das for?as pol?ticas que apoiavam o governo Goulart diante do golpe e a sua dificuldade em rearticular a oposi??o pol?tica ao ato de for?a que instalou a articula??o golpista no poder pol?tico da na??o. Por fim, o professor dever? ressaltar as a??es do governo federal nos primeiros anos do Golpe Civil-Militar, quando buscavam levar a cabo a??es ditatoriais que deram os primeiros contornos do que se seguiria nos anos posteriores, como, por exemplo, a edi??o dos primeiros Atos Institucionais, o fechamento do Congresso, a cassa??o de parlamentares e o cerceamento das liberdades.

Em seguida o professor dever? dividir a turma em grupos que procederam ? pesquisa na Internet, buscando textos e imagens que ser?o utilizados em atividades posteriores. ? importante lembrar que os sites anotados abaixo s?o sugest?es de pesquisa. Os alunos dever?o pesquisar, inclusive, os sites de pesquisa para realizar o trabalho.

Imagem 1:

Mapa da regie??o do Caparao Mapa da regi?o onde foi preparada a guerrilha do Caparao.Fonte: |Projeto Rep?blica/UFMG

?

Imagem 2:

guerrilheiros presos :Guerrrilheiros presos ap?s o fracasso da opera??o. Fonte: Projeto Rep?blica/UFMG

Imagem 3:

Pris??o dos guerrilheiros do Caparao na BR 116 Pris?o de guerrilheiros na regi?o do Caparao, na BR 116. Fonte: Projeto Rep?blica/UFMG

?

Pesquisa em grupo

- Grupo 1: ?O que ? Guerrilha?.

Sites:

http://www.infoescola.com/geografia/guerrilha/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha

?

Grupo 2: ?O Golpe Civil-Militar de 1964: seus antecedentes, suas primeiras a??es para instalar-se e organizar-se?.

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964

?

Grupo 3: ?O que ? o Movimento Nacionalista Revolucion?rio?.

Site: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-nacionalista-revolucionario.htm

?

Grupo 4: ?A Guerrilha do Capara??.

Sites:

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/livros/caparao-a-primeira-guerrilha-contra-a-ditadura

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Capara%C3%B3

http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/a-guerrilha-de-caparao-em-questao/

http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com/2011/04/guerrilha-do-caparao-um-matematico-um.html

?

Grupo 5: ?A vis?o dos militares?.

Site: http://www.militar.com.br/modules.php?name=Historia&file=display&jid=231

?

Os alunos dever?o pesquisar, al?m dos textos, imagens que dever?o ser reservadas para uma atividade posterior. Dever?o produzir, tamb?m, um texto jornal?stico de uma ou duas laudas sobre o tema de seu grupo, redigindo como se fosse a not?cia daquele momento.

?

 AULA 2

O professor dever? reunir a turma em um semin?rio no qual se discutir? os resultados de cada um dos grupos, orientados pelas seguintes quest?es:

a) O que ? guerrilha? Ela ? uma forma eficaz de resist?ncia pol?tica? Em que circunst?ncia essa forma de oposi??o pode ser considerada uma op??o pol?tica v?lida?

b) Qual o quadro pol?tico que antecede e justifica a organiza??o do grupo guerrilheiro na Serra do Capara??

c) Qual o papel de Leonel Brizola na organiza??o Movimento Nacionalista Revolucion?rio?

d) Como se desenvolveu a Guerrilha do Capara?? Qual o seu impacto e import?ncia?

e) Como os militares veem a Guerrilha do Capara??

?

AULA 3

Esta aula ser? dedicada ? confec??o de um Jornal Mural com as imagens reservadas na primeira aula, bem como os textos de car?ter jornal?stico relatando a Guerrilha do Capara?, a ser afixado em local apropriado da Escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados na sua capacidade de participa??o, de argumenta??o, de pesquisa e de coleta de material iconogr?fico, bem como na coer?ncia interna e argumentativa dos textos que compor?o o Jornal Mural.