Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e na??es |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Aprender? o que s?o favelas, como vivem seus habitantes, sua localiza??o e as manifesta??es culturais dos moradores dessas comunidades.
? preciso que os alunos tenham estudado sobre a urbaniza??o no Brasil.
Utilizaremos como principal recurso did?tico para essa aula os laptops UCA conectados ? internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop est?o descritos nas aulas.
Aula 1:
O que s?o favelas?
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas a turma:
?
?
Em seguida, projete no data show as imagens abaixo e pe?a paraos alunos observarem efalarem sobre o que est?o vendo. Explore as imagens observadas, solicitando que eles descrevam aquilo que mais lhe chamou a aten??o (como s?o as favelas, como s?o as casas, as ruas, a estrutura, como vivem seus moradores) dentre outras informa??es que conseguirem identificar;
?
(Dispon?vel em: http://acordabrasil.wordpress.com/2007/08/19/a-ditadura-nas-favelas-do-rio/, acesso em: 19/09/2011)
?
(Dispon?vel em: http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, acesso em:19/09/2011)
?
(Dispon?vel em: http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html, acesso em: 19/09/2011)
?
?
Aula 2
?
Retome rapidamente com a turma o que foi visto na ?ltima aula, depois pe?a para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto que fala como foram formadas as favelas brasileiras, sobre os problemas sociais enfrentados pelos moradores das favelas, como a falta de infraestrutura, a viol?ncia, a pobreza, dentre outras quest?es.
Existem projetos sociais que promovem ajuda em diferentes ?reas ?s popula??es que vivem nas favelas brasileiras. Pe?a para os alunos acessarem os links: http://www.mdf.org.br/projetos-sociais.htme http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/areas_atuacao/des_territorial.php (acesso em: 19/09/2011) e navegarem pelos sites para conhecerem mais sobre esses projetos.
?
Aula 3:
?
As manifesta??es culturais nas favelas e a Central ?nica das Favelas
Nessa aula o professor ir? dialogar com os alunos sobre as manifesta??es culturais nas favelas, em especial, sobre a m?sica, o Funk, o Rap e o Hip-Hop como uma linguagem cultural dessa popula??o.
?
?
(Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ, acesso em: 19/09/2011)
?
?
Aula 4 e 5:
?
Fa?a uma r?pida revis?o do conte?do trabalhado nas aulas 1, 2 e 3 e proponha a seguinte atividade:
Divida os alunos em grupos de 5 e pe?a para fazerem um v?deo clipe sobre como ? a vida nas favelas brasileiras. O v?deo clipe deve conter imagens sobre as favelas e uma par?dia, feita a partir de uma can??o que fa?a parte do cotidiano das favelas, como raps, funks ou hip-hop. O trabalho deve ser feito seguindo as etapas e instru??es a seguir:
?
1: Escolher a m?sica a ser parodiada. Para isso, eles podem procurar as letras na internet no site do youtube: www.youtube.com (acesso em: 19/09/2011) e tamb?m no site: www.letrasdemusica.com.br (acesso em: 19/09/2011). No item "pesquisar" desses sites os alunos devem digitar: Funk, Rap ou Hip-Hop; aparecer?o v?rias m?sicas desse estilo musical, por isso os grupos devem escolher uma dessas m?sicas e em seguida criar a par?dia a partir da m?sica escolhida.
Observa??o: ? importante que o professor explique aos alunos o que ? uma par?dia. A par?dia ? uma imita??o c?mica de uma composi??o, ? a recria??o de um texto, nesse caso, ? a recria??o da letra da m?sica. Para professor obter mais informa??es sobre o que ? um par?dia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia (acesso em: 20/09/2011).
2: Procurar imagens na internet sobre as favelas brasileiras. Sugest?o de sites de pesquisa:http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html (acesso em: 19/09/2011).
3: Acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=PiIXK86fB34 (acesso em: 19/09/2011) e assistir ao v?deo do youtube que mostra como fazer um v?deo clipe.
4: Montar o v?deo clipe, com dura??o de no m?ximo 5 minutos. Usar o programa kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresenta??o) do laptop UCA para a montagem do clipe.
?
Aula 6 e 7:
?
Apresenta??o dos v?deos produzidos pelos alunos:
Segue abaixo sugest?o de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informa??es sobre o tema da aula:
http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/18/aviso-de-pauta-60/(acesso em: 19/09/2011)
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/livros/dirur/ensaios_de_economia_regional_e_urbana/Cap_2.pdf(acesso em: 19/09/2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk(acesso em: 19/09/2011)
O professor pode adotar como estrat?gia de avalia??o a observa??o do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando atrav?s das falas e conte?dos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que s?o favelas, como vivem seus habitantes, sua localiza??o e as manifesta??es culturais dos moradores dessas comunidades.