Portal do Professor

Início do Conteúdo

A vida nas favelas brasileiras ? UCA.

Autor e Co-autor(es)

Luciana Xavier de Castro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e na??es
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na forma??o do Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender? o que s?o favelas, como vivem seus habitantes, sua localiza??o e as manifesta??es culturais dos moradores dessas comunidades. 

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? preciso que os alunos tenham estudado sobre a urbaniza??o no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso did?tico para essa aula os laptops UCA conectados ? internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop est?o descritos nas aulas.

Aula 1:

O que s?o favelas?

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas a turma:

?

  1. O que s?o favelas?
  2. Voc?s j? foram a uma favela? (Caso algum aluno diga sim, pe?a para ele comentar como ? a favela que ele conheceu e qual a diferen?a dela para com os bairros que n?o s?o considerados favelas.)
  3. H? algum aluno na turma que mora em um bairro considerado uma favela? (Caso haja algum aluno, pe?a para ele comentar como ? o seu bairro.)

?

Em seguida, projete no data show as imagens abaixo e pe?a paraos alunos  observarem efalarem sobre o que est?o vendo. Explore as imagens observadas, solicitando que eles descrevam aquilo que mais lhe chamou a aten??o (como s?o as favelas, como s?o as casas, as ruas, a estrutura, como vivem seus moradores) dentre outras informa??es que conseguirem identificar;

?

(Dispon?vel em: http://acordabrasil.wordpress.com/2007/08/19/a-ditadura-nas-favelas-do-rio/, acesso em: 19/09/2011)

?

(Dispon?vel em: http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, acesso em:19/09/2011)

?

(Dispon?vel em: http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html, acesso em: 19/09/2011)

?

  • Depois pe?a para os alunos acessarem o link abaixo e assistirem ao v?deo que traz informa??es sobre as favelas brasileiras, como a popula??o, as casas, as dificuldades sociais enfrentadas: http://www.youtube.com/watch?v=ofnIxKba3wY&feature=related (acesso em: 19/09/2011)
  • Comente as informa??es trazidas pelo v?deo assistido.

?

Aula 2

?

  • Os problemas sociais das diferentes favelas brasileiras

Retome rapidamente com a turma o que foi visto na ?ltima aula, depois pe?a para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto que fala como foram formadas as favelas brasileiras, sobre os problemas sociais enfrentados pelos moradores das favelas, como a falta de infraestrutura, a viol?ncia, a pobreza, dentre outras quest?es.

  • Os projetos sociais

Existem projetos sociais que promovem ajuda em diferentes ?reas ?s popula??es que vivem nas favelas brasileiras. Pe?a para os alunos acessarem os links: http://www.mdf.org.br/projetos-sociais.htme http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/areas_atuacao/des_territorial.php (acesso em: 19/09/2011) e navegarem pelos sites para conhecerem mais sobre esses projetos.

  • Para finalizar essa aula, promova um di?logo com os alunos sobre os problemas sociais das favelas e sobre os projetos de ajuda que tentam amenizar esses problemas. Leve-os a pensarem e falarem sobre a responsabilidade dos nossos governantes e da sociedade em geral para com essas quest?es.

?

Aula 3:

?

As manifesta??es culturais nas favelas e a Central ?nica das Favelas

Nessa aula o professor ir? dialogar com os alunos sobre as manifesta??es culturais nas favelas, em especial, sobre a m?sica, o Funk, o Rap e o Hip-Hop como uma linguagem cultural dessa popula??o.

  • Apresente a turma a Central ?nica das Favelas (CUFA), uma organiza??o que surgiu de uma uni?o dos jovens residentes nas favelas que buscavam expressar atrav?s da arte suas atitudes, questionamentos, anseios, dentre outras quest?es, como pode ser observado nas letras das m?sicas produzidas pelo rapper MV Bill, um dos fundadores do CUFA. As informa??es sobre o artista est?o dispon?veis na p?gina: http://pt.wikipedia.org/wiki/MV_Bill (acesso em: 19/09/2011). Para obter mais informa??es sobre o CUFA, pe?a para os alunos acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_%C3%9Anica_das_Favelas (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto.

?

  • Posteriormente a turma deve acessar o link abaixo e assistir ao v?deo. O ?udio desse v?deo traz o rap ?Eu s? quero ? ser feliz? (Letra e m?sica: Cidinho e Doka), com a dura??o de 3 minutos e 42 segundos. Atrav?s desse v?deo poder?o compreender como a m?sica produzida nas favelas pode ser considerada uma express?o cultural da sua popula??o. Pe?a para os alunos comentarem sobre a letra desse rap.

?

Eu so quero ?? ser feliz

(Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ, acesso em: 19/09/2011)

?

  • Por fim, promova um debate com os alunos a respeito do preconceito e sobre as cr?ticas ?s m?sicas produzidas nas favelas. S?o cr?ticas ao ritmo, as letras que muitas vezes s?o consideradas como uma apologia ao crime, aos bailes funks que estimulam a sexualidade de forma agressiva e inadequada, a viol?ncia, dentre outras quest?es.

?

Aula 4 e 5:

?

Fa?a uma r?pida revis?o do conte?do trabalhado nas aulas 1, 2 e 3 e proponha a seguinte atividade:

Divida os alunos em grupos de 5 e pe?a para fazerem um v?deo clipe sobre como ? a vida nas favelas brasileiras. O v?deo clipe deve conter imagens sobre as favelas e uma par?dia, feita a partir de uma can??o que fa?a parte do cotidiano das favelas, como raps, funks ou hip-hop. O trabalho deve ser feito seguindo as etapas e instru??es a seguir:

?

1: Escolher a m?sica a ser parodiada. Para isso, eles podem procurar as letras na internet no site do youtube: www.youtube.com (acesso em: 19/09/2011) e tamb?m no site: www.letrasdemusica.com.br (acesso em: 19/09/2011). No item "pesquisar" desses sites os alunos devem digitar: Funk, Rap ou Hip-Hop; aparecer?o v?rias m?sicas desse estilo musical, por isso os grupos devem escolher uma dessas m?sicas e em seguida criar a par?dia a partir da m?sica escolhida.

Observa??o: ? importante que o professor explique aos alunos o que ? uma par?dia. A par?dia ? uma imita??o c?mica de uma composi??o, ? a recria??o de um texto, nesse caso, ? a recria??o da letra da m?sica. Para professor obter mais informa??es sobre o que ? um par?dia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia (acesso em: 20/09/2011).

2: Procurar imagens na internet sobre as favelas brasileiras. Sugest?o de sites de pesquisa:http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html (acesso em: 19/09/2011).

3: Acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=PiIXK86fB34 (acesso em: 19/09/2011) e assistir ao v?deo do youtube que mostra como fazer um v?deo clipe.

4: Montar o v?deo clipe, com dura??o de no m?ximo 5 minutos. Usar o programa kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresenta??o) do  laptop UCA para a montagem do clipe.

?

Aula 6 e 7:

?

Apresenta??o dos v?deos produzidos pelos alunos:

  • Essa aula ser? utilizada para a apresenta??o dos clipes produzidos pelos grupos. Use para a apresenta??o o data show. Ao fim de cada apresenta??o, deixe a turma comentar o v?deo apresentado, dar sugest?es de melhorias, inclusive fazerem corre??es ortogr?ficas e gramaticais.
  • O professor pode chamar professores da ?rea de portugu?s e geografia para assistirem as exibi??es dos v?deos e tamb?m darem suas contribui??es sobre o conte?do dos v?deos e a respeito da tem?tica da aula.
  • Observa??o: os trabalhos devem ser postados no site do youtube (para saber como fazer a postagem acesse: http://www.dicasblogger.com.br/2010/01/colocar-video-youtube-blogger.html, acesso em: 19/09/2011).

Recursos Complementares

Segue abaixo sugest?o de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informa??es sobre o tema da aula:

http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/18/aviso-de-pauta-60/(acesso em: 19/09/2011)

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/livros/dirur/ensaios_de_economia_regional_e_urbana/Cap_2.pdf(acesso em: 19/09/2011)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk(acesso em: 19/09/2011)

Avaliação

O professor pode adotar  como estrat?gia de avalia??o a observa??o do envolvimento  dos alunos em cada aula, identificando atrav?s das falas e conte?dos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que s?o favelas, como vivem seus habitantes, sua localiza??o e as manifesta??es culturais dos moradores dessas comunidades.