Portal do Professor

Início do Conteúdo

A cria??o da SUDENE

Autor e Co-autor(es)

Rafael da Cruz Alves imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o
Ensino M?dio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

Nesta aula o aluno conhecer? as medidas propostas para a melhoria do Nordeste e da vida do nordestino por meio da cria??o da Superintend?ncia do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O aluno compreender? como uma s?rie de fatores hist?ricos e clim?ticos atrapalhou o desenvolvimento da regi?o e como estes podem ser solucionados.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- Rep?blica Velha.

- Coronelismo.

- Era Vargas.

- Nacional-Desenvolvimentismo.

- Geografia nordestina.

Estratégias e recursos da aula

?

Em sala de aula ou no Laborat?rio de Inform?tica, o professor dever? reproduzir a letra e a m?sica de ?Triste Partida?, de Luiz Gonzaga, dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/82378/.

?

O professor dever?, ent?o, iniciar um debate, perguntando aos alunos do que se trata a can??o, anotando no quadro as opini?es:

?

- De qual regi?o brasileira estamos falando?

- Que problemas ela enfrenta?

- Estes problemas j? foram resolvidos?

- Quais s?o as sa?das procuradas pela popula??o?

?

Algumas imagens para o professor exibir durante o debate:

asfasdfSolo rachado onde j? houve um rio. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/shirleypaesleme1-barro.jpg

gjfjCasas humildes em meio ao sert?o nordestino, foco de v?rias doen?as, como a mal?ria. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria5.jpg

gujerasO que restou de um rio. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria4.jpg

ARFDHDFV?tima da seca. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/miseria1.jpg

?

O professor dever?, ent?o, reproduzir a m?sica ?Menina Jesus?, de Tom Z? (dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/tom-ze/164896/), e retomar o debate com as quest?es:

- Quem ? o personagem desta m?sica?

- Quais as consequ?ncias do ex?do rural?

- O que estes migrantes sonham encontrar em outras regi?es?

- Como as grandes cidades absorvem estes migrantes?

Ap?s a discuss?o, os alunos dever?o escrever um pequeno texto de uma lauda sobre os problemas do Nordeste, o ex?do rural e suas consequ?ncias.

?

?

Atividade 2

?

Agora que os alunos j? se expressaram em rela??o ao Nordeste, o professor dever? iniciar uma leitura coletiva do texto ?A inven??o do nordeste? (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Nordeste). O professor dever? pedir aos alunos que se alternem na leitura do texto e fazer pausas para discuss?es, quando necess?rio, tra?ando compara??es entre o texto e a opini?o dos alunos, escrita no quadro durante a ?ltima atividade.

?

O professor dever? apresentar a m?sica ?Vozes da seca?, de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/).

?

Os alunos agora dever?o separar-se em grupos de at? cinco membros. Conhecedores dos problemas que o Nordeste era v?tima, os estudantes dever?o dar uma resposta ? m?sica de Luiz Gonzaga, criando propostas para a regi?o, buscando torn?-la forte economicamente e com melhor qualidade de vida para a sua popula??o e diminuir assim o ?xodo.

?

?

Atividade 3

?

Os mesmos grupos da atividade anterior dever?o ler os textos ?A cria??o da SUDENE? (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Sudene) e ?A SUDENE? (dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=470). Todos os membros do grupo dever?o ler os textos, individualmente.

?

Ap?s a leitura, o professor dever? iniciar o debate e anotar no quadro a opini?o dos alunos:

- O que ? a SUDENE?

- Para que foi criada?

- Quais as a??es que pretendia fazer?

- Quais os resultados pretendidos?

- Obteve sucesso?

?

Ap?s esta discuss?o, o professor dever? distribuir as propostas elaboradas na ?ltima atividade, de maneira que os grupos recebam as propostas elaboradas por seus outros colegas.

?

Com base na leitura dos textos sobre a SUDENE e a discuss?o proposta pelo professor, os alunos avaliar?o o trabalho de seus colegas.  Dever?o apontar quais medidas propostas se aproximam com os ideais da SUDENE, quais s?o vi?veis e podem obter bons resultados e quais seriam pouco efetivas.

Recursos Complementares

Avaliação

?

Os estudantes ser?o avaliados em todas as etapas das atividades, de acordo com a sua participa??o e capacidade argumentativa.

?

Na reda??o sobre os problemas do Nordeste, dever? ser avaliada a capacidade do aluno em sintetizar e organizar o debate feito em sala de aula e sua capacidade de argumentar sobre a discuss?o.

?

As propostas para a regi?o nordestina elaborada pelos grupos dever?o ser avaliadas de acordo com a sua criatividade e adequa??o aos problemas reais da regi?o, com base nas discuss?es feitas em sala de aula.

?

Na ?ltima atividade, dever? ser cobrada a capacidade dos estudantes em identificar, nas propostas dos grupos alheios, rela??es (de aproxima??o e exclus?o) com o conte?do dos textos sobre a SUDENE, assim como a sua capacidade de argumentar sobre estas.