Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
?
Nesta aula o aluno conhecer? as medidas propostas para a melhoria do Nordeste e da vida do nordestino por meio da cria??o da Superintend?ncia do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O aluno compreender? como uma s?rie de fatores hist?ricos e clim?ticos atrapalhou o desenvolvimento da regi?o e como estes podem ser solucionados.
?
- Rep?blica Velha.
- Coronelismo.
- Era Vargas.
- Nacional-Desenvolvimentismo.
- Geografia nordestina.
?
Em sala de aula ou no Laborat?rio de Inform?tica, o professor dever? reproduzir a letra e a m?sica de ?Triste Partida?, de Luiz Gonzaga, dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/82378/.
?
O professor dever?, ent?o, iniciar um debate, perguntando aos alunos do que se trata a can??o, anotando no quadro as opini?es:
?
- De qual regi?o brasileira estamos falando?
- Que problemas ela enfrenta?
- Estes problemas j? foram resolvidos?
- Quais s?o as sa?das procuradas pela popula??o?
?
Algumas imagens para o professor exibir durante o debate:
Solo rachado onde j? houve um rio. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/shirleypaesleme1-barro.jpg
Casas humildes em meio ao sert?o nordestino, foco de v?rias doen?as, como a mal?ria. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria5.jpg
O que restou de um rio. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria4.jpg
V?tima da seca. Imagem dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/miseria1.jpg
?
O professor dever?, ent?o, reproduzir a m?sica ?Menina Jesus?, de Tom Z? (dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/tom-ze/164896/), e retomar o debate com as quest?es:
- Quem ? o personagem desta m?sica?
- Quais as consequ?ncias do ex?do rural?
- O que estes migrantes sonham encontrar em outras regi?es?
- Como as grandes cidades absorvem estes migrantes?
Ap?s a discuss?o, os alunos dever?o escrever um pequeno texto de uma lauda sobre os problemas do Nordeste, o ex?do rural e suas consequ?ncias.
?
?
Atividade 2
?
Agora que os alunos j? se expressaram em rela??o ao Nordeste, o professor dever? iniciar uma leitura coletiva do texto ?A inven??o do nordeste? (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Nordeste). O professor dever? pedir aos alunos que se alternem na leitura do texto e fazer pausas para discuss?es, quando necess?rio, tra?ando compara??es entre o texto e a opini?o dos alunos, escrita no quadro durante a ?ltima atividade.
?
O professor dever? apresentar a m?sica ?Vozes da seca?, de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/).
?
Os alunos agora dever?o separar-se em grupos de at? cinco membros. Conhecedores dos problemas que o Nordeste era v?tima, os estudantes dever?o dar uma resposta ? m?sica de Luiz Gonzaga, criando propostas para a regi?o, buscando torn?-la forte economicamente e com melhor qualidade de vida para a sua popula??o e diminuir assim o ?xodo.
?
?
Atividade 3
?
Os mesmos grupos da atividade anterior dever?o ler os textos ?A cria??o da SUDENE? (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Sudene) e ?A SUDENE? (dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=470). Todos os membros do grupo dever?o ler os textos, individualmente.
?
Ap?s a leitura, o professor dever? iniciar o debate e anotar no quadro a opini?o dos alunos:
- O que ? a SUDENE?
- Para que foi criada?
- Quais as a??es que pretendia fazer?
- Quais os resultados pretendidos?
- Obteve sucesso?
?
Ap?s esta discuss?o, o professor dever? distribuir as propostas elaboradas na ?ltima atividade, de maneira que os grupos recebam as propostas elaboradas por seus outros colegas.
?
Com base na leitura dos textos sobre a SUDENE e a discuss?o proposta pelo professor, os alunos avaliar?o o trabalho de seus colegas. Dever?o apontar quais medidas propostas se aproximam com os ideais da SUDENE, quais s?o vi?veis e podem obter bons resultados e quais seriam pouco efetivas.
?
Textos de apoio ao professor, dispon?veis em:
http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obed001g.html
http://www.fundaj.gov.br/tpd/111.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882001000100006&script=sci_arttext
?
Os estudantes ser?o avaliados em todas as etapas das atividades, de acordo com a sua participa??o e capacidade argumentativa.
?
Na reda??o sobre os problemas do Nordeste, dever? ser avaliada a capacidade do aluno em sintetizar e organizar o debate feito em sala de aula e sua capacidade de argumentar sobre a discuss?o.
?
As propostas para a regi?o nordestina elaborada pelos grupos dever?o ser avaliadas de acordo com a sua criatividade e adequa??o aos problemas reais da regi?o, com base nas discuss?es feitas em sala de aula.
?
Na ?ltima atividade, dever? ser cobrada a capacidade dos estudantes em identificar, nas propostas dos grupos alheios, rela??es (de aproxima??o e exclus?o) com o conte?do dos textos sobre a SUDENE, assim como a sua capacidade de argumentar sobre estas.