L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
- Os elementos estruturais b?sicos do castelo medieval.
- A vida cotidiana em um castelo.
- As fun??es de um castelo.
- O surgimento do castelo.
- As principais estruturas feudais.
- A segunda onda de invas?es b?rbaras: vikings, magiares e mu?ulmanos.
INTRODU??O
O tema destas aulas, apesar de parecer, n?o ? apenas t?cnico. O cotidiano dentro de um castelo medieval ? muito representativo da vida que levavam as pessoas do per?odo, n?o servindo apenas como estrutura militar ou de resid?ncia do senhor, mas tamb?m como local de relacionamento social.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor dever? iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:
- Imagem 1: Castelo Ingl?s
(dispon?vel em: http://marged.vilabol.uol.com.br/castleinglat.jpg);
- Imagem 2: Castelo em Gales
(dispon?vel em: http://ipt.olhares.com/data/big/187/1873044.jpg);
- Imagem 3: Representa??o imag?tica medieval de um castelo
(dispon?vel em: http://www.espacoarte.com.br/uploads/production/artwork/photo/1208/thumb_castelo-medieval-fulvio-pennacchi.jpg?1264531635).
Em seguida, indagar os alunos a respeito do castelo medieval:
- Quem os habitava?
- Qual a sua fun??o?
- Quando proliferou a sua constru??o?
- De que eram feitos? Como eram constru?dos?
Essas perguntas servir?o para guiar os alunos e o professor ao longo das outras aulas.
O professor, uma vez que se considere satisfeito com o pequeno debate despertado pelas imagens, dever? distribuir entre seus alunos o seguinte texto, dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm.
Aula 2
O professor dever? distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:
- Texto 1 (dispon?vel em:http://marged.vilabol.uol.com.br/medieval_castles.html);
- Texto 2 (dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo);
- Texto 3 (dispon?vel em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-em-um-castelo-medieval).
A leitura desses textos em sala de aula poder? ser feita de maneira silenciosa ou em voz alta, cabendo essa decis?o ao professor. Uma vez realizada a leitura, os textos ajudar?o os alunos a escrever uma reda??o de 25 linhas a respeito do castelo medieval. A reda??o dever? conter:
- As principais fun??es de um castelo;
- O cotidiano de um castelo;
- Os seus habitantes;
- A hist?ria dos castelos medievais: como surgiram, por que surgiram.
Aula 3
A terceira aula ser? dedicada ? realiza??o de um Jornal Mural. Os alunos dever?o fazer uma pesquisa de imagens em livros, revistas e via Internet. Nesse ?ltimo caso, o professor dever? levar os estudantes ? Sala de Inform?tica da escola, caso esta a possua.
Os alunos procurar?o por imagens de castelos e seus aposentos, como a cozinha, o est?bulo, o sal?o de reuni?es, etc. O jornal dever? ser redigido pelos pr?prios alunos e dever? informar a respeito do castelo medieval: suas fun??es, seus variados tipos, seu cotidiano, a vida de seus habitantes, etc. As imagens dever?o ilustrar essas informa??es e serem legendadas.
- Imagem 4: Um castelo medieval e suas facilidades (dispon?vel em: http://blog.romances.com.br/up/r/ro/blog.romances.com.br/img/castelo_medieval2.jpg).
Conclus?o
Ao fim das aulas, os estudantes compreender?o que o castelo medieval n?o era apenas uma estrutura militar, mas tamb?m um elemento de import?ncia econ?mica e social, um s?mbolo da sociedade feudal.
Como forma de avalia??o, sugerimos que o professor observe a participa??o e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na segunda aula e os do Jornal Mural dever?o ser avaliados em conte?do e consist?ncia.