Portal do Professor

Início do Conteúdo

Representa??es da Segunda Grande Guerra

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento; L?gia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

Os alunos poder?o desenvolver a capacidade de leitura e interpreta??o de fontes mais diversas, dialogando suas interpreta??es a partir dessas. Al?m disso, os alunos poder?o ter uma nova perspectiva de um conte?do program?tico muito explorado. Os alunos, tamb?m, ter?o a oportunidade de problematizar e discutir o impacto que a Segunda Grande Guerra teve no cotidiano das pessoas que, querendo ou n?o, acabaram envolvendo-se com o acontecimento. Al?m disso, os alunos poder?o analisar os valores que s?o veiculados nessas representa??es e de que forma esses bens simb?licos conformavam e eram conformados pelo processo hist?rico.

Duração das atividades

Oito aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- Hist?ria Contempor?nea.

- Segunda Guerra mundial.

Estratégias e recursos da aula

?

INTRODU??O

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais apresentaram ao mundo um novo conceito de Guerra. As pessoas agora se viam diante da guerra total. O objetivo da guerra total ? uma mobiliza??o total de seus recursos ? sejam eles agr?colas, industriais, naturais, militares, tecnol?gicos e humanos ? para que se possa, dessa maneira, anular o advers?rio e sua poss?vel capacidade de retalia??o.

Essa l?gica beligerante acabava, ent?o, por tocar os mais diversos setores sociais, envolvendo enorme parte da popula??o no chamado ?esfor?o de guerra?. A impress?o que se tinha era de uma criatura de largos bra?os que, como um c?ncer, espalhava e tomava conta de todas as pessoas. O sentimento de nacionalismo, que era alimentado pelos Estados envolvidos, acabava envolvendo ainda mais essa sociedade

Ainda dentro do conceito de guerra total, outra problem?tica deve ser levantada. Se todos os recursos j? citados eram voltados para o esfor?o de guerra, os mesmo deveriam ser combatidos como se fossem elementos da guerra. A natureza, as ind?strias, as cidades e as planta??es agora eram alvos estrat?gicos. Na guerra total n?o existe muita distin??o entre combatentes e n?o combatentes. Dessa maneira, o cotidiano ficou completamente alterado e as pessoas tiveram que se adequar ? nova realidade.

Com base nesse contexto e no come?o do conflito armado, ? que a produ??o cultural destinada ?s massas, como a Hist?ria em Quadrinhos, ajuda-nos a refletir sobre uma s?rie de valores e conceitos que devem ser problematizados para que se possa ter uma leitura cr?tica tanto do per?odo, quanto de toda a produ??o cultural que cerca tal acontecimento.

 

DESENVOLVIMENTO

Na primeira e segunda aulas, o professor dever? introduzir o assunto aos alunos. As aulas dever?o ser expositivas dial?gicas. Al?m de introduzir o tema, o professor dever? trabalhar outros assuntos a partir das intera??es dos alunos. Conceitos como Nazismo, Fascismo, Totalitarismo, Guerra Total e Holocausto dever?o ser inicialmente problematizados.

Na terceira aula, o professor dever? dividir a sala em grupos. A quantidade de grupos dever? ser escolhida pelo professor, pois os temas n?o s?o diferenciados e os alunos trabalhar?o em cima da mesma quest?o. Para explicar o trabalho para a sala, o professor dever? projetar as seguintes passagens:

?

Sexta-feira, 26 de Maio de 1944.

?

Minha querida Kitty,

Finalmente, depois de muito tempo, posso sentar calmamente ? minha mesa, diante da janela entreaberta e escrever tudo, tudo o que quero dizer.

Estou mais infeliz do que me sentia h? meses. Mesmo depois do assalto no pr?dio n?o fiquei t?o mal, por dentro e por fora. Por um lado s?o as not?cias sobre o Sr. van Hoeven, a quest?o dos judeus (que ? discutida em detalhes por todas as pessoas da casa), a invas?o (que demora tanto a acontecer), a comida horr?vel, a tens?o, atmosfera infeliz, meu desapontamento com Peter.[...]

FRANK, Anne. O di?rio de Anne Frank.

Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 314. 

No dia previsto, os combatentes de Stalingrado celebraram sua festa de Natal. Um c?u cor de cinza estendia-se pesadamente sobre a estepe nevada. Um frio implac?vel cristalizava a paisagem.

Em Stalingrado n?o havia mesas cobertas com toalhas brancas, nem nozes, nem ma??s: s? algumas pequenas ?rvores de Natal, enviadas pelo correio.

Aquele que dispunha de uma vela, acendia-a por momentos, colocando-a no gargalo de uma garrafa, calcando-a sobre uma t?boa [sic], dentro do capacete ou em algum ramo de ?rvore. Depois, apagava-se e guardava-se para outra noite. As ?rvores de Natal e os discursos alusivos ? festividade perdiam todo o valor simb?lico no meio das muni??es, quase sem p?o e naquele ambiente de promiscuidade.

Os homens sentavam-se muito perto uns dos outros. T?boas [sic] e caixotes serviam de mesas, os recipientes de metal faziam-se de copos. Os mais favorecidos bebiam aguardente, ou mesmo vinho. A maioria contentava-se com ch?, ou neve derretida. ? dif?cil descrever os sentimentos que animavam estes homens a minha volta.

?

SCHR?TER, Heinz. ?Natal em Stalingrado.?

Dispon?vel em: <http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option] =com_content&task=view&id=398&Itemid=32>

A partir dessas passagens, o professor dever? propor ? turma analisar como a guerra mundial afetou a vida das ?pessoas comuns?.

Para isso, cada grupo dever? pesquisar produ??es que tratem sobre o tema da ?Segunda Grande Guerra?. A produ??o cultural sobre este tema ? muito vasta e os alunos poder?o recorrer a filmes, hist?rias em quadrinhos, s?ries de tev?, document?rios, livros, textos, depoimentos, desenhos animados, imagens, fotografias, propagandas e o que mais acharem pertinente para fazer o trabalho.

Der Fuher's face     S??rie

Diferentes exemplos de representa??es sobre a Segunda Guerra. Na esquerda o desenho animado "Der Fuher's Face", de Walt Disney. Na direita, a s?rie de TV "Band of Brothers", de Tom Hanks e Steven Spielberg

http://disney.wikia.com/wiki/Der_Fuehrer's_Face ) ( http://leapbackblog.blogspot.com/2011/01/tv-series-of-month.html)

Na quarta aula, enquanto os alunos coletam esse material, o professor poder? pegar alguns exemplos coletados para mostrar como os alunos dever?o fazer essa an?lise. O professor dever? ressaltar que o que os alunos t?m em m?os s?o representa??es e recria??es, de tal modo que eles dever?o explicitar a inten??o do material analisado. Al?m disso, depois de coletado o material, os alunos poder?o ter no??o da multiplicidade de relatos que comp?e uma vis?o sobre a guerra e o porqu? de ela ser t?o explorada.

Os grupos dever?o apresentar seus trabalhos em tr?s aulas. Na aula seguinte (oitava aula), o professor dever? fazer um semin?rio com os alunos, trabalhando as ideias que foram levantadas durante as apresenta??es. O professor poder? ressaltar o quanto a produ??o cultural ? diversa e de que maneira ela apresenta a vis?o de diversas pessoas que, querendo ou n?o, viram-se envolvidas nesse combate. Esse aspecto poder? ser relacionado com o conceito de guerra total e o professor poder? instigar os alunos a fazerem esse tipo de liga??o. Ap?s, o professor poder? concluir o tema com a turma, ressaltando o impacto que a guerra tem sobre a vida de qualquer popula??o.

O professor poder? propor, ainda, a constru??o de um centro de refer?ncias, onde os alunos listem e deem sugest?es sobre filmes, hist?rias em quadrinhos, s?ries de tev?, document?rios, livros, textos, depoimentos, desenhos animados, imagens, fotografias, jogos de videogame e o que mais acharem interessante. Nesse pequeno cat?logo, os alunos ainda poder?o p?r os seus coment?rios a partir do que foi trabalhado em rela??o a esse tipo de produ??o cultural.

Pais??   Capa do livro

Outros exemplos de representa??es. Na esquerda o Filme Pais?, de Roberto Rosselini e na direita a capa do quadrinho Maus, de Art Spiegelman

http://friendsharept.org/phpbb/viewtopic.php?f=4&t=446 ) ( http://paul-server.hum.aau.dk/comix05/read/maus.htm )

CONCLUS?O

Ap?s a discuss?o, o professor dever? ressaltar para os alunos a import?ncia de se ter uma leitura cr?tica sobre um per?odo t?o explorado quanto a Segunda Guerra Mundial. A produ??o cultural sobre esse tema ? t?o grande que ? importante os alunos criarem seus pr?prios filtros de an?lise e compreenderem esse material como recria??o e n?o um espelho da realidade, ressaltando assim a multiplicidade de olhares e opini?es. Essa vis?o mais cr?tica auxiliar? o aluno a perceber melhor a hist?ria que o cerca.

Recursos Complementares

Avaliação

?

A avalia??o dever? ser constante no decorrer do processo, privilegiando a participa??o dos alunos e os aspectos qualitativos do material produzido durante as aulas. Durante o processo, prop?e-se a elabora??o de um texto em grupo sobre um tema e em um suporte escolhido pelos alunos. Al?m disso, prop?e-se uma avalia??o escrita com quest?es elaboradas pelo professor.