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O milagre econ?mico brasileiro

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? partir do estudo do fen?meno econ?mico que ficou conhecido como ?milagre brasileiro?, os alunos ter?o a oportunidade de compreender o per?odo hist?rico da primeira metade dos anos 1970, articulando as iniciativas econ?micas do governo militar ao seu contexto pol?tico e social. Os alunos poder?o compreender de que forma os resultados econ?micos foram utilizados pelo regime militar, ao lado de uma intensa campanha de propaganda, para ocultar uma s?rie de medidas pol?ticas, e como forma de justificar seu governo autorit?rio.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

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Introdu??o

Atrav?s do estudo de um per?odo de resultados econ?micos muito favor?veis ocorrido no Brasil da d?cada de 1970, e que ficou conhecido como ?milagre econ?mico?, buscaremos compreender um per?odo do regime militar brasileiro, compreendido sobretudo pelo governo do general Em?lio Garrastazu M?dici. Em primeiro lugar, buscaremos relativizar o uso da palavra ?milagre?, demonstrando que o crescimento econ?mico impressionante gerou consequ?ncias graves na pr?pria economia e na sociedade. Em seguida, buscaremos demonstrar de que forma o regime militar buscou fixar a imagem de um pa?s em franco desenvolvimento, construindo atrav?s de uma intensa campanha de propaganda a ideia de que o Brasil ? o ?pa?s do futuro?. Por ?ltimo, buscaremos demonstrar que as campanhas de propaganda e o crescimento econ?mico eram utilizadas para mascarar um per?odo de intensa repress?o e autoritarismo.

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Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade ser? desenvolvida em torno da desconstru??o da ideia de ?milagre econ?mico?, demonstrando as consequ?ncias do crescimento para o pa?s. O professor deve dividir a turma em tr?s grupos, cada um ficando respons?vel pela leitura de um dos textos a seguir:

http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ (acessado em 10/09/2011);

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/milagre-economico/ (acessado em 10/09/2011);

http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm (acessado em 10/09/2011).

Em seguida ? leitura do texto, o professor mediar um debate entre os grupos que dever?o apresentar as conclus?es ? partir da leitura dos textos. ? importante que o professor tenha a preocupa??o de refor?ar os pontos que relativizem a vers?o ?oficial? do milagre, esclarecendo as d?vidas que os alunos possam ter em rela??o ao contexto hist?rico.

Como tarefa de casa, os alunos podem redigir um texto dissertativo que sintetize os pontos de discuss?o apresentados em sala. Podem ser ainda estimulados a realizarem pesquisas na internet e em livros a respeito do milagre econ?mico e de suas consequ?ncias.

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Atividade 2

Na segunda atividade, ser?o abordadas as iniciativas do regime militar brasileiro que atuaram ao lado dos resultados econ?micos para construir a imagem de que o Brasil era um pa?s em paz, tranquilo e que caminhava para o futuro.

Uma dessas iniciativas era a publicidade, que buscava refor?ar a imagem de um pa?s de sucesso, onde n?o haviam conflitos:

Brasil, um pa?s que vai pra frente (http://www.youtube.com/watch?v=MX6zjrCwwac acessado em 10/09/2011);

Brasil trabalho e paz (http://www.youtube.com/watch?v=XSd3nswvpAk acessado em 10/09/2011);

Fusca ? comercial Transamaz?nica (http://www.youtube.com/watch?v=LqwNUAavg6I acessado em 10/09/2011).

Ao lado da publicidade, uma intensa campanha foi feita em torno do t?tulo da copa do mundo de 1970, vencida pelo Brasil:

Futebol e ditadura militar (http://www.youtube.com/watch?v=U_3nK7BGM20 acessado em 10/09/2011).

Propaganda ufanistahttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002367/md.0000028403.jpg

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Propaganda ufanistahttp://images04.olx.com.br/ui/7/14/18/f_127220618-4f493615.jpeg

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Trihttp://www.jblog.com.br/media/41/20080619-22%20de%20junho%20de%201970%20-%20segunda%20feira.jpg

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Em seguida aos v?deos, o professor deve conduzir um semin?rio entre os alunos, em torno dos seguintes motes:

- Quais s?o os principais valores trabalhados nas pe?as de propaganda exibidas?

- O que esses valores buscam demonstrar?

- De que forma os alunos acham que a propaganda pode influir no seu cotidiano?

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Como tarefa para casa, os alunos devem realizar uma pesquisa a respeito das can??es lan?adas durante o per?odo estudado, que buscavam exaltar o Brasil.

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Atividade 3

Na terceira atividade os alunos ir?o entrar em contato com o autoritarismo e a viol?ncia que permeava o cotidiano brasileiro na d?cada de 1970, mas que era ?deixado de lado? pela propaganda oficial do regime militar brasileiro.

Essa atividade ter? como base o livro-relat?rio ?Direito ? Verdade, Direito ? Mem?ria? (http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf acessado em 11/09/2011). O professor dever? dividir a turma em 6 grupos; a cada grupo caber? a pesquisa de um dos anos do intervalo entre 1968-1973. A pesquisa deve contemplar os seguintes pontos:

1. Qual o n?mero total de pessoas mortas ou desaparecidas durante o regime militar, segundo o livro?

2. Qual o n?mero de pessoas mortas ou desaparecidas em cada um dos anos do intervalo 1968-1973?

3. Qual a porcentagem de jovens mortos ou desaparecidos em cada um desses anos? (pode-se considerar para essa estat?stica o limite de idade de 30 anos).

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Em seguida ? essa pesquisa, o professor deve reunir novamente a sala e construir em um mural um gr?fico que mostre a evolu??o do n?mero de pessoas mortas e desaparecidas durante esse per?odo. Ao lado desse gr?fico, os alunos dever?o construir um gr?fico com o crescimento do PIB do pa?s durante esses mesmos anos (pode ser utilizado o gr?fico dispon?vel em http://www.scielo.br/img/revistas/rbe/v62n2/06-1.gif acessado em 11/09/2011). Essa atividade pode inclusive contar com a participa??o de um professor de matem?tica que auxilie na constru??o dos gr?ficos.

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Por fim, os alunos devem ser estimulados a pensar: qual a rela??o entre os dois gr?ficos e o intenso esfor?o de propaganda realizado pelo regime militar, como visto na segunda atividade?

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Conclus?o

No decorrer das atividades os alunos ir?o conhecer o fen?meno econ?mico conhecido como ?milagre brasileiro? que ocorreu no pa?s na d?cada de 1970, e que se caracterizou por altas taxas de crescimento econ?mico. Ao mesmo tempo, ir?o conhecer os esfor?os de propaganda desenvolvidos pelo governo, em um contexto de intensa repress?o pol?tica. Assim, unindo essas tr?s partes do mesmo evento, os alunos dever?o descontruir a imagem montada pela propaganda oficial do regime militar, e compreenderem as consequ?ncias pol?ticas, sociais e econ?micas dos eventos tratados nas aulas.

Recursos Complementares

Disserta??o de mestrado sobre ditadura e propaganda: http://www.arqanalagoa.ufscar.br/tesesdisserta/Disserta__o_de_Mestrado___Ricardo_Constante_Martins.pdf, acessado em 12/09/2011.

Texto sobre a pol?tica econ?mica do governo M?dici: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-63512005000300003&script=sci_arttext, acessado em 12/09/2011.

Avaliação

A avalia??o poder? ocorrer a partir do somat?rio entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discuss?es, semin?rios e apresenta??es) e das atividades complementares pedidas (reda??es de texto e pesquisa). Os alunos poder?o ser avaliados ainda a partir da produ??o de um texto s?ntese de todo o conte?do estudado, que poder? ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televis?o, de acordo com as condi??es dispon?veis em cada escola.