Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
o Analisar e interpretar textos verbais e n?o verbais;
o Trabalhar com sequ?ncias expositivo-dissertativas;
o Identificar opini?es por meio de fatos e argumentos que a sustentam;
o Conscientizar-se sobre problemas ligados ao bullying.
Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
No Brasil, a palavra pode at? ter surgido h? pouco tempo em livros e manuais relacionados ao ensino, entretanto a exist?ncia deste fen?meno em escolas brasileiras remonta a tempos muito antigos. Quem nunca sofreu ou praticou algum tipo de a??o coerciva quando crian?a, sobretudo, na fase escolar?
O bullying, palavra de l?ngua inglesa ainda sem tradu??o literal para o portugu?s, constitui todo e qualquer ato de viol?ncia (f?sica ou psicol?gica) que se manifesta repetidas vezes de forma intencional e dissimulada. ? geralmente praticado por um ou mais indiv?duos com o objetivo de intimidar ou agredir o outro, o pr?ximo ou o semelhante, que, por muitas vezes ser incapaz de se defender, sofre cont?nua e intensamente a agress?o.
A pr?tica de tal viol?ncia contra o indiv?duo, sobretudo no contexto escolar, tem se mostrado cada vez mais comum, tanto que os alunos certamente j? ter?o informa??es a respeito. Entretanto, a recorr?ncia do problema, n?o o exclui de ser abordado em sala de aula; pelo contr?rio, ? por causa disso mesmo que o bullying deve ser um tema continuamente trabalhado, visando sempre ? consci?ncia dos alunos a respeito dos in?meros efeitos negativos decorrentes dessa pr?tica.
? exatamente esse o objetivo principal dessa aula: partir do conhecimento pr?vio dos alunos para lev?-los a refletir sobre as terr?veis pr?ticas de bullying na escola. Em outras palavras, a partir dessa aula, o professor discutir? como seus alunos t?m lidado com os outros, com os seus colegas, t?o semelhantes, mas diferentes. ? desse modo que eles poder?o quebrar tabus e preconceitos, e, enfim, se respeitarem mutuamente seja na escola seja em quaisquer outros contextos sociais.
Estratégias e recursos da aula

Acesso em: 10 set. 2011.
Atividade 01
O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre bullying. ? importante que ele ressalte as consequ?ncias geradas por essa pr?tica bem como import?ncia de erradic?-la do contexto escolar, respeitando e aceitando o outro sem preconceito e discrimina??o.
Em seguida, o professor dever? apresentar aos alunos o primeiro epis?dio de Glee, uma s?ria americana baseada nos problemas de bullying na escola. Para tanto, o professor deve previamente fazer o download do referido v?deo em qualquer site que lhe convier. Ele pode, por exemplo, digitar a express?o ?Glee download? em algum site de pesquisa (Google, Bing ou Ask.com), escolher um site confi?vel que aborde a s?rie, encontrar o epis?dio desejado e, enfim, efetuar o download. Caso o professor tenha dificuldades em efetuar essa a??o, deve solicitar aos alunos. Eles ter?o prazer em ajudar.
Recomendamos, para isso, que o professor recorra ao site http://www.seriesw.com, aqui ele encontrar? n?o somente Glee, mas tamb?m outras s?ries com todos epis?dios para download gratuito. O professor pode, inclusive, recomendar o site aos alunos para que eles possam at? mesmo assistir a outros epis?dios da s?rie.
?

Acesso em: 10 set. 2011.
Eis um dos cartazes de divulga??o da s?rie mais conhecidos que apresenta os personagens principais fazendo a letra "L" com indicador e polegar. Essa posi??o dos dedos indica looser, express?o inglesa equivalente a ?perdedor? em portugu?s. Professor, n?o deixe de apresentar o cartaz aos alunos nem de analisar o gesto que est?o fazendo caso eles desconhe?am o significado dele.
?
Atividade 02
Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor proceder? com os alunos ? an?lise minuciosa do epis?dio apresentado. Nessa an?lise, o professor far? algumas perguntas para conduzir seu trabalho. Essas perguntas servir?o como roteiro de an?lise para o professor que, deve, inclusive, voltar ao v?deo sempre que julgar necess?rio.
1. Voc?s gostaram do epis?dio? Por qu?? J? o conheciam?
2. O epis?dio se inicia apresentando a grande vil? e o grande her?i da s?rie, quem s?o eles? Indique quais s?o as suas caracter?sticas f?sicas e psicol?gicas.

3. Em seguida, mostra-se um aluno sendo jogado na lixeira pelos colegas. Por que eles fariam isso?
4. De repente, a professora informa aos presentes que o professor do clube de m?sica ? despedido. Por qu??
5. A dispensa desse professor representa uma oportunidade para o professor de espanhol William Schuester ser o novo professor do clube musical da escola. Como ele encara essa chance? E o diretor, o que ele acha disso?
6. Logo depois come?am as sele??es para o Glee Club, sob o nome de New Directions. Quem s?o os primeiros a se apresentar? Como eles se caracterizam?

7. O ?ltimo integrante do Glee Club neste epis?dio ? o Finn, quarterback do time de futebol da escola. A entrada dele ? a mais conflituosa, com in?meras retalia??es. Como se deu seu ingresso no clube? Por que foi dessa forma?
8. Depois dos primeiros ensaios, o professor Schuester percebe a necessidade de trazer novos integrantes para o Glee Club. Para tanto, ele pede que outros professores o ajudem nessa empreitada. Como esses professores e seus respectivos alunos reagem a essa proposta. Por qu??
9. Algumas cenas s?o dedicadas a retratar a vida conjugal do professor Schuester. Como ele vive com sua esposa? Como ? o casamento deles? Como ser? que a hist?ria deles vai terminar? Por qu??
10. Ao contr?rio de sua esposa, quem ? a ?nica professora que apoia os novos projetos do professor Schuester? O que voc? acredita que acontecer? com eles? Por qu??
11. Em determinado momento, o coral New Directions assiste a uma apresenta??o do Vocal Adrenaline, o ?ltimo campe?o das regionais. Como ? a apresenta??o deles? Qual a rea??o do Glee Club? Por qu??
12. Logo depois, a mulher do professor Schuester alega que est? gr?vida, o que leva o professor a pensar em deixar o Glee. O que n?o o faz desistir? Pense na m?sica que finaliza o epis?dio.
Nessa atividade o aluno ? levado a frisar, os fatos presentes no primeiro epis?dio. N?o se pretende, por enquanto, fazer uma an?lise mais aprofundada do epis?dio em quest?o. Isso ser? realizado na Atividade 04.
?
Atividade 03
Como se espera que este seja o contato inicial do aluno com a s?rie, uma boa atividade a ser feita ? pedir para que os alunos pesquisem sobre o seriado, at? mesmo para conhecerem melhor os personagens, os atores e tamb?m os produtores e idealizadores do seriado.
No Brasil alguns sites se destacam quanto ao n?mero e ? validade de informa??es, entre os principais, tem-se o site da Fox e o da comunidade Glee Brasil.


?
Pe?a aos alunos apara acess?-los, pois constituem uma valiosa fonte de informa??o que pode ser, inclusive, utilizada para complementar as respostas ?s perguntas que constam na Atividade 03.
Apesar disso, os alunos est?o livres acessar informa??es em outros sites de sua prefer?ncia. Para tanto, basta que digitem a palavra "Glee", em algum site de pesquisa, como o Google, o Bing ou o Ask.com. Quanto mais informa??es de qualidade tiverem, maior o conhecimento deles sobre o seriado.
?
Atividade 04
Diferentemente das anteriores, nesta atividade, o professor procurar? conduzir uma interpreta??o mais profunda do epis?dio visto, produzindo, assim, uma an?lise mais cr?tica da s?rie. Nessa an?lise, o professor dever? apresentar a seus alunos um trecho de um artigo acad?mico.
Trata-se do artigo ?Don't stop believin' - Glee e a manifesta??o dos losers?, dos pesquisadores Ryan BRAND?O Barbosa Reinh de Assis e Francisco J. Paoliello PIMENTA, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Nesse artigo, os autores fazem importantes considera??es sobre a s?rie. Tanto que recomendamos aos professores a leitura dele na ?ntegra como forma de adquirir maiores informa??es sobre o seriado. O artigo pode ser acessado a partir do link assinalado no trecho reproduzido a seguir:
?
Don't stop believin' - Glee e a manifesta??o dos losers
?
Ryan BRAND?O Barbosa Reinh de Assis e Francisco J. Paoliello PIMENTA,
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Partindo do fato de que estamos inseridos em um mundo que j? se encontra em um processo de globaliza??o e troca de conhecimentos e experi?ncias cada vez mais intenso, com uma import?ncia cada vez maior acrescida aos ve?culos de comunica??o, ? interessante notar como a produ??o de conte?do pelos criadores de Glee foge das tem?ticas existentes em outros programas de conte?do semelhante, seja em virtude do p?blico alvo ou da narrativa.
Ao representar uma juventude que, ao mesmo tempo em que ? capaz de alterar suas pr?prias vontades e desejos simplesmente para satisfazer outra pessoa, luta, a cada dia, sem perder o f?lego, para se destacar em meio ? multid?o usando um talento pr?prio, o seriado refor?a a for?a presente nos personagens apresentados. Al?m disso, evidenciando uma realidade em que raramente os protagonistas d?o uma guinada na vida, o seriado escapa de vis?es estereotipadas comumente associadas a estes programas e refor?a a identidade do jovem que pertence a um dos grupos minorit?rios existentes em uma high school.
Mesmo com um humor bem peculiar e divertido, n?o faltam li??es dentro da s?rie sobre amizade, toler?ncia e trabalho em equipe. ? importante frisar que, apesar de cada personagem possuir suas particularidades e, ainda que muitas vezes conflitos ocorram entre eles em virtude dessas particularidades, o fato de a juventude ter uma tend?ncia maior ? promo??o da solidariedade e do sentimento em grupo constitui um fator primordial para o sucesso do Glee Club em suas apresenta??es.
Podemos inferir, portanto, que aqui n?o cabe a figura do looser ? figura esta t?o temida em uma sociedade individualista e que clama tanto pela vit?ria como a norte-americana. Nenhum desses jovens s?o perdedores ? ainda que, em alguns momentos, eles acreditem nisso ? uma vez que n?o desistem com facilidade e muito menos aceitam o lugar destinado originalmente a eles. Inserem-se no ?reino animal?, representado pela escola secund?ria, e tomam como arma fundamental o trabalho em grupo para ir contra o sistema previamente estabelecido. E isso ? de suma import?ncia para uma sociedade cada vez mais global, plural e menos hierarquizada verticalmente.
Acesso em: 10 set. 2011 (Adapta??o).
|
?
Ap?s a leitura do artigo junto ? turma, o professor dever? proceder ? analise do seriado a partir das seguintes perguntas a serem feitas aos alunos:
-
A partir do primeiro epis?dio e do artigo ?Don't stop believin' - Glee e a manifesta??o dos loosers?, qual seria a tem?tica principal da s?rie? Voc?s consideram importante a abordagem desse tema? Por qu??
-
O que significa ser um looser? Quem s?o os principais loosers do seriado? Quais caracter?sticas desse grupo minorit?rio s?o apresentadas pelo epis?dio em quest?o?
-
Todos os integrantes do Glee Club sofrem atentados expl?citos de bullying contra si. Como eles s?o atacados? Quem s?o os agredidos e os agressores? Como eles se caracterizam?
-
Com base nas atitudes demonstradas pelos personagens ao longo do epis?dio, responda: Qual a cr?tica principal da s?rie? Que elementos o v?deo apresenta para comprovar essa cr?tica?
-
Reveja a cena final do epis?dio com a apresenta??o da m?sica ?Don't stop believin'?. Com base nessa cena e no artigo, qual o objetivo principal da s?rie? Esse objetivo ? atingido? Como isso ? feito?
-
Releia o seguinte trecho do artigo:
Nenhum desses jovens s?o perdedores ? ainda que, em alguns momentos, eles acreditem nisso ? uma vez que n?o desistem com facilidade e muito menos aceitam o lugar destinado originalmente a eles. Inserem-se no ?reino animal?, representado pela escola secund?ria, e tomam como arma fundamental o trabalho em grupo para ir contra o sistema previamente estabelecido. E isso ? de suma import?ncia para uma sociedade cada vez mais global, plural e menos hierarquizada verticalmente. Com base em sua leitura e em nossas discuss?es, reflita:
Os adolescentes do Glee Club s?o de fato loosers? Por qu??
7. A partir de suas respostas anteriores e de toda reflex?o constru?da at? aqui, podemos dizer que o seriado Glee faz jus ao que acontece em nossas escolas? Fa?a uma tabela ponderando as semelhan?as e diferen?as desta com a nossa realidade.
?
Observa??es sobre as atividades:
Ao responder ?s quest?es das atividades escritas, os alunos dever?o utilizar o programa ?BROffice? do Linux (equivalente ao Microsoft Word). O professor deve estipular um tempo de acordo com o andamento da turma, para que os alunos fa?am as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir ?s carteiras n?o s? para auxili?-los no que for poss?vel, como tamb?m para verificar o desempenho individual na execu??o da tarefa solicitada.
Quando todos terminarem, o professor far? uma corre??o coletiva ? frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada quest?o. ? muito importante que o professor se atente ? desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa ? uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.
Por fim, todas as atividades dever?o ser postadas no blog da turma para que os alunos tenham livre acesso a elas, n?o s? dentro de sala como tamb?m em casa. Se a turma ainda n?o tiver seu pr?prio blog, ele dever? ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, dever?o ser colocados todos os textos, v?deos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os coment?rios e impress?es dos alunos a respeito deles.
Passo a Passo
Fazendo o Blog da Turma

Caso o professor n?o saiba criar o blog para a turma, ele seguir? os passos do seguinte v?deo retirado do site youtube.

Acesso em: 17 mar. 2011.
Recursos Complementares
Sugest?o de livros:
o Glee: The Beginning. CREATORS OF GLEE, Sophia Lowell. Editora Headline Book Publishing, 2010.
o Bullying - Estrat?gias de sobreviv?ncia para crian?as e adolescente. Beaudoin e Taylor. Editora Artmed ? Bookman 2007.
o Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Beaudoin e Taylor. Editora Artmed 2006.
o Fen?meno Bullying Cleo Fante. Editora Verus 2005.
o Bullying: como combat?-lo. Alessandro Costantini; Eug?nio Vinci de Moraes (Tradu??o). Editora Verus 2007.
o Diga N?O para o Bullying. Aramis A. Lopes Neto; Lucia Helena Saavedra. ABRAPIA 2003.
?
Sugest?o de filmes sobre o assunto:
o Glee (S?rie de Televis?o)
o Elefante (Elephant - 2003)
-
Preciosa (Precious ? 2010)
?
Sugest?o de sites sobre o assunto:
?
?
?
?
Avaliação
As avalia??es ocorrer?o de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de express?o oral e escrita.
Os alunos, frequentemente, ter?o oportunidade de participar de discuss?es para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor dever? estar alerta para o processo de argumenta??o do aluno, visando ? pertin?ncia das informa??es apresentadas bem como ? utiliza??o das marcas de registro popular e padr?o. Em outras palavras, nessas situa??es, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avan?ado na produ??o e fundamenta??o do pr?prio texto oral.
Nas atividades escritas a serem feitas, o professor deve observar se, respeitando o contexto de produ??o, os alunos abordaram adequadamente:
? O conte?do relativo ao tema e ao objetivo de cada quest?o proposta, item mais importante e essencial;
? A sele??o de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes ? tem?tica apresentada;
? Os processos de coes?o e de coer?ncia textual, respons?veis pelo encadeamento l?gico-discursivo do texto;
? O registro da l?ngua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado ? situa??o comunicativa apresentada.
A corre??o dos trabalhos ressaltar? a participa??o de todos, tanto na apresenta??o, quanto na colabora??o e dedica??o da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor ter? a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de intera??o dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.