Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel;
Aprender t?cnicas para se fazer uma xilogravura;
Fazer um livro interativo sobre uma produ??o de Literatura de Cordel.
Fa?a uma roda de conversa e pe?a para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel, na medida em que os alunos expuserem suas ideias anote em um cartaz, este ser? ?til para a avalia??o final da atividade.
?
Fonte da imagem: http://correiodobrasil.com.br/sociologo-defende-ensino-da-literatura-de-cordel-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-medio-2/282634/
?
?
A literatura tem em seu fasc?nio, as facetas de diferentes textos que s?o uma del?cia para as mentes ansiosas por aprender, que s?o nossos alunos. Nesta aula eles ir?o mergulhar no mundo dos cord?is.
?A literatura de cordel ? uma esp?cie de poesia popular que ? impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Tamb?m s?o utilizadas desenhos e clich?s zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cord?es, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou at? mesmo nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil no s?culo XVIII, atrav?s dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na regi?o Nordeste do Brasil. Ainda s?o vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.
Em algumas situa??es, estes poemas s?o acompanhados de violas e recitados em pra?as com a presen?a do p?blico.
Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso at? hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas Jos? Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assar? (Ant?nio Gon?alves da Silva), T?o Azevedo. Z? Melancia, Z? Vicente, Jos? Pacheco da Rosa, Gon?alo Ferreira da Silva, Chico Tra?ra, Jo?o de Cristo Rei e Ign?cio da Catingueira.
V?rios escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: Jo?o Cabral de Melo, Ariano Suassuna, Jos? Lins do Rego e Guimar?es Rosa.?
Fonte do trecho do texto: http://www.ablc.com.br/
Uma das caracter?sticas desse tipo de produ??o ? a manifesta??o da opini?o do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cord?is n?o tem a caracter?stica de serem impessoais ou imparciais, pelo contr?rio, na maioria das vezes usam v?rias t?cnicas de persuas?o e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte da cita??o: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
?
?
1- Pesquisa na Internet
A pesquisa na internet deve responder as seguintes quest?es:
O que ? Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais s?o as caracter?sticas da Literatura de cordel?
Quais s?o os principais cordelistas brasileiros?
Qual a import?ncia da xilogravura na Literatura de cordel?
?
Ap?s a pesquisa individual dos alunos, pe?a para que alguns socializem suas descobertas. Fa?a novamente um cartaz com as descobertas dos alunos.
?
?
2- Xilogravuras- ilustra??es dos cord?is
Novamente o aluno usar? os sites de busca para aprender sobre a xilogravura.
?
3- Sele??o de um trecho de um cordel
O aluno dever? escolher um trecho de um cordel para construir a ilustra??o atrav?s da t?cnica de xilogravura. Pe?a para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e tamb?m a indica??o do site que utilizou.
?
4- Oficina de Xilogravuras
Realmente trabalhar xilogravura devido ? obten??o dos instrumentos. Uma alternativa ? improvisar com materiais mais simples. Por exemplo: usando bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - ? uma boa j? entrar com o assunto do lixo no meio ambiente), corte as abas, deixando s? o fundo, para ficar mais f?cil e n?o quebrar. Com o l?pis, as crian?as desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. N?o ? exatamente xilogravura, mas pelo menos voc? exemplifica a t?cnica.
Para realizar seu trabalho o aluno dever? ilustrar atrav?s da xilogravura o trecho que escolheu de um cordel.
Segue um link com tutorial sobre xilogravura http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-fazer-uma-xilogravura.aspx
?
5- Fotografia dos trabalhos e associa??o aos textos
Depois que cada aluno confeccione sua xilogravura, pe?a para que cada aluno fotografe sua obra e salve na pasta de documentos.
?
6- Montagem do livro interativo dos alunos atrav?s de hiperlinks
Cada aluno dever? abrir um documento em um programa de apresenta??o, e no slide inserir a foto da xilogravura, o trecho escolhido do cordel e a autoria. Dever? salvar na pasta de documentos.
O professor unir? os slides de todos os alunos e fazer um ?ndice com o nome de cada aluno e linkar o slide, assim quando se clicar no nome do aluno se conhecer? o trabalho desenvolvido pelo aluno.
Na reuni?o de pais , disponibilize o livro de xilogravura e cordel feito pelos alunos , assim cada um poder? compartilhar com o seu familiar o que tem aprendido na escola.
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
Compare com os alunos o cartaz que foi feito inicialmente sobre Literatura de cordel, o cartaz das descobertas e o que eles gostariam de acrescentar. Essa forma de avaliar mensura para a classe sobre avan?o atrav?s do estudo e da pesquisa.
Avalie tamb?m a criatividade dos alunos em rela??o ao trecho de cordel escolhido e a xilogravura constru?da.