Portal do Professor

Início do Conteúdo

"Meu corpo e meu esqueleto" atividades para Educa??o infantil.

Autor e Co-autor(es)

Ana Franciele Nhaia imagem do usuário

UNIAO DA VITORIA - PR MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I E F

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer e identificar o corpo humano;
  • Nomear partes do corpo humano;
  • Desenvolver a observa??o, criatividade e linguagem oral e escrita;
  • Adquirir no??o que o corpo ? sustentado pelo esqueleto;
  • Identificar alimentos que fortalecem nosso esqueleto;

Duração das atividades

6 aulas de aproximadamente 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre as partes do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Atividades aplicadas com a turma de Pr? I, 4 e 5 anos.

AULA 1

Iniciar as atividades observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que em duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas m?os, e assim por diante.

Cantar e dan?ar diversas m?sicas infantis que falam sobre esquema corporal:

Solicitar que as crian?as representem atrav?s de desenho o seu corpo, para poder identificar o conhecimento que j? possuem sobre o assunto.

FONTE: acervo da autora

?

AULA 2

Iniciar a aula relembrando o que foi feito na aula passada, quais s?o as partes que o corpo possui. Cantar as m?sicas referentes ao corpo humano que mais gostaram.

Cada crian?a deve receber um boneco articulado para pintar, observar que o corpo do boneco est? todo separado, ap?s terminar a pintura,  recortar o boneco articulado e montar ele, colando as partes no caderno ou em uma folha de sulfite.  Montar o corpo do boneco articulado, observando o pr?prio corpo e de seus colegas.

FONTE: acervo da autora

[Slide1.JPG]

FONTE: http://arquivosdagiuprof.blogspot.com/2010/03/bonecos-articulados.html

AULA 3

Observar novamente seu corpo no espelho nomeando as partes do mesmo. Usar recortes de revistas para montar o corpo humano, deve-se usar diferentes partes de diferentes corpos. Ao lado representar atrav?s de desenho o que trabalhou nesta aula.

FONTE: acervo da autora

FONTE:  acervo da autora

AULA 4

Nessa aula, sugerir que as crian?as representem o corpo humano com pintura com tinta guache.

FONTE: acervo da autora

AULA 5

Contar as crian?as a hist?ria "Eu me mexo" . Ap?s a leitura, solicitar que as crian?as peguem em seu corpo, m?os , pernas, cabe?a, e sintam que tem algo duro dentro de n?s, explicar que esse ? o nosso esqueleto que nos sustenta, permitindo que n?s corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos... Levar as crian?as no p?tio da escola e oportunizar que realizem todos os movimentos enfocados na hist?ria: correr, pular, rolar, saltar.

FONTE : https://picasaweb.google.com/sandygsoares/EuMeMexo

Questionar e conversar sobre a import?ncia do esqueleto para o corpo humano. Com minha turma, fui at? o laborat?rio para observar um esqueleto.

FONTE: acervo da autora

Pintar a figura de um cr?nio e bacia para montar um esqueleto com cotonetes. Para essa atividade s?o utilizados 18 cotonetes por crian?a.

FONTE: acervo da autora

FONTE: acervo da autora

AULA 6

Observar a pir?mide alimentar e explicar que os alimentos derivados do leite, fortalecem nosso esqueleto, devendo ser ingeridos em nossa alimenta??o.

  Piramide alimentar

FONTE: acervo da autora

Solicitar que recortem de encartes de supermercado, figuras de alimentos derivados do leite que fortificam nosso esqueleto.

Pintar, recortar e montar o esqueleto. Depois colar ao redor do mesmo os alimentos recortados anteriormente.

esqueleto

FONTE:  acervo da autora

FONTE: http://alemdocaderno.blogspot.com/2011/06/montando-o-esqueleto-com-radiografias.html

?

Recursos Complementares

Avaliação

?

? Professor nenhum ? dono de sua pr?tica se n?o tem em m?os, a reflex?o sobre a mesma. N?o existe ato de reflex?o, que n?o nos leve a constata??es, d?vidas e descobertas e , portanto, que n?o nos leve a transformar algo em n?s, nos outros e no mundo?

Madalena Freire

           Durante o projeto ser? avaliada as atitudes dos alunos, se houve mudan?a de comportamentos e atitudes, se demonstraram identificar as partes do corpo humano, nomeando-as. A avalia??o na Educa??o Infantil n?o deve ser realizada com o intuito de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servindo de diagn?stico das necessidades dos alunos, para se preciso, ocorrer uma mudan?a na pr?tica educativa para se alcan?ar os objetivos propostos.