Portal do Professor

Início do Conteúdo

Voc? conhece a escala?

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de escala

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Raz?o e propor??o

Estratégias e recursos da aula

Aula

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laborat?rio de inform?tica converse com eles sobre a escala, para isso questione-lhes a respeito de:
? Como s?o feitos os mapas, as plantas, etc. Ser? que podem ser feitos de qualquer maneira?
? Se fossemos desenhar nossa sala de aula, como dever?amos fazer? O desenho que representasse as carteiras poderia ser do mesmo tamanho que o que representasse a mesa do professor? 
?

Laborat?rio de inform?tica!
Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica e acessem o recurso neste endere?o http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Escala/mat_escalas.swf . Nele os alunos v?o encontrar duas atividades diferentes onde ir?o ser apresentados ao conceito de escala.


data/img-1

?

Em uma das atividades ? com uma arquiteta que apresenta a planta da casa para Luca, contando como a fez; em seguida os alunos dever?o responder as quest?es propostas pela arquiteta para poderem prosseguir. Em alguns casos dever?o usar uma r?gua virtual para medir a planta.

Na outra atividade Luca e o pai encontram o mapa da cidade na pra?a, e Luca questiona o tamanho, ent?o o pai o convida para ir ? biblioteca, para isso dever?o selecionar a biblioteca, l? eles encontram alguns mapas em diferentes escalas, para seguir, os alunos dever?o responder algumas quest?es e at? medir com a r?gua virtual.

Professor, para realizar essa atividade voc? pode pedir aos alunos que realizem uma das atividades, por exemplo, a da arquiteta e depois a do pai como avalia??o.
Outra op??o seria dividir a turma e metade dos alunos realiza a atividade da arquiteta e a outra metade realiza a atividade do pai. Depois eles poder?o explicar uns aos outros, o que fizeram, para isso, forme duplas com alunos que realizaram atividades diferentes.


Validando o conceito:
Ap?s os alunos terem conclu?do a ativida de, valide com eles o conceito de escala. Questionando sobre o que ?, para que serve, como se calcula etc.
Uma sugest?o ? pedir aos alunos que construam um mapa para que se encontre um ?tesouro?. Para essa atividade voc? pode dividir a turma em pequenos grupos, onde ir?o esconder na escola um tesouro, por exemplo, um chocolate, e depois dever?o desenhar os mapas em certa escala, para que outros colegas achem, seguindo o mapa.


Dicas e Sugest?es
Professor, converse com o professor de geografia para que ele tamb?m reforce esse conceito em sua aula quando estiver trabalhando com mapas, localiza??o etc.

Crie mais atividades!
Algumas sugest?es de atividades:
? Desenho da planta do quarto, da sala de aula etc.
? Constru??o de uma maquete.
?

Recursos Complementares

Avaliação

Para a avalia??o voc? pode usar a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, se respondeu corretamente as quest?es propostas pelo site e n?o ficou fazendo tentativas e tamb?m voc? pode usar o mapa constru?do pelos alunos e comprovado por outro grupo que dever? encontrar o ?tesouro?. Al?m disso, apresente alguns problemas como, por exemplo: 1.A miniatura de um avi?o foi constru?da na escala 1:400. O comprimento real do avi?o ? 32 m. Qual ? o comprimento correspondente da miniatura? 2.A dist?ncia de Bras?lia e Goi?nia, em um mapa, ? de 5 cm. Em qual escala esse mapa foi feito, se a dist?ncia real entre as duas cidades ? 125 Km?