Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
O conceito de escala
Raz?o e propor??o
Aula
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laborat?rio de inform?tica converse com eles sobre a escala, para isso questione-lhes a respeito de:
? Como s?o feitos os mapas, as plantas, etc. Ser? que podem ser feitos de qualquer maneira?
? Se fossemos desenhar nossa sala de aula, como dever?amos fazer? O desenho que representasse as carteiras poderia ser do mesmo tamanho que o que representasse a mesa do professor?
?
Laborat?rio de inform?tica!
Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica e acessem o recurso neste endere?o http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Escala/mat_escalas.swf . Nele os alunos v?o encontrar duas atividades diferentes onde ir?o ser apresentados ao conceito de escala.
?
Em uma das atividades ? com uma arquiteta que apresenta a planta da casa para Luca, contando como a fez; em seguida os alunos dever?o responder as quest?es propostas pela arquiteta para poderem prosseguir. Em alguns casos dever?o usar uma r?gua virtual para medir a planta.
Na outra atividade Luca e o pai encontram o mapa da cidade na pra?a, e Luca questiona o tamanho, ent?o o pai o convida para ir ? biblioteca, para isso dever?o selecionar a biblioteca, l? eles encontram alguns mapas em diferentes escalas, para seguir, os alunos dever?o responder algumas quest?es e at? medir com a r?gua virtual.
Professor, para realizar essa atividade voc? pode pedir aos alunos que realizem uma das atividades, por exemplo, a da arquiteta e depois a do pai como avalia??o.
Outra op??o seria dividir a turma e metade dos alunos realiza a atividade da arquiteta e a outra metade realiza a atividade do pai. Depois eles poder?o explicar uns aos outros, o que fizeram, para isso, forme duplas com alunos que realizaram atividades diferentes.
Validando o conceito:
Ap?s os alunos terem conclu?do a ativida de, valide com eles o conceito de escala. Questionando sobre o que ?, para que serve, como se calcula etc.
Uma sugest?o ? pedir aos alunos que construam um mapa para que se encontre um ?tesouro?. Para essa atividade voc? pode dividir a turma em pequenos grupos, onde ir?o esconder na escola um tesouro, por exemplo, um chocolate, e depois dever?o desenhar os mapas em certa escala, para que outros colegas achem, seguindo o mapa.
Dicas e Sugest?es
Professor, converse com o professor de geografia para que ele tamb?m reforce esse conceito em sua aula quando estiver trabalhando com mapas, localiza??o etc.
Crie mais atividades!
Algumas sugest?es de atividades:
? Desenho da planta do quarto, da sala de aula etc.
? Constru??o de uma maquete.
?