Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
Educa??o Escolar Ind?gena | Hist?ria | Hist?ria dos outros povos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Os alunos aprender?o por meio de uma anima??o/simula??o aspectos sobre a Independ?ncia do Brasil. Estas aulas poder?o ser trabalhadas com alunos que tenham Defici?ncia (Mental, F?sica, Auditiva), uma vez que o recurso central apresenta imagens que podem interessar a todos, bem como facilitar a aprendizagem, al?m de potencializar o desenvolvimento de diferentes formas de pensamento, express?o e compet?ncias. Ressaltamos ainda que, estas aulas poder?o ser trabalhadas com alunos da modalidade Educa??o de Jovens e Adultos (EJA), bem como alunos ind?genas.
N?o h? necessidade de que conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o destas aulas. Contudo, ? importante salientar que ? importante que os alunos j? estejam alfabetizados para participar destas aulas.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
O professor dever? iniciar as aulas perguntando para os alunos se eles sabem o que ? independ?ncia. Poder? pedir exemplos de independ?ncia: o que ? ser uma pessoa, um pa?s independente e etc.
Para que os alunos entendam o significado desta palavra (independente) sugerimos que o professor pe?a para que algum aluno volunt?rio leia no dicion?rio o significado de tal palavra, para que algumas discuss?es sejam feitas sobre o tema da aula, antes que os alunos explorem o Recurso.
Ap?s as discuss?es, estando os alunos em duplas, no Laborat?rio de Inform?tica, sugerimos que o professor apresente a eles o Recurso (Fig. 1), postado abaixo, que com este Recurso eles aprender?o um pouco sobre a Independ?ncia do Brasil.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19143
Figura 1 ? Imagem do Recurso
Este recurso ? uma anima??o/simula??o, cujo objetivo ? fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos hist?ricos do Brasil, os quais s?o contados atrav?s de imagens e textos.
? importante que o professor explique aos alunos como dever?o explorar o recurso. Sugerimos que o professor diga aos alunos que, primeiramente, eles dever?o escolher um personagem para fazer a visita ao Museu da Independ?ncia. Em seguida, por meio das setas do teclado do computador, eles dirigir?o o personagem escolhido at? os lugares (do museu) ou os quadros escolhidos para conhecer a hist?ria que h? ?por tr?s? destes, clicando com o mouse em cima do quadro.
? importante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o recurso adequadamente de modo que possam aprender sobre os acontecimentos hist?ricos (Fig. 2) acerca da Independ?ncia do Brasil.
Figura 2 ? Imagem da explica??o de um dos quadros
Ap?s explorar o Recurso, os alunos dever?o socializar os conhecimentos adquiridos neste processo - o que aprenderam sobre a Independ?ncia do Brasil. Dever?o, neste momento, ser levados a refletirem sobre o que foi visto no recurso. Este momento ? muito importante, pois o professor poder? perceber o que os alunos puderam aprender e, principalmente ter? a oportunidade de tirar d?vidas e/ou conceitos errados que, porventura os alunos possam ter adquirido. Feito isso, os alunos poder?o fazer pesquisas sobre os pa?ses que ainda s?o col?nias de outros pa?ses, isto ?, pa?ses que n?o s?o independentes!
Neste momento os alunos, em quartetos (jun??o de duas duplas), dever?o fazer pesquisas na internet, entre outras fontes, sobre os pa?ses que atualmente ainda s?o col?nias de outros pa?ses. Abaixo sugerimos alguns sites (Fig.3) para a realiza??o das pesquisas. A pesquisa dever? contemplar tamb?m as vantagens e desvantagens de ser col?nia.
http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287312.shtml
http://www.portugal-linha.pt/200201291039/As-relacoes-Portugal-Angola-ainda-sao-ensombradas-pela-colonizacao-/menu -id-109.html
http://www.youtube.com/watch?v=Lq2gWBIC1aU&feature=fvw
http://bancocorrido.blogspot.com/2009/02/das-nossas-colonias-aos-paises-deles.html
Figura 3- Imagem do site ?Mundo Estranho?
Ainda quartetos, os alunos dever?o apresentar o resultado de suas pesquisas de maneira interativa e criativa (Fig. 4)! por meio da oralidade e da l?ngua escrita. Poder?o ser apresenta??es do tipo: texto jornal?stico, apresenta??o oral com o aux?lio de cartazes, pe?as teatrais e etc.
? importante que os grupos escolham a maneira que mais t?m intimidade para apresentar resultado de suas pesquisas, por?m, ? importante que o professor trabalhe com eles a oralidade de maneira correta, isto ?, que falem de maneira adequada e respeitando a norma culta, que ao apresentar alguma atividade escrita, que as regras gramaticais sejam respeitadas e etc. Enfim, este deve ser tamb?m um momento de aprendizado e n?o apenas de apresenta??o!
Figura 4 - Imagem de alunos apresentando um trabalho
Dispon?vel em: http://www.oba.org.br/extranet/fotos/2009/33565_08_06_2009_08_06_45.jpg Acesso em: 06. Jul.2009.
Sugerimos que o professor apresente aos alunos um v?deo (Fig. 5), postado abaixo, que aborda alguns assuntos sobre a coloniza??o do Brasil. O v?deo ? muito interativo e l?dico!
http://www.youtube.com/watch?v=Jjnrs0cZ_04
Figura 5- Imagem do v?deo
Internet.
Os alunos dever?o ser avaliados em todos os momentos das aulas, principalmente no momento em que estiverem explorando o Recurso, para que eles possam perceber que apesar de se tratar de uma atividade l?dica, divertida e interessante tem o prop?sito de fazer com que seus usu?rios aprendam sobre os acontecimentos hist?ricos de nosso pa?s.