Portal do Professor

Início do Conteúdo

IMITANDO MOVIMENTOS

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber as possibilidades do próprio corpo para realizar movimentos coordenados e percebidos; coordenar a seqüência de movimentos propostos; falar desses movimentos.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os movimentos do corpo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Imitar movimentos a partir dos movimentos de um boneco.


1º Momento- Inicialmente os professores podem escolher um boneco para dinamizar e motivar a aula (fazendo um jogo de faz-de-conta); durante a aula faz a apresentação do boneco para as crianças; solicita que as mesmas batizem o boneco por um nome; e inicia a dinâmica com uma seqüência de movimentos realizados pelo boneco, mediante a manipulação do professor. Em seguida solicita que as crianças verbalizem a sequência dos movimentos, caso eles não consigam, se repete os movimentos chamando a atenção de todos. O próximo passo é colocar o boneco numa cadeira fazendo de conta que ele irá observar a mesma seqüência de movimentos, agora realizados pelas crianças. No final da atividade cada aluno dirá se conseguiu ou não fazer a seqüência.


2º Momento - O professor retoma a atividade e convida os alunos para desenvolver a mesma seqüência, mas, agora coordenada por ele e cria uma nova possibilidade distanciada do faz-de-conta.

Atividade 2 - Realizar uma sequência de movimentos com base na orientação desenhada


1º Momento - O professor pode criar outras atividades que possibilitem novos movimentos com o corpo. Uma outra sugestão é coordenar os movimentos do corpo das crianças tendo como modelo a representação gráfica de diferentes movimentos. Nesse momento o professor se posiciona diante das crianças e apresenta o desenho e elas se orientam para desenvolver a atividade. No final se faz uma retomada dos tipos de movimentos que foram propostos e as crianças vão verbalizando se conseguiram ou não realizar o movimento e o porquê.

FIGURA 1 - Recurso didático: representação gráfica de movimentos.

2º momento - As crianças sentam na roda e orientadas pelos professores, oralmente, dizem a sequência  dos movimentos e destacam aqueles que tiveram dificuldades para realizá-los.

Avaliação

Avaliar as possibilidades das crianças na realização dos movimentos; na seqüência dos movimentos; na verbalização dos movimentos, destacando a posição e os conceitos de lateralidade; e a habilidade de auto-avaliação.