Nayde Slange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento.
Os movimentos do corpo.
Atividade 1 – Leitura de imagens referente aos movimentos do corpo.
1º Momento - Os professores trazem para a roda imagens de revistas de pessoas realizando diferentes movimentos e realizam com as crianças a leitura de imagens dos movimentos apresentados nas figuras. Para essa leitura existem várias estratégias, dentre elas destacamos o saco-surpresa. As figuras são colocadas dentro do saco e as crianças vão retirando uma a uma. Nesse momento devemos fazer as seguintes questões: O que vocês estão vendo? O que vocês podem falar sobre essa pessoa ou essas pessoas? O que essa ou essas pessoas estão fazendo? Vocês podem fazer um movimento igual a esse?(mostra uma ilustração) Porque fazemos e estudamos os movimentos do nosso corpo?
FIGURA 1 - Recurso didático.
2º Momento: Os professores devem propor para as crianças desenharem as possibilidades dos movimentos do corpo, uma forma delas se envolverem com o tema e despertar o interesse. Como no exemplo da figura 2.
FIGURA 2 – Representação dos movimentos do corpo de crianças na faixa de 3 anos
Avaliar o envolvimento e o interesse das crianças para estudar os movimentos do corpo.