Portal do Professor

Início do Conteúdo

O CORPO EM MOVIMENTO: A BUSCA DE UMA MOTIVAÇÃO

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Slange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os movimentos do corpo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Leitura de imagens referente aos movimentos do corpo.

1º Momento - Os professores trazem para a roda imagens de revistas de pessoas realizando diferentes movimentos e realizam com as crianças a leitura de imagens dos movimentos apresentados nas figuras. Para essa leitura existem várias estratégias, dentre elas destacamos o saco-surpresa. As figuras são colocadas dentro do saco e as crianças vão retirando uma a uma. Nesse momento devemos fazer as seguintes questões: O que vocês estão vendo? O que vocês podem falar sobre essa pessoa ou essas pessoas? O que essa ou essas pessoas estão fazendo? Vocês podem fazer um movimento igual a esse?(mostra uma ilustração) Porque fazemos e estudamos os movimentos do nosso corpo?


FIGURA 1 - Recurso didático. 

2º Momento: Os professores devem propor para as crianças desenharem as possibilidades dos movimentos do corpo, uma forma delas se envolverem com o tema e despertar o interesse. Como no exemplo da figura 2.

FIGURA 2 – Representação dos movimentos do corpo de crianças na faixa de 3 anos

Avaliação

Avaliar o envolvimento e o interesse das crianças para estudar os movimentos do corpo.