Nayde Solange Garcia Fons?ca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
As crian?as, na faixa et?ria de 3 anos de idade, podem expressar n?o s? movimentos corporais, mas o que sabem sobre esses movimentos.
O conceito de movimento.
Atividade - Realizar movimentos e falar sobre eles.
1? Momento: Numa aula de Educa??o F?sica os profesores inicialmente devem fazer movimentos,como: bater p?, correr, andar devagar, entre outros movimentos. Em seguida as crian?as fazem os mesmos movimentos na sequ?ncia. Dando continuidade, cada crian?a transforma-se em modelo, faz um movimento e os demais repetem. Outra forma de realizar a atividade ? deixar as crian?as livres para fazer o movimento que desejarem. Como no exemplo mostrado nas fotos abaixo.
FIGURA 1 - Foto 1 - A professora faz o movimento e as crian?as fazem a imita??o.
.
FIGURA 2 - Foto 2 - A crian?a faz o movimento, a professora e outras crian?as fazem a imita??o.
Figura 3 - Foto 3 - Cada um faz o movimento que desejar.
2? Momento - As crian?as sentam na roda e os professores conversam com elas sobre os movimentos realizados na atividade anterior. Como conversar com crian?as na faixa et?ria de 3 anos? As perguntas s?o estrat?gias que orientam as falas de cada uma. Exemplo:
Nesse momento os professores investigam quais s?o os alunos que expressam verbalmente o que fazem com o corpo. Essa ? uma possibilidade de diagnosticar o desenvolvimento individual e coletivo da turma.
3? momento - O jogo ? uma estrat?gia que tamb?m contribui com o desenvolvimento do movimento e com a possibilidade de falar desse movimento (O que a crian?a fez? Com qual parte do corpo? Ela consegue imaginar outro modo de movimentar as m?os? Os p?s? Os bra?os? Dentre outros membros do corpo?). Os jogos populares podem ser instrumentos de media??o para a realiza??o e comunica??o dos movimentos necess?rios para a execu??o das a??es propostas pelos professsores. Nesta atividade sugerimos a brincadeira: Boca de forno.
Brincadeira : Boca de Forno
"A Brincadeira da Boca de Forno ? muito antiga, n?o se sabe ao certo como surgiu, nela podem brincar meninos e meninas juntos. Nesta brincadeira uma pessoa ? eleita como "O Senhor","Chefe", "Amo"ou "Mestre", esta pessoa que vai dar as ordens na brincadeira, ser? a ?nica a mandar, os demais ter?o apenas que cumprir suas ordens. A brincadeira consiste no seguinte:
1. A pessoa que comanda a brincadeira, o chefe, d? as ordens a todos. Esta ordem consiste em achar um determi nado objeto, caso a crian?a n?o trouxer o objeto pedido ela ?& nbsp;convidada a pagar uma prenda que pode ser dan?ar uma m?sica, imitar um bicho engra?ado, entre outras.
2. A brincadeira acontece com as seguintes ordens ditas pelo Senhor, estas palavra podem variar de uma Regi?o para outra do Brasil, por?m o sentido ? o mesmo:" (http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/bocade.htm).
Mestre : . - Boca de Forno .
Crian?as: . - Forno
Mestre : .. - Assar bolo?
Crian?as: - Bolo
Mestre: - Se o mestre mandar?
Crian?as: - Vou
Mestre: - Se n?o for?
Crian?as: - Toma bolo
O uso dessa brincadeira na sala de aula ? adaptado aos objetivos de ensino aprendizagem. Para atingir aos objetivos propostos, deve-se proceder da seguinte maneira: Professor (Mestre): Crian?as (os comandados). Quando elas se apropriarem da brincadeira, qualquer uma pode ser o mestre. Mas a situa??o proposta ? a seguinte: Mestre: boca de forno! Crian?as: forno! Mestre: assar bolo! crian?as: bolo; Mestre: se o mestre mandar? Crian?as: vou! Mestre: se n?o for? Crian?as: toma bolo. Mestre: levantem da roda, v?o at? a mesa e comecem a desenhar (a??es envolvidas: andar, sentar e desenhar).
imagens.google.com .br
Nesse momento as crian?as sentam ? mesa, come?am a desenhar e o mestre come?a a contar: 1, 2, 3 e reinicia o jogo, em seguida uma nova ordem determina que todos voltem a sentar na grande roda. L? ir? investigar os movimentos relizados pelas crian?as.
O(A) professor (a) introduz a t?cnica de associa??o de palavras, para as crian?as lembrarem do que fizeram, diz uma palavra que representa a parte do corpo e as crian?as dizem o movimento que fizeram. Exemplo:
P?S (as crian?as andaram ou correram at? a mesa?);
DEDOS; (que movimento fizeram para desenhar? Pegaram o l?pis? Pressionaram o l?pis sobre o papel?)
M?OS (segura o papel?)
BRA?OS (repousaram os bra?os sobre a mesa?). Terminada essa sess?o de destacar os movimentos envolvidos no desenho, volta-se ao jogo Boca de Forno.
3? momento - a Brincadeira Boca de Forno pode ser utilizada para desencadear movimentos com base em m?sicas. Sugerimos aos professores uma outra possibilidade de trabalhar os movimentos com as crian?as, utilizando a m?sica de Bia Bedran:"Desengon?ada" que possibilita trabalhar movimentos com todas as partes do corpo. Ao terminar a sess?o da dan?a, elas retornam ? roda e discutem quais os movimentos desenvolvidos e quais as partes do corpo que estavam envolvidas . A m?sica "Desengon?ada" pode ser encontrada no site
http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/desengon?ada.html
4? momento - Uma nova rodada da brincadeira com os movimentos pode ser realizada para desenvolver a no??o de espa?o. O comando do mestre determina deslocamentos das crian?as para percorrer caminhos; o movimento numa rela??o de umas com as outras, como: brincar de pega-pega; d e carrinhos que n?o se chocam; de ta tu-bola; estrela do mar; de casulo; animal preso na jaula, entre o utros movimentos que envolvam as crian?as no espa?o.
Sugerimos como forma de aporte te?rico a leitura do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil) - Volume 3 que retrata sobre o tema.
REFER?NCIA - RCNEI: BRASIL. Minist?rio da Educa??o e Cultura. Secretaria de Educa??o Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil. Bras?lia, 1998. v. 3.
Avaliar se as crian?as criaram movimentos individuais e os desenvolveram coletivamente; analisar se conseguiram verbalizar suas sensa??es e impress?es do movimento corporal.