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Desenhando malhas geom?tricas

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Construir malhas geom?tricas.?Desenvolver a criatividade art?stica.?Identificar propriedades de pol?gonos que recobrem o plano.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?Retas paralelas, ponto m?dio, plano cartesiano, formas geom?tricas (quadrado, tri?ngulo eq?il?tero, hex?gono), ?ngulos.

Estratégias e recursos da aula

Aula

Sala de aula:
Professor, antes de mostrar a seus alunos os sites indicados, converse com eles a respeito das malhas geométricas, ou mosaicos. Se conhecem, já viram, como acham que são construídos, se seguem um padrão etc. Aqui você estará investigando os conhecimentos prévios de seus alunos a respeito do assunto. Mostre alguns exemplos de malhas ou mosaicos que podem ser encontrados em paredes ou pisos de residências, casas, nas calçadas, etc.

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imagem do site: http://nemesvv.googlepages.com/pavimenta%C3%A7%C3%B5es

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imagens do site: http://www.geocities.com/teselados

Verifique se todos identificam os padrões de construção das malhas e quais as figuras geométricas foram utilizadas. 

 


Laboratório de informática!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site: http://www.tvcultura.com.br/artematematica/geometrias.html, nele os alunos vão encontrar um pouco da geometria na arte. Peça para que explorem as páginas seguintes observando como surgiu a geometria e algumas artes plásticas que foram criadas usando figuras geométricas.
A seguir, peça para que iniciem o jogo de memória. Para isso devem clicar na mãozinha, que será aberta uma nova janela com instruções do jogo, que devem ser lidas e observadas pelos alunos, antes de começarem a jogar. Quando clicarem em jogar irá aparecer 16 mosaicos diferentes, porém, são apenas 8 malhas diferentes que os alunos deverão encontrar os pares.
 

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Após encontrarem todos os pares irão aparecer todas as malhas utilizadas. Conversem com eles sobre quais formas geométricas foram utilizadas, as cores e a forma de pintar.
Pergunte aos alunos que relação existe entre as formas geométricas que foram utilizadas na composição de uma das malhas. Eles devem perceber que a soma dos ângulos que têm um vértice em comum é sempre igual a 360º .


http
                        ://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/13731256835/img/somaangulosmalha.JPG

Depois peça aos alunos que abram o site: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg_ex_re/dg_ex_re12.php e explorem as diversas malhas geométricas apresentadas e as suas construções. Ao selecionar um exercíc io na animaçã o dos exe rcícios será aberta uma nova janela com a animação dos passos para a construção da malha. (Observação: para visualizar esse site com seus recursos é necessário o Internet Explorer)
Após essa exploração, indique aos alunos ou deixe que escolham livremente (professor, aqui depende da turma, do tempo que terá para realizar a atividade etc., você deverá escolher qual será a melhor opção) uma malha para construírem, para isso, eles deverão anotar os passos a serem seguidos e realizar a atividade em sala de aula.
Uma sugestão são os exercícios 2, 3 e 4, as malhas triangular, hexagonal e octogonal, pois além da malha a ser construída, a forma geométrica a ser utilizada, você pode explorar as coordenadas cartesianas dos vértices dos triângulos, dos hexágonos e dos octógonos.
 

Professor, os alunos devem perceber que os únicos polígonos regulares que formam malhas compostas por polígonos de um único tipo são: o triângulo eqüilátero, o quadrado e o hexágono regular. Para que eles percebam esta propriedade distribua para os alunos pelos menos 6 polígonos regulares de cada tipo. Eles devem verificar, quais deles permitem construir mosaicos, utilizando um só tipo de polígono.
No caso da malha octogonal, os alunos devem perceber que esta é formada por octógonos e quadrados. Questione o porquê dessa combinação de polígonos.
 

Dicas e Sugestões
Professor, antes de construir as malhas converse com os alunos sobre as formas geométricas, questionando, por exemplo, como eles irão construir um triângulo eqüilátero, qual deverá ser a altura, mostre que podem construir um triângulo eqüilátero usando régua e compasso, assim também para construir um hexágono regular.


Você pode explorar também o plano cartesiano, pedindo que os alunos indiquem as coordenadas cartesianas dos vértices das figuras geométricas (triângulos, hexágonos e octógonos) e depois peça para que calculem a distância entre eles, verificando se é sempre a mesma, mostrando assim que todos os lados são congruentes.


Trabalhe junto com o professor de artes para que ele possa orientar os alunos quanto as cores, a harmonia, etc. envolvida nos mosaicos.
 

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, e tamb?m a constru??o da malha geom?trica, se ela foi feita corretamente, se as formas geom?tricas utilizadas s?o as propostas e tamb?m a criatividade dos alunos. Pe?a ao professor de artes que ajude na avalia??o art?stica, como a utiliza??o das cores, por exemplo. Os alunos podem fazer uma exposi??o dos seus trabalhos.