Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
?
?
Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetiza??o.
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de institui??es inclu?das no Programa ?Um Computador por Aluno? (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Por?m, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de institui??es n?o inclu?das no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que n?o possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugest?es de adapta??es!
?
1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
INTRODUZINDO O TEMA: m?sicas preferidas da turma
- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre o tema "m?sica", questionando-os:
?
?
- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opini?es.
- Retome com os alunos as m?sicas que eles disseram mais gostar e escreva na lousa o nome das m?sicas que eles citaram, provavelmente v?o aparecer m?sicas repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada m?sica foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da m?sica citada.
- Voc? tamb?m poder? elencar nomes de m?sicas que costuma trabalhar com eles na sala, caso eles n?o se lembrem do nome delas.
ORGANIZANDO GR?FICOS: AS M?SICAS MAIS TOCADAS DA TURMA
- A partir dessas informa??es proponha aos alunos a constru??o de gr?ficos, representando a quantidade de alunos que gostam de cada m?sica citada. Os auxilie nesse processo.
- Para a constru??o dos gr?ficos os alunos poder?o utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).
- Veja o gr?fico abaixo constru?do a partir de uma pesquisa realizada com alunos do 1? ano A, do Ensino Fundamental da ESEBA, em abril de 2011:
- O gr?fico tamb?m poder? ser constru?do no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necess?rias para o gr?fico.
- Depois de pronto o gr?fico proponha a resolu??o de situa??es-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Dessa forma, voc? poder? trabalhar opera??es de adi??o e subtra??o. Veja um exemplo:
?
?
2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DA M?SICA MAIS VOTADA...Uma combina??o que d? certo
- A m?sica ? um importante instrumento para trabalhar diversos temas com as crian?as, bem como desenvolver o gosto pela leitura e escrita. As crian?as que ainda n?o leem convencionalmente, podem realizar pseudoleituras, pois sabem a letra da m?sica. Dessa forma, ? importante que se explore a m?sica como um g?nero textual. Assim, a abordagem dos temas, a leitura e a escrita se tornam mais interessantes.
- Leve para a sala de aula, a letra da m?sica mais votada pelas crian?as, impressa em uma folha A3, em letras de forma mai?scula para que sua leitura seja mais f?cil para as crian?as que ainda n?o est?o alfabetizadas.
-Entregue para seus alunos a c?pia da letra da m?sica e proponha atividades de escrita e leitura.
- As atividades poder?o ser trabalhadas no caderno, ou ent?o com a utiliza??o dos laptops dos alunos. Assim, para atividades que exigem escrita e leitura voc? poder? orient?-los a utilizarem o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos). E aquelas que exigirem desenhos voc? poder? explorar com eles as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital).
- Veja abaixo a algumas sugest?es de atividades, tendo como refer?ncia a m?sica mais votada pelos alunos do 1? ano A da ESEBA. A m?sica ?A foca? possibilita al?m do trabalho com a leitura e escrita, abordar quest?es sobre o ambiente e os animais, no caso a foca.
- No s?tio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ voc? encontra a letra e um v?deo da m?sica ?A foca? de Vinicius de Moraes. Dessa forma poder? explor?-lo com seus alunos solicitando que acessem utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/
- Reproduza e entregue a letra da m?sica para seus alunos. Veja abaixo:
?
A Foca ?
QUER VER A FOCA ?
QUER VER A FOCA ?
QUER VER A FOCA ?
L? VAI A FOCA ?
L? VAI A FOCA ?
QUANTO TRABALHA ? |
?
- Solicite que seus alunos realizem a leitura silenciosa da m?sica. Caso eles ainda n?o estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e palavras que conhecem e as circulem.
?
?
- Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a import?ncia de mant?-los em seu habitat natural e de preserv?-los.
a) Separe as estrofes da m?sica recortando-as.
b) Utilize a primeira estrofe que voc? recortou e siga as instru??es:
c) Recorte duas frases contidas nessa estrofe.
d) Depois, recorte em cada frase as palavras que a formam.
e) Agora, cante a m?sica e organize as palavras que voc? recortou, de acordo com sua ordem na letra da m?sica. Em seguida, cole-as em seu caderno (ou em uma folha).
?
- Voc? poder? fazer esse exerc?cio explorando todas as estrofes da m?sica, especialmente se sua turma estiver no 1? ano do Ensino Fundamental, dessa forma elas compreender?o e passar?o a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.
Realize atividades no caderno para explorar a interpreta??o escrita. Veja a seguir:
A) Assinale com um ?X? a resposta correta para as quest?es 1, 2 e 3.
1) No verso ?No seu nariz.? A palavra nariz, refere-se ao:
( ) circo ( ) nariz da foca ( ) Vinicius ( ) menina
?
2) Sobre a letra da m?sica n?o ? correto dizer:
( ) A foca fica feliz quando p?em uma bola no seu nariz.
( ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.
( ) A foca se arruma para dan?ar no circo para a garotada.
?
3) O verso ?Quer ver a foca comprar uma briga? ? espetar ela
bem na barriga? quer dizer que:
( ) A foca gosta de ser maltratada.
( ) A foca gosta de brigar.
( ) A foca fica brava quando a machucam.
?
B) Qual parte da poesia te chamou mais a aten??o? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Transcreva todas as palavras da m?sica que tem rr e nh.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Na letra da m?sica fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Voc? acha isso correto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) Desenhe o animal abordado na m?sica.
?
- Os alunos poder?o utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital) para desenhar esse animal. Ou ent?o criar uma foca utilizando outros recursos como pintura, dobraduras ou recortes.
?
3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO UMA POESIA
- Professor, nesta atividade voc? poder? explorar com as crian?as a leitura e a escrita por meio da poesia (g?nero textual).
- Para motivar seus alunos, escolha v?rias poesias e coloque-as dentro de uma caixa enfeitada, leve-as para a sala de aula e fa?a um suspense com as crian?as instigando sua curiosidade sobre o conte?do que tem dentro da caixa.
- Depois, permita que cada crian?a escolha uma poesia e leia. Voc?s poder?o montar na sala um mural com essas poesias. Nossa orienta??o ? que escolha textos com a letra de forma mai?scula para expor na sala facilitando a leitura dos alunos.
- Em seguida, escolha uma poesia para trabalhar com as crian?as na sala. Como a m?sica preferida dos alunos do 1? ano A da ESEBA era sobre um animal, e as atividades anteriores perpassavam esse tema, sugerimos a seguir atividades para explorar poesias sobre o tema animais. Mas, voc? poder? mudar e escolher o tema da poesia de acordo com o conte?do que esteja trabalhando com sua turma.
Veja abaixo as sugest?es de atividades a partir da explora??o da poesia ?O peru? de Vinicius de Moraes, dispon?vel no s?tio: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html.
- Reproduza e entregue a poesia para os alunos e solicite que realizem suas hip?teses de leitura.
?
O PERUVinicius de Moraes ? GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU!
PENSANDO QUE ERA PAV?O TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGEST?O.
NUMA RODA DE CARV?O QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CH?O.
NAS ?GUAS DO RIBEIR?O FOI-SE OLHANDO FOI DIZENDO QUE BELEZA DE PAV?O!
ABRAM ALAS PRO PERU! ? |
?
- Depois, dialogue sobre o que compreenderam da poesia. Aproveite para explorar este g?nero textual abordando itens como:
?
1. Qual animal ? retratado na poesia?
______________________________________________________________________
?
2. O termo Glu, Glu, Glu ? utilizado para representar:
( ) O som emitido pelo peru.
( ) As ?guas do ribeir?o.
?
3. Circule na poesia com l?pis de cor vermelho as palavras que rimam com Pav?o, e transcreva-as abaixo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Al?m do peru, quais animais aparecem na poesia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. De acordo com a poesia o peru pensava ser um:
( ) menino
( ) tico-tico
( ) pav?o
?
6. Represente o animal retratado na poesia por meio de uma dobradura.
- Professor, proponha para os alunos a realiza??o de uma pesquisa sobre o modo de vida do peru, para que eles possam descobrir onde vive esse animal, o que ele come, como reproduz, dentre outros. Dessa forma, voc? tamb?m poder? trabalhar interdisciplinarmente conte?dos de Ci?ncias. Para realizar a pesquisa utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
- Voc? poder? montar um painel na sala com o resultado das pesquisas dos alunos.
- Professor, solicite que os alunos levem seus laptops para casa.
|
Escolha um animal que goste e pesquise sobre: -Seu modo de vida; -Origem e caracter?sticas. Para tanto, utilize seu laptop por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias na escola. ? |
?
4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
RECITANDO POESIAS E DESENVOLVENDO O PRAZER PELA LEITURA
- Professor, essa atividade ser? um momento reservado para a socializa??o da tarefa de casa, na qual, os alunos constru?ram uma poesia sobre um animal com o aux?lio de seus familiares.
- Nossa sugest?o ? que voc? leia as poesias constru?das pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresenta??o. Fa?a a corre??o individualmente, caso seja necess?rio fazer interven??es na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.
- Antes do recital, solicite que leiam suas poesias para os colegas, na sala. Estabele?a que cada crian?a poder? solicitar que tr?s colegas fa?am a avalia??o de sua leitura observando: Leu com entona??o? A leitura foi realizada em um bom tom, possibilitando que todos pudessem ouvir? Lembre-os que a avalia??o dever? ser pautada no respeito ao colega.
- Depois, proponha aos alunos a realiza??o de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles ir?o socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas a poesia que constru?ram.
-Voc? tamb?m poder? organizar um dia para a realiza??o desse recital e convidar as fam?lias para participarem desse momento. Para tanto, procure reservar com anteced?ncia um local adequado em sua escola, de prefer?ncia que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.
- Seria interessante tamb?m que voc? confeccionasse com seus alunos decora??o para o local da apresenta??o, representando o tema das poesias, no caso animais.
- Proponha tamb?m a elabora??o do convite para as fam?lias virem assistir ao recital, para tanto trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a aten??o para os itens necess?rios ao convite. Se poss?vel, solicite que utilizem seus laptops por meio Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o s?tio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| onde poder?o visualizar imagens de diferentes modelos de convites.
-Eles tamb?m poder?o utilizarTux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital) de seus laptops,para confeccionarem os convites e enviar por e-mail aos familiares ou imprimir. Mas, poder?o tamb?m elaborar manualmente utilizando diferentes recursos, tais como: desenhos, recortes, colagem e outros.
- O recital ? um momento rico em intera??o, aprendizagem e divers?o. Os alunos e seus familiares ter?o a oportunidade de interagir e se emocionar recitando as poesias, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Veja algumas sugest?es de modelos de convites:
http://www.anossaescola.com/cr/testes/marlyla01/poemaafoca.htm nesse s?tio voc? encontra uma atividade interessante para explorar a m?sica ?A foca? de Vinicius de Moraes.
http://web.educom.pt/pr1305/poesias.htm aqui voc? encontra poesias para crian?as.
http://www.letras.com.br/musicas-infantis (nesse s?tio voc? encontra diversas sugest?es de m?sicas e suas letras para crian?as)
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles desenvolveram habilidades da leitura, a partir da leitura de m?sicas e poesias, se realizaram leitura em p?blico utilizando os requisitos t?cnicos necess?rios a um bom leitor, se apresentaram atitudes de respeito e valoriza??o ? leitura dos colegas e se resolveram situa??es-problema envolvendo opera??es de adi??o e subtra??o.