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COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comprovar como o ar exerce press?o.

- Conhecer a propriedade do ar, press?o.

- Vivenciar uma experi?ncia cient?fica.

- Estimular a curiosidade e o esp?rito investigativo.

- Trabalhar com dados e tabelas;

- Produzir textos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Professor ? fundamental que voc? resgate as hip?teses que seus alunos t?m sobre o ar que respiramos. Esta ? uma etapa importante do trabalho.

? importante que seus alunos estejam no n?vel alfab?tico da escrita, mas caso voc? tenha na sala algum aluno que ainda n?o produz pequenos textos, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafi?-lo em suas hip?teses, pois esta ? uma atividade significativa e com certeza vai motiv?-lo.

Al?m disso, ? importante que os alunos conhe?am recursos de seus Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox e o  KSpread.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Mesmo vivenciando e utilizando o ar todos os dias e sabendo que ele ? essencial para nossas vidas, para as crian?as ? um tema abstrato, portanto ? fundamental discutir o conceito de press?o atmosf?rica, para que os alunos compreendam por meio de experimenta??es.

Por isso, para trabalharmos este assunto, a sugest?o ? que os alunos possam experimentar esta press?o do ar. Assim,  nossos pequenos cientistas poder?o seguir os passos utilizados na pesquisa cient?fica, como: levantamento de hip?teses, coleta de dados, confirma??o ou n?o das hip?teses, tabula??o de dados e relat?rio. Desta forma, pretende-se que, assim como os cientistas, possam construir seus pr?prios conhecimentos.  

1? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

AGU?ANDO A CURIOSIDADE

Voc? vai precisar de: bal?es.

Quantidade: 2 para cada aluno.

Na tentativa de n?o oferecer respostas prontas, valorizar os conhecimentos iniciais dos alunos sobre o tema ar e instigar a curiosidade deles, a sugest?o ? iniciar este momento com uma brincadeira simples e conhecida. Esta atividade servir? para que voc? consiga chamar a aten??o dos alunos para o tema ar, mesmo sem dizer seu intuito ou introduzir o tema com explica??es.

1- Leve para sala bal?es e solicite que encham estes bal?es, como em um campeonato, at? que estourem. O aluno que estourar primeiro, ser? o campe?o. Incentive que todos os outros alunos tamb?m estourem seus bal?es.

? interessante que este momento seja filmado por voc?, para eventuais d?vidas, consultas ou mesmo para relembrar a brincadeira. Para tanto, voc? poder? utilizar o laptop-UCA, acionando o programa WxCam [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam].

2- Depois, na lousa da sala, fa?a um quadro, com a classifica??o dos alunos, segundo a ordem em que estouraram os bal?es, trabalhando assim, os n?meros ordinais e sequencia??o, conforme exemplo:

1?- PAULA

2?- TIAGO

3?- PEDRO

4?- SAMUEL

5?- AUGUSTO

6?- J?LIA

3-  Questione os alunos, observando e anotando as hip?teses iniciais sobre o tema ar:

- Por que ser? que voc?s conseguiram encher os bal?es?

- Por que os bal?es estouraram?

- O que voc?s colocaram dentro do bal?o?

- Por que a Paula conseguiu estourar primeiro que o Tiago?

- Todos conseguiram estourar o bal?o?

Anote as hip?teses iniciais e ao final, conclua dizendo que, como todos estouraram, agora receber?o um pr?mio.

Distribua novos bal?es para que possam brincar posteriormente.

2? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

INTRODUZINDO O TEMA: PRESS?O ATMOSF?RICA

Agora que os alunos j? est?o mais curiosos sobre o ar, podemos inserir uma de suas propriedades: a press?o.

Para isso, primeiramente, faremos algumas experi?ncias, que podem facilmente serem realizadas fora do laborat?rio da escola, uma vez que muitas escolas n?o possuem. Al?m disso, a ida ao laborat?rio, neste primeiro momento, poderia descaracterizar um pouco o objetivo inicial desta atividade, que ? a press?o atmosf?rica em nosso cotidiano, ao trazer a ideia de ser algo para cientistas ou laborat?rios.

EXPERI?NCIA 1:

As experi?ncias s?o importantes porque a medida que o aluno vivencia algo ele pode passar pelas etapas da pesquisa (hip?teses, coleta de dados, confirma??o ou n?o das hip?teses, tabula??o de dados e relat?rio ) al?m de construir conhecimentos significativos.

Assim, corte tiras de papel, de tamanho 20X3 cent?metros e dobre-as no 3? cent?metro. Depois, distribua uma para cada aluno.

As tiras devem ser cortadas e dobradas conforme figura 1:

EXPERIENCIA 1 a

Fonte: Acervo da autora

Posteriormente, solicite que os alunos segurem a parte dobrada contra o l?bio inferior e diga a eles que soprar?o levemente, mas que antes, digam o que acreditam que acontecer? (A tira levantar? ou abaixar??).

A figura 2 exemplifica como segurar a tira.

EXPERI??NCIA 1 b

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

Como os alunos soprar?o por cima da tira, dir?o que ela ir? abaixar, por?m a tira se levantar?.

Por isso, aproveite este momento e questione-os:

- Se voc?s est?o soprando por cima da tira, por que ela subiu e n?o desceu?

- O que ser? que aconteceu?

- Isto acontece devido ? press?o atmosf?rica. Voc?s j? ouviram falar ou sabem o que ? press?o atmosf?rica?

Depois, explique que isto aconteceu porque a press?o do ar da boca dos alunos ser? menor do que a press?o do ar sob a tira. ? a press?o do ar, ou press?o atmosf?rica que faz a tira subir.

Fonte experi?ncia: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

Para melhor exemplificar, ? este um processo semelhante ao que acontece com os avi?es, sendo a tira de papel a representa??o da asa. Assim, ? essa mesma press?o do ar que proporciona um objeto de mais de 100.000 quilos, como um Boeing 767, poder voar.

Fonte informa??es Boeing 767:  http://www.portalbrasil.net/boeing_767.htm

Ao final, solicite que ditem o que aconteceu e o que foi importante neste momento, para a constru??o de um relat?rio coletivo sobre este estudo inicial.

3? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

TRABALHANDO COM OS DADOS DA EXPERI?NCIA

Professor, utilize os dados obtidos na experi?ncia para construir um gr?fico com os alunos, e assim  contextualizar a atividade. Veja um exemplo de gr?fico elaborado a partir dos dados obtidos com o 3? ano B. Caso voc? ainda n?o tenha trabalhado com gr?ficos, explore com eles alguns tipos de gr?ficos. Para isso, solicite que acessem por meio de seus laptops utilizando Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet] o s?tio: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm

TABULANDO OS DADOS DA EXPERI?NCIA 1

Fase das Hip?teses:

1-Quantos alunos acharam que a tira de papel subiria: 04

2- Quantos alunos acharam que a tira de papel desceria: 26

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GRAFICO 1

Dados obtidos:

1-Quantos alunos  viram  a tira de papel subir: 04

2- Quantos alunos  viram  a tira de papel descer: 26

GRAFICO 2

Fonte dos gr?ficos: acervo da autora

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Esse tipo de tabula??o pode ser criada no Classmate com aux?lio do programa KSpread [ Metasys>Aplicativos>Ferramentas de |Produtividade>Su?te de Escrit?rio>Planilha Eletr?nica].

ANALISANDO OS DADOS: PROBLEMATIZANDO

Professor, a partir do gr?fico voc? poder? criar situa??es problemas, veja um exemplo a seguir, realizado a partir dos gr?ficos acima.

1-      Dos 30 alunos de nossa sala, antes da experi?ncia, 26 crian?as acharam que ao soprar a tira de papel ela desceria. Quantas crian?as acharam que a tira subiria?

2-      Ap?s a realiza??o da experi?ncia, 28 crian?as observaram que a tira de papel sobe, ao contr?rio do que pensavam inicialmente. Ent?o, quantos alunos mudaram de opini?o?

3-      Observando os gr?ficos, as cores e as legendas, o que se pode concluir da experi?ncia?

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4? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

PRODUZINDO RELAT?RIO

Ap?s a realiza??o e verifica??o do que realmente aconteceria (pesquisa), solicite que os alunos fa?am um relat?rio para explicarem a experi?ncia.

uca- pesquisa

                                                 RELAT?RIO DA EXPERI?NCIA 1:

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                                                                                   ILUSTRE A EXPERI?NCIA 1:

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Finalize este momento solicitando uma atividade de casa.

O intuito desta atividade de casa ? ampliar o conhecimento e a curiosidade dos alunos, al?m de promover uma intera??o da fam?lia com o trabalho realizado em sala de aula.

Al?m disso, devido ? necessidade do uso de fogo para a realiza??o da experi?ncia, o ideal ? que cada crian?a seja supervisionada e ajudada por um adulto. Assim, como na escola n?o h? possibilidade de isto acontecer, a sugest?o ? trabalhar uma nova experi?ncia nessa tarefa de casa.

                                                                  Atividades de casa

                                                   O AR E A PRESS?O ATMOSF?RICA

AGORA QUE J? ESTUDAMOS O AR E QUE ELE EXERCE PRESS?O, VAMOS TENTAR, COM A AJUDA DE UM ADULTO, DESCOBRIR SE ALGUNS FATORES PODEM INTERFERIR NA PRESS?O DO AR.

PARA ISSO, VAMOS REALIZAR UMA EXPERI?NCIA?

PARA ESTA EXPERI?NCIA VOC? PRECISAR? DE:

- UMA GARRAFA; (COMO AS DE SUCO, QUE TEM A BOCA MAIS LARGA)

- UM OVO DE GALINHA (COZIDO POR 15 MINUTOS)

- ?LCOOL GEL (POR SEGURAN?A, N?O PODE SER ?LCOOL L?QUIDO);

- 3 A 4 F?SFOROS;

PRIMEIRO, TENTE COLOCAR O OVO, COM CASCA E SEM QUEBRAR, DENTRO DA GARRAFA.

VOC? CONSEGUIU? _________________________

DEPOIS, COM AJUDA DE UM RESPONS?VEL, COLOQUE UM POUCO DE ?LCOOL GEL NO FUNDO DA GARRAFA. COLOQUE UM F?SFORO ACESO DENTRO DELA E COLOQUE O OVO COZIDO DESCASCADO SOBRE O GARGALO DA GARRAFA.

ESPERE ALGUNS SEGUNDOS E VEJA O QUE ACONTECE.

ANOTE AQUI O QUE ACONTECEU E POR QUE VOC? ACREDITA QUE ISTO OCORREU ________________________________________________________________________________

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ATEN??O: FOTOGRAFE OS PASSOS DA EXPERI?NCIA, PARA COMPARTILHARMOS COM OS AMIGOS. PARA ISSO, UTILIZE O SEU LAPTOP E O PROGRAMA WxCam:[Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam].

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5? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO AS EXPERI?NCIAS E TRABALHANDO CONCEITOS

Professor, ? prov?vel que os alunos cheguem entusiasmados para socializar os conhecimentos e d?vidas geradas pelo experimento. Por isso, inicie este momento com uma roda de conversa, para que mostrem seus relat?rios e fotos.

Anote as hip?teses e distribua para os alunos um texto que conte a eles porque isto aconteceu.

EXEMPLO DE TEXTO:

OS F?SFOROS ACESOS, AO SEREM COLOCADOS NO FRASCO, AQUECEM O AR QUE ESTAVA NO INTERIOR DESTE.

O AR QUANDO ? AQUECIDO PASSA A OCUPAR UM VOLUME MAIOR DO QUE O INICIAL. QUANDO O AR ESFRIA CONTRAI-SE, PASSANDO A OCUPAR UM VOLUME MENOR.

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE COLOCAMOS O OVO NO GARGALO DO FRASCO PASSAMOS A TER UM SISTEMA FECHADO. OU SEJA, QUANDO O AR INICIA A SUA CONTRA??O (ESFRIAMENTO OU ARREFECIMENTO), A PRESS?O NO INTERIOR DO FRASCO ABAIXA PARA N?VEIS INFERIORES. NESSE INSTANTE, O OVO VAI SER FOR?ADO A ENTRAR NO FRASCO PARA DIMINUIR A DIFEREN?A ENTRE A PRESS?O NO EXTERIOR DO FRASCO (QUE ? MAIOR) E NO INTERIOR DESTE (QUE ? MENOR). OU SEJA, O OVO VAI SER OBRIGADO A OCUPAR O ESPA?O DEIXADO PELO AR QUE SE CONTRAI, ? MEDIDA QUE A TEMPERATURA ABAIXA NOVAMENTE.

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Texto adaptado de: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/engarrafado.html

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Assim, o que podemos concluir?

A experi?ncia 2 mostrou que a temperatura ? um fator que pode aumentar ou diminuir a press?o do ar e, a partir de um desequil?brio da press?o atmosf?rica e da tentativa de reequilibrar. Al?m disso, a experi?ncia mostra que a press?o age o tempo todo em nossas vidas e que ela realiza tentativas de reequil?brio o tempo todo, o que for?ou o ovo a entrar na garrafa.

Professor, por ser um tema mais complexo, al?m da viv?ncia, ? interessante que os conceitos sejam apresentados aos alunos, para que eles tenham maiores subs?dios te?ricos.

A sugest?o ? colar no caderno um pequeno texto sobre o que ? press?o atmosf?rica.

EXEMPLO:

Press?o atmosf?rica - ? a press?o exercida pela atmosfera num determinado ponto. ? a for?a por unidade de ?rea, exercida pelo ar contra uma superf?cie.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica      

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Recursos Complementares

Avaliação

Durante todo o processo ? poss?vel  realizar a avalia??o, pois ela deve permear todos os momentos. Para isso, voc? poder? observar  se os alunos atingiram os objetivos propostos.

Al?m disso, ? importante analisar se houve  envolvimento dos alunos no decorrer das experi?ncias e ao relatarem suas conclus?es.

Verifique tamb?m, se compreenderam que o ar exerce press?o e como isto acontece, o que poder? ocorrer pelo acompanhamento dos registros e observa??es realizadas por eles.