Portal do Professor

Início do Conteúdo

OUVINDO A MÚSICA A BANDA DE CHICO BUARQUE

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar o repertório ouvindo e aprendendo a cantar a música A Banda de Chico Buarque.
  •  Apreciar e se apropriar da letra da música A Banda do compositor Chico Buarque;
  • Expressar verbalmente e plasticamente a respeito da música.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cultura musical.Participação em atividades coletivas.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

 Sugerimos que o professor (a) reuna as crianças para ouvir  a música A Banda de Chico Buarque, para que aprendam a letra. Depois deve inicar um diálogo com as crianças sobre as idéias que a música transmite. Para isso, sugerimos as questões abaixo:

  • De que fala a música?
  • Na música, como as pessoas reagem ao ver a banda passar?
  • Vocês já viram uma banda tocar?

2º MOMENTO

 Após apreciação da música o professor (a) organiza junto com as crianças um painel de releitura da música, representando através de pintura, desenho, recorte e colagem os elementos que compõe essa música. Essa atividade é realizada em etapas. Primeiro faz a pintura do fundo do painel em um papel grandem, representando o céu e o solo (chão). A escolha das cores deve ser feita com as crianças.Em seguinda, as crianças devem fazer o desenho dos personagens da música ( a moça triste, o faroleiro, a moça feia, o homem sério, a namorada, o velho fraco, a rosa triste e a meninada). Por fim, as crianças recortam os desenhos, cola no papel que pintaram anteriormente, construindo uma cena para o painel.

undefined

Para maiores informações sobre bandas de música acesse o site abaixo:

http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/10/programa-nacional-bandas-de-musica-3/

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se a criança:

1. Expressa verbalmente o que entendeu da música.

2. Cantou a música estudada.

3.Representa em seu desenho elementos da música.