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Desafios

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica C?lculo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Desenvolver o pensamento l?gico

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Comentário:

Por que apresentar desafios lógicos aos alunos?
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético.
 

 

Aula


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos nos seguintes sites:

O desafio 1 do site:   http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/ed615a2001/FABIANA/Desafiosmatematicos.htm  e os dois do site:   http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/prob1.htm    são desafios com palitos de fósforos, caso ache necessário, dê esse material concreto para os alunos.

Oriente-lhes para que anotem os procedimentos utilizados na resolução, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa etc. Informe aos alunos que essa resolução deve ser compreendida por qualquer pessoa que leia.
Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado, porém, informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não sendo a resposta correta, ele pode ter conseguido uma resposta com um pensamento lógico.


Dicas e Sugestões

Crie mais atividades!
Existem vários sites onde você pode encontrar outros desafios. Uma dica seria selecionar alguns deles e deixar na sala de aula. Você pode criar também um cantinho do desafio, onde toda semana ou quinzenalmente seriam colocados desafios para os alunos.
Por exemplo, no site:    http://nlvm.usu.edu/en/nav/category_g_4_t_1.html, você pode usar os seguintes desafios:
• Circle 0
• Circle 21
• Circle 3
• Circle 99
• Mastermind
• Number puzzle

Outra sugestão é construir alguns jogos, como por exemplo, a torre de Hanói (ver exemplo no site: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/programas/hanoi/index.html) ou Peg Puzzle (modelo no site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_182_g_4_t_1.html?from=category_g_4_t_1.html)
 

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas etc. E tamb?m leve em conta as solu??es dos alunos, mesmo que n?o seja a resposta esperada, avalie como eles chegaram a essa resposta, se existe uma l?gica e os argumentos utilizados para mostrar que a solu??o est? correta