Portal do Professor

Início do Conteúdo

REESCREVENDO A HISTÓRIA DE UMA GATA: Os Saltimbancos

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceicao de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar o repertório das crianças ouvindo e aprendendo a cantar a canção "História de uma gata" dos Saltimbancos.
  • Criar um texto recontando a música.

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Expressão verbal. Imaginação. Estratégia de leitura.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO o professor senta com os alunos na roda para ouvir o CD  "Os Saltimbancos"de Chico Buarque o qual tem a canção “História de uma gata.” Depois de ouvir, discute com as crianças o assunto da música, sugerimos algumas questões:

  •  De que fala a música?
  • Onde a gata morava?
  • O que a gata comia?
  • Qual é a história que a gata está contando?

Após esses questionamentos o professor situa para os alunos o contexto em que Chico Buarque criou essa música, informando que faz parte do musical Os Saltimbancos, uma adaptação que Chico Buarque fez do conto Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Nesse momento, sugerimos fazer a leitura da imagem da capa do CD e ler a letra da música que deve ser escrita anteriormente num papel. Como as crianças de 3 anos ainda estão se apropriando da leitura os textos são lidos pelo professor. A intenção é desenvolver estratégias de leitura, mais e specificamente, a estr atégia de antecipação . Para ajudar a crianç a a prever ideias, chame sua atenção para indícios não textuais presente nas ilustrações. undefined

2º MOMENTO – Construir com os alunos um painel representado com desenhos e a reescrita na forma de narrativa a música  “História de uma Gata”. O painel pode ser organizado em forma de um filme fotográfico, colando os desenhos e o texto digitados, intercalando desenho e texto para dar a idéia de um filme.

DICA: acesse os sites abaixos para assistir o vídeo dos da Peça teatral Os Saltimbancos e ouvir o CD Os Saltimbancos de Chico Buarque.

http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/melhores-pecas-infantis/os-saltimbancos.shtml

http://pencadediscos.blogspot.com/2007/08/chico-buarque-os-saltimbancos-1977.html  

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura dos livros abaixo:

Os Saltimbancos. Chico Buarque e Ziraldo. José Olympio.

Os Músicos de Bremen.Irmãos Grimm. Editora Global.

Avaliação

O professor deve observar se a criança canta a música estudada; foi capaz de relatar o que entendeu da música; Participou da construção do texto coletivo apontando informações sobre a música e apresentou elementos da música no desenho.