Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Gestação e nascimento do bebê humano.
1º momento:Para a realização da atividade as crianças deverão procurar em casa informações sobre o seu nascimento, dias antes, o(a) professor(a) envia como atividade de casa uma entrevista com os pais ou responsavéis, solicitando informações sobre como foi o nascimento (tipo de parto, local onde nasceu, etc.) da criança. As crianças podem levar para sala de aula fotos, vídeos do parto delas para assistirem com os colegas. No caso de não ter vídeos do nascimento de alguma criança, o(a) professor(a) pode assistir o vídeo disponível no endereço eletrônico abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=VCIJUMbW7iE
Após o vídeo o(a) professor(a) faz uma discussão com as crianças sobre o vídeo e questiona: o que vocês sentiram ao assistirem o vídeo? Tiveram medo? Achoram bonito o nascimento?. Em seguida, relembra o assunto já discutido nas aulas anteriores sobre a gestação e o nascimento do bebê humano, apontando que uma das diferenças entre meninas e meninos quando crescem é que o corpo da mulher está preparado para carregar o bebê até o nascimento. As crianças devem registrar o que aprenderam sobre a gestação e o nascimento do bebê através de desenho e escrita, como no exemplo abaixo:
2º momento: Sugerimos como fechamento do estudo que o(a) professor(a) organize uma apresentação dos trabalhos produzidos pelas crianças ao longo do estudo sobre sexualidade. Pode-se convidar os pais ou uma turma da escola para assistir. No dia da apresentação pode expor os desenhos que as crianças realizaram mostrando as diferenças físicas do corpo do menino e da menina, cartazes com fotos de mães/mulheres grávidas, fotos das crianças quando bebês, as informações coletadas em revistas/livros sobre a reprodução humana; as atividades de escrita que os alunos realizaram sintetizando o conhecimento construído nas discussões e leituras realizadas em sala/casa. Além, dos livros que leram e os vídeos assistidos. As crianças se organizam em grupos para fazer a apresentação de seus trabalhos.
Avaliar a capacidade do aluno em organizar e expressar os conhecimentos construídos, adquiridos durante o processo de estudo.