Portal do Professor

Início do Conteúdo

O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas.

Duração das atividades

Será dividida em 3 momentos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o corpo do menino e menina.

Estratégias e recursos da aula

O olhar sobre o corpo do outro que para os adolescentes, adultos se caracteriza como erotismo, apreciação estética do desejo sexual, na infância, é o “espiamento” dos meninos e meninas em busca de semelhanças, e “estranhezas”. É nesse momento que as diferenças sexuais começam a ser percebidas: Por que o menino é menino? E por que a menina é menina? O que marca a diferença entre eles?


1º Momento – No dia seguinte após a observação do corpo dos colegas realizada na aula anterior, o(a) professor(a) deverá realizar uma atividade para que os alunos observem o próprio corpo no espelho, e, depois desenhem o seu corpo e o do colega mostrando a diferença sexual.

2º Momento- O(A) professor (a) solicita às crianças que mostrem os seus desenhos e falem sobre o seu corpo. Caso alguma criança sinta vergonha em falar sobre o que percebeu de diferente no corpo delas, o professor deverá mostrar e falar com naturalidade sobre o que os torna diferentes fisicamente.


3º Momento - O(A) professor (a) inicia o processo de leitura de textos referentes a questão "ser menino e ser menina".  Deverá familiarizar as crianças com alguns termos usados nas Ciências Naturais para nomear as partes do corpo humano; ou com livros de literatura infantil que trata dessa questão de forma simplificada para que as crianças compreendam essas particularidades existentes entre os seus corpos. Sugerimos a leitura do livro abaixo:

Após a leitura do livro Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?, conversar com as crianças sobre as questões apresentadas a respeito das meninas e dos meninos.

Recursos Complementares

Sugestão de livro:

Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos ? Sandra Bianchi. Cortez, 2009.

A Incrível Enciclopédia Larousse - Corpo Humano.Editora Global.

Avaliação

Analisar como as crianças percebem as diferenças entre menina e menino, bem como expressam conhecimentos acerca do corpo infantil.
Observar como desenha o corpo dos meninos e das meninas.