Este é um produto com fins educacionais, disponibilizado pelo
MEC - Ministério da Educação do Brasil e faz
parte de um conjunto de mídias que são disponibilizadas
no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem. Para outras informações,
acesse: Portal
do Professor
Para que uma mídia se caracterize como um objeto de aprendizagem
ela precisa oferecer aos usuários (estudantes, docentes e interessados
em geral), dentre outros aspectos, condições de construção
de conhecimentos tácitos (competências e habilidades)
e explícitos (teóricos). Para isto ela precisa oportunizar
vivências interativas (simulações e animações)
e um complexo de outras formas de construir conceitos e esquemas cognitivos
de resolução de problemas. Nesta perspectiva devem-se
levar em conta os variados canais de aprendizagem. Existem sujeitos
mais auditivos, os visuais, os táteis (que precisam experenciar),
os emocionais e assim por diante.
Principal Ao clicar neste botão o usuário retorna
à tela principal do software.
Teoria
Um conjunto de referências teóricas sobre o assunto
é disponibilizado neste acesso, de modo a permitir ao usuário
consultas rápidas.
Laboratório
Virtual
Permite a realização de experimentos virtualizados
cujos parâmetros estão intimamente ligados aos temas
estudados.
Mapa
Interativo
Permite que ao tema estudado sejam associados outros campos de pesquisa
e conhecimento, além de suas aplicações técnicas
e tecnológicas.
História
e Tecnologia
Apresenta um Túnel do Tempo que busca associar períodos
e momentos históricos do desenvolvimento da Ciência,
em particular da Física, à Tecnologia, focando assuntos
correlacionados ao tema.
Avaliação
A avaliação convida o usuário a mergulhar em
um novo momento de produção e revisão de conhecimentos,
através de problemas e situações que possam
ser aprofundadas através dos variados recursos digitais disponibilizados
no software, além de outros disponíveis na Internet.