AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

1.

Tarefa: Observe atentamente o ciclo de refrigeração e observe os pontos de ação do trabalho (compressor) e os pontos de troca de calor. Responda: em qual posição devemos colocar o termostato num dia muito quente? E num dia de inverno? Em qual dessas posições gastaremos mais energia elétrica? Explique.



Gestão de Erros

DESAFIOS

A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.

1.

Desafio: Identifique as peças da geladeira que executam cada uma das tarefas:

a) gerar a compressão do gás refrigerante;

b) retirar o calor do compartimento interno da geladeira;

c) regular a temperatura de funcionamento da geladeira.


Gestão de Erros

2.

Desafio: Enumere a sequência de transformações de energia envolvidas nos seguintes dispositivos ou sistemas térmicos:


a) motor de combustão interna;

b) usina termoelétrica.


Gestão de Erros

QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.

Vestibular: (PUC-RJ) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:

(A) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.

(B) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.

(C) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.

(D) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.

(E) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.



Gestão de Erros

2.

Vestibular: (Pasusp-USP) Um refrigerador doméstico tem potência de 180 W. Em um período de 24 horas, o compressor funciona cerca de 10 horas e, com isso, mantém a temperatura adequada no interior do aparelho. Sabendo-se que o funcionamento desse refrigerador representa, em média, 25% do consumo mensal de energia, pode-se estimar o consumo mensal, em kWh, dessa residência, em:


(A) 54

(B) 96

(C) 128

(D) 180

(E) 216



Gestão de Erros

DICAS

HowStuffWorks - Geladeiras: http://casa.hsw.uol.com.br/geladeiras.htm
Explica em detalhes como funcionam as geladeiras, com seus dispositivos operando em ciclo. Acesso livre e gratuito (em 14.01.2010).

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 27.08.2009).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 14.01.2010).

Enem - Exame Nacional do Ensino Médio: http://www.enem.inep.gov.br
Banco de provas do Enem. Acesso livre e gratuito (em 14.01.2010).