Prezado (a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Se afirmarmos que a Mistura X vista no simulador é
composta por gasolina com álcool, podemos dizer que ela
está dentro da norma brasileira (Agência Nacional
de Petróleo), que diz que a gasolina vendida nos postos
de combustíveis deve sofrer mistura de 20 a 25% de álcool?
Nesse caso, para a Mistura X, a pressão indicada no fundo
do recipiente é maior ou menor do que aquela indicada
quando preenchemos o recipiente com gasolina pura? Por que isso
acontece?
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Um pequeno tanque metálico, de formato cilíndrico,
está cheio com gasolina. A área da base
desse tanque é de 0,95 m2 e ele tem altura igual
a 2 m.
Determine:
a) a massa de gasolina.
b) a pressão que o líquido exerce no
fundo do tanque cilíndrico.
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Determine:
a) a massa de gasolina. b) a pressão que o líquido
exerce no fundo do tanque cilíndrico.
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2. |
Desafio:
Sabemos que um litro de água tem massa de
1 kg, pois a densidade da água é de 1,00 g/cm3.
a) Um litro de água pesa mais ou menos do que um litro
de álcool. Lembre que para o para o álcool d
= 0,79 g/cm3 ? Qual seria o peso de 50 litros de álcool
?
b) Se fosse necessário utilizar um densímetro
para checar se uma mistura de álcool é pura
ou contém água adicionada, que intervalo de
densidades podemos esperar na medição com o
instrumento?
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3. |
Desafio:
Uma peça de um brinquedo em formato de cubo,
feito de plástico, tem 8 cm de aresta. Determine a medida
dessa aresta que deve ficar imersa dentro da água, quando
o brinquedo é mergulhado num recipiente com esse líquido.
Dados: densidade da água = 1,00 g/cm3 e a densidade do
plástico = 0,78 g/cm3.
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4. |
Desafio:
Se você estiver tentando boiar numa piscina com
água e na água do mar, em qual das duas situações
deve ser mais fácil se manter boiando? Explique. |
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(PUC-MG) Um bloco de madeira flutua em água
(d = 1,0 g/cm3) conservando 2/3 de seu volume imerso (dentro
da água). Isso significa que a densidade do bloco, em
g/cm3, vale cerca de:
a) 0,30
b) 0,33
c) 0,46
d) 0,50
e) 0,67
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2. |
Vestibular:
(FATEC-SP) Sabemos que na Lua não existe ar,
ou seja, ela não possui atmosfera. Portanto, na Lua é
impossível:
a) Pesar um corpo com uma balança de dois pratos.
b) Saltar com vara.
c) Medir o tempo de queda de um corpo usando um cronômetro.
d) Beber água com um canudinho.
e) Olhar as estrelas do céu.
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DICAS
Portal do Professor MEC:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=925
Visualize os líquidos em equilíbrio, a pressão
que eles exercem e a força que atuam sobre os sólidos
submersos, por meio de experimentos virtuais que testam, em diferentes
situações, os princípios de Arquimedes, o
empuxo e o Teorema de Stevin. Aborda, ainda, os conceitos de massa
específica e pressão em líquidos.
Portal do Professor MEC:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1419
Observe os efeitos do empuxo quando um sistema de bloco-mola entra
na água. É possível alterar alguns parâmetros
na simulação.
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
UOL Física:
http://vestibular.uol.com.br
Notícias, experiências, teoria, testes e provas de
vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível.
Acesso livre e gratuito (em 21.01.2009).
LabVirt Física:
Simulação que permite verificar os efeitos do empuxo
quando um bloco preso a uma mola entra na água.
O diagrama de forças é mostrado e é possível
alterar a constante da mola e a massa do bloco:
http://www.labvirt.fe.usp.br/applet.asp?time=22:37:33&lom=10371
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