AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado (a) Estudante,
Prezado (a) Professor (a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.
Problema: Se afirmarmos que a Mistura X vista no simulador é composta por gasolina com álcool, podemos dizer que ela está dentro da norma brasileira (Agência Nacional de Petróleo), que diz que a gasolina vendida nos postos de combustíveis deve sofrer mistura de 20 a 25% de álcool?

Nesse caso, para a Mistura X, a pressão indicada no fundo do recipiente é maior ou menor do que aquela indicada quando preenchemos o recipiente com gasolina pura? Por que isso acontece?

Gestão de Erros  

DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .


1.
Desafio: Um pequeno tanque metálico, de formato cilíndrico, está cheio com gasolina. A área da base desse tanque é de 0,95 m2 e ele tem altura igual a 2 m.

Determine:
a) a massa de gasolina.

b) a pressão que o líquido exerce no fundo do tanque cilíndrico.


Gestão de Erros


Determine:
a) a massa de gasolina.

b) a pressão que o líquido exerce no fundo do tanque cilíndrico.



2.

Desafio: Sabemos que um litro de água tem massa de 1 kg, pois a densidade da água é de 1,00 g/cm3.

a) Um litro de água pesa mais ou menos do que um litro de álcool. Lembre que para o para o álcool d = 0,79 g/cm3 ? Qual seria o peso de 50 litros de álcool ?

b) Se fosse necessário utilizar um densímetro para checar se uma mistura de álcool é pura ou contém água adicionada, que intervalo de densidades podemos esperar na medição com o instrumento?


Gestão de Erros  

3.
Desafio: Uma peça de um brinquedo em formato de cubo, feito de plástico, tem 8 cm de aresta. Determine a medida dessa aresta que deve ficar imersa dentro da água, quando o brinquedo é mergulhado num recipiente com esse líquido. Dados: densidade da água = 1,00 g/cm3 e a densidade do plástico = 0,78 g/cm3.
Gestão de Erros  


4.
Desafio: Se você estiver tentando boiar numa piscina com água e na água do mar, em qual das duas situações deve ser mais fácil se manter boiando? Explique.

Gestão de Erros  



QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: (PUC-MG) Um bloco de madeira flutua em água (d = 1,0 g/cm3) conservando 2/3 de seu volume imerso (dentro da água). Isso significa que a densidade do bloco, em g/cm3, vale cerca de:

a) 0,30
b) 0,33
c) 0,46
d) 0,50
e) 0,67

Gestão de Erros  

2.
Vestibular: (FATEC-SP) Sabemos que na Lua não existe ar, ou seja, ela não possui atmosfera. Portanto, na Lua é impossível:

a) Pesar um corpo com uma balança de dois pratos.
b) Saltar com vara.
c) Medir o tempo de queda de um corpo usando um cronômetro.
d) Beber água com um canudinho.
e) Olhar as estrelas do céu.

Gestão de Erros  
 


DICAS

Portal do Professor MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=925
Visualize os líquidos em equilíbrio, a pressão que eles exercem e a força que atuam sobre os sólidos submersos, por meio de experimentos virtuais que testam, em diferentes situações, os princípios de Arquimedes, o empuxo e o Teorema de Stevin. Aborda, ainda, os conceitos de massa específica e pressão em líquidos.

Portal do Professor MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1419
Observe os efeitos do empuxo quando um sistema de bloco-mola entra na água. É possível alterar alguns parâmetros na simulação.

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).

UOL Física: http://vestibular.uol.com.br
Notícias, experiências, teoria, testes e provas de vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível.
Acesso livre e gratuito (em 21.01.2009).

LabVirt Física: Simulação que permite verificar os efeitos do empuxo quando um bloco preso a uma mola entra na água.
O diagrama de forças é mostrado e é possível alterar a constante da mola e a massa do bloco:
http://www.labvirt.fe.usp.br/applet.asp?time=22:37:33&lom=10371