AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Tarefa: (FATEC-SP) Observe o funcionamento do ciclo de Carnot. Em qual ponto o volume é mínimo? Em qual ponto é máximo? Em quais transformações observamos curvas isotermas? Em quais transformações existe troca de calor?

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: Explique como funciona um motor de combustão interna do tipo quatro tempos (Ciclo Otto). Compare o que ocorre em cada tempo, do ponto de vista termodinâmico, com o Ciclo de Carnot (ideal).

Gestão de Erros  


2.

Desafio: Observe o diagrama, que representa um ciclo de Carnot. As temperaturas são T1 = 600 K e T2 = 300 K. O motor do ciclo recebe 1000 J da fonte quente.
Determine:

a) o calor rejeitado para a fonte fria;

b) o trabalho realizado no ciclo.

Gestão de Erros  



QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.

Vestibular: (ITA-SP) Uma certa massa de gás ideal realiza o ciclo ABCD de transformações, como mostra o diagrama pressão x volume da figura. As curvas AB e CD são isotermas. Pode-se afirmar que:

(A) O ciclo ABCD corresponde a um ciclo de Carnot.

(B) O gás converte trabalho em calor ao realizar o ciclo.

(C) Nas transformações AB e CD, o gás recebe calor.

(D) Nas transformações AB e BC, a variação da energia interna do gás é negativa.

(E) Na transformação DA, o gás recebe calor, cujo valor é igual à variação da energia interna.


Gestão de Erros  


2.

Vestibular: (UFRGS) Durante um ciclo termodinâmico, uma máquina térmica realiza um trabalho W, que é igual a Q1 - Q2 , onde Q1 é o calor extraído de uma fonte quente, e Q2 é o calor descarregado no ambiente.

O rendimento dessa máquina térmica é dado por:

 

(A) (Q1 - Q2) / Q1

(B) (Q1 - Q2) / Q2

(C) Q1 / (Q1 - Q2)

(D) Q2 / (Q1 - Q2)

(E) (Q1 + Q2) / Q2



Gestão de Erros  
 

DICAS



Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (13.01.2010).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e gratuito (em 13.01.2010).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 30.12.2009).

Editora Moderna - Testes de Física e Vestibular do ITA-SP:
http://www.moderna.com.br/didaticos/em/fisica/fundamentos/
A editora mantém listas de exercícios e testes de vestibulares de seus livros didáticos disponíveis para consulta, com respostas. O usuário pode abrir a série histórica de provas do ITA-SP.
Acesso livre e gratuito (em 15.01.2010).