AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Tarefa: Compare os rendimentos entre motor a gasolina e motor diesel (combustão). Pesquise para responder sobre os fatores que explicam essas diferenças. Explique por que não é possível obter rendimentos perto dos 100% em motores desse tipo e também nas máquinas a vapor.

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: Uma máquina térmica opera com rendimento de 40%, realizando um trabalho de 1000 J a cada ciclo completo. Calcule a quantidade de calor (em cada ciclo) que o motor:

Gestão de Erros  
a) recebe da fonte quente.

b) rejeita para a fonte fria. Dado: 1 cal = 4 J (aproximadamente)



2.

Desafio: Uma máquina trabalha entre as temperaturas de 127oC e 327oC. Em cada ciclo, ela retira 2000 J de uma fonte de calor e rejeita 1600 J para a fonte fria.

Gestão de Erros  

a) Qual o rendimento da máquina e a energia útil (trabalho) gerada?


b) Qual o rendimento máximo que essa máquina poderia ter, observando as temperaturas de trabalho?


QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.

Vestibular: (Puc-RS) Motores de potências relativamente altas são utilizados em embarcações marítimas, locomotivas, geradores e caminhões, tendo por base o ciclo Diesel de quatro tempos. Esses motores, em geral, são alimentados com a injeção direta do combustível em cada cilindro. O gráfico a seguir, da pressão em função do volume, representa esquematicamente o ciclo Diesel, por meio de seus quatro processos: "compressão adiabática" AB, "expansão isobárica" BC, "expansão adiabática" CD e "transformação isovolumétrica" DA.



Gestão de Erros  

 

Considerando o ciclo Diesel apresentado no gráfico, podemos dizer que:

[A] não há variação de temperatura durante o processo AB.

[B] não há variação de temperatura durante o processo DA.

[C] a temperatura aumenta durante o processo AB.

[D] a temperatura aumenta durante o processo CD.

[E] a temperatura diminui durante o processo BC.


2.

Vestibular: (UFRGS) Durante um ciclo termodinâmico, uma máquina térmica realiza um trabalho W, que é igual a Q1 - Q2, onde Q1 é o calor extraído de uma fonte quente, e Q2 é o calor descarregado no ambiente. O rendimento dessa máquina térmica é dado por:


Gestão de Erros  
(A) (Q1 - Q2) / Q1

(B) (Q1 - Q2) / Q2

(C) Q1 / (Q1 - Q2)

(D) Q2 / (Q1 - Q2)

(E) (Q1 + Q2) / Q2


3.

Vestibular: (Enem 2000) Questão que versa sobre as parcelas de energia envolvidas num motor de combustão a gasolina (Q14).

Clique no endereço abaixo:

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2000.asp?img=01

Fonte: Curso Objetivo


   
 

DICAS

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em “Disciplinas”, escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e arquivo com as provas de vestibulares de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 07.11.2009).

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e gratuito (em 13.01.2010).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares. Contém questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 11.02.2010).