Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Tarefa:
Compare os rendimentos entre motor a gasolina e motor
diesel (combustão). Pesquise para responder sobre os
fatores que explicam essas diferenças. Explique por
que não é possível obter rendimentos
perto dos 100% em motores desse tipo e também nas máquinas
a vapor.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Uma máquina térmica opera com rendimento
de 40%, realizando um trabalho de 1000 J a cada ciclo completo.
Calcule a quantidade de calor (em cada ciclo) que o motor:
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a) recebe da fonte quente.
b) rejeita para a fonte fria. Dado: 1 cal = 4 J (aproximadamente)
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2. |
Desafio:
Uma máquina trabalha entre as temperaturas de 127oC
e 327oC. Em cada ciclo, ela retira 2000 J de
uma fonte de calor e rejeita 1600 J para a fonte fria.
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a) Qual o rendimento da máquina
e a energia útil (trabalho) gerada?
b) Qual o rendimento máximo que essa máquina
poderia ter, observando as temperaturas de trabalho?
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(Puc-RS) Motores de potências relativamente altas são
utilizados em embarcações marítimas,
locomotivas, geradores e caminhões, tendo por base
o ciclo Diesel de quatro tempos. Esses motores, em geral,
são alimentados com a injeção direta
do combustível em cada cilindro. O gráfico a
seguir, da pressão em função do volume,
representa esquematicamente o ciclo Diesel, por meio de seus
quatro processos: "compressão adiabática"
AB, "expansão isobárica" BC, "expansão
adiabática" CD e "transformação
isovolumétrica" DA.
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Considerando o ciclo Diesel apresentado no gráfico,
podemos dizer que:
[A] não há variação de temperatura
durante o processo AB.
[B] não há variação de temperatura
durante o processo DA.
[C] a temperatura aumenta durante o processo AB.
[D] a temperatura aumenta durante o processo CD.
[E] a temperatura diminui durante o processo BC.
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2. |
Vestibular:
(UFRGS) Durante um ciclo termodinâmico, uma
máquina térmica realiza um trabalho W, que é
igual a Q1 - Q2, onde Q1 é o calor extraído
de uma fonte quente, e Q2 é o calor descarregado no
ambiente. O rendimento dessa máquina térmica
é dado por:
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(A)
(Q1 - Q2) / Q1
(B) (Q1 - Q2) / Q2
(C) Q1 / (Q1 - Q2)
(D) Q2 / (Q1 - Q2)
(E) (Q1 + Q2) / Q2
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UOL Física:
http://educacao.uol.com.br/
Em “Disciplinas”, escolha FÍSICA. Notícias,
experiências, teoria e arquivo com as provas de vestibulares
de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 07.11.2009).
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias,
experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas
universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e
gratuito (em 13.01.2010).
Física Net:
http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos
principais vestibulares. Contém questões resolvidas
de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 11.02.2010).
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