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UCA - Relevo do Brasil

Autor e Co-autor(es)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universit?rio Feevale

Marcela Aquino Magalh?es

Juliano Varella de Carvalho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo
Conhecer as varia??es que existem na superf?cie terrestre brasileira;

Segundo Objetivo
Identificar a import?ncia das varia??es do relevo e os seus principais motivos;

Terceiro Objetivo
Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.

Duração das atividades

2 aulas de 4 horas cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associ?-las ao espa?o f?sico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, plan?cie e depress?o.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula permitir? aos alunos conhecerem o conceito de relevo, os principais elementos de um relevo, bem como os principais elementos do relevo brasileiro.

As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                 [ Iniciar > Aplicativos > KWord]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
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A aula est? dividida em tr?s momentos.


Primeiro Momento: Interagindo com clima das regi?es e seu relevo

O professor deve exibir para os alunos a imagem do mapa do Brasil, dividido por regi?es e o mapa clim?tico brasileiro, ou solicitar que os alunos abram seu laptop, e por interm?dio do navegador [Mozilla Firefox] acessem as imagens abaixo:

Mapa das Regi?es Brasileiras
Dispon?vel em http://www.brasilrepublica.com/brasilregioes.gif
Acessado em 08. Out. 2011

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Mapa do Clima Brasileiro
Dispon?vel em http://www.suapesquisa.com/clima/clima-brasil.gif
Acessado em 08. Out. 2011

O professor deve elucidar caracter?sticas clim?ticas predominantes nas regi?es e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Al?m das eros?es causadas pelo clima o professor deve destacar a influ?ncia do homem nas modifica??es da superf?cie terrestre.

O professor deve solicitar que os alunos abram o software [KWord] e respondam dois questionamentos:

    * Qual o clima predomina na regi?o que eles moram?
    * Qual o clima de outros lugares do Brasil que eles conhecem?

Ap?s responderem esses questionamentos, o professor deve discutir com os alunos suas respostas e esclarecer qual [ o clima da regi?o onde moram, bem como comentar as influ?ncias do clima no relevo da regi?o.

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Segundo Momento: Conhecendo as 28 unidades de relevo brasileiras

Nessa atividade o professor deve mostrar um mapa (como o ilustrado abaixo) no qual esteja enumerado de um a vinte e oito as unidades de relevo brasileiras e distribuir para os alunos 28 fichas com o nome das unidades de relevo que demarcam os planaltos, plan?cies e depress?es.

28 unidades de relevo brasileiras
Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/unidades-do-relevo.html
Acessado em: 08. Out. 2011

As 28 unidades de relevo podem ser visualizadas no mapa, assim como na tabela abaixo:

PLANALTOS DEPRESS?ES PLAN?CIES
1- Planalto da Amaz?nia Oriental 12- Depress?o da Amaz?nia Ocidental 23- Plan?cie do Rio Amazonas
2- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parna?ba 13- Depress?o da Marginal Norte- Amaz?nica 24- Plan?cie do Rio Araguaia
3- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran? 14-  Depress?o Marginal Sul- Amaz?nica 25- Plan?cie e Pantanal do Rio Guapor?
4- PLanalto e Chapada dos Parecis 15- Depress?o do Araguaia 26- Plan?cie e Pantanal Mato- Grossense
5- Planaltos Residuais Norte-Amaz?nicos 16- Depress?o Cuiabana 27- Plan?cie da Lagoa dos Patos e Mirim
6- Planaltos Residuais Sul- Amaz?nicos 17- Depress?o do Alto Paraguai - Guapor? 28- Plan?cies e Tabuleiros Litor?neos
7- Planaltos e Serras  do Atl?ntico- Leste- Sudeste 18- Depress?o do Miranda ?
8- Planaltos e Serras de Goi?s- Minas 19- Depress?o Sertaneja e do S?o Francisco ?
9- Serras Residuais do Alto Paraguai 20- Depress?o do Tocantins ?
10- Planalto da Borborema 21- Depress?o Perif?rica da Borba Leste da Bacia do Paran? ?
11- Planalto Sul- Rio- Grandense 22- Depress?o Perif?rica Sul- Rio- Grandense ?

Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numera??o com os nomes dos relevos no mapa.

O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas, ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numera??o do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associa??o do nome do relevo com a regi?o do mapa.

Ap?s os alunos explicarem, o professor deve solicitar a cada aluno com uma ficha, que prepare uma apresenta??o sobre a unidade de relevo da ficha. Essa apresenta??o deve ser feita utilizando o software [KPresenter], com no m?ximo 3 slides, onde o aluno deve colocar:

     * Nome da unidade de relevo;
     * Regi?o onde ela se encontra;
     * Clima da regi?o onde se encontra a unidade de relevo;
     * Imagens da unidade de relevo;
     * V?deo (se encontrado) da unidade de relevo.

Ao final, cada aluno dever? apresentar para a turma seus slides.

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Terceiro Momento: Conhecendo pontos importantes do relevo brasileiro

Nessa atividade a ideia ? fazer com que os alunos conhe?am alguns pontos principais do relevo brasileiro, tais como:

* O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil, localizado na Serra do Imeri;

Pico da Neblina
Dispon?vel em: http://www.sempretops.com/fotos/pico-da-neblina-localizacao-e-fotos/
Acessado em: 08. Out. 2011

* O Monte Cabura?: ponto extremo norte do Brasil;

* O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia;

* O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que est? localizada no interior da Bahia;

* O Parque Nacional da Chapada dos Guimar?es, que se localiza perto de Cuiab?.

Durante a explica??o o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem por esses pontos no google, a fim de registrar fotos e v?deos sobre esses pontos. Depois dessa colet?nea de informa??es os alunos devem exibir para os colegas o que foi encontrado.

O professor tamb?m deve instigar nos alunos a pesquisa por planaltos, plan?cies e depress?es pr?ximos da regi?o onde a turma mora.

            

                               

Recursos Complementares

* Mapa do Brasil;

* Mapa do Brasil enumerado;

* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.

Avaliação

A avalia??o dos alunos deve ser feita a partir da participa??o e introsamento nas atividades propostas, al?m da avalia??o sobre as apresenta??es perante a turma que ser?o realizadas.