Marcela Aquino Magalh?es
Juliano Varella de Carvalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Primeiro Objetivo
Conhecer as varia??es que existem na superf?cie terrestre brasileira;
Segundo Objetivo
Identificar a import?ncia das varia??es do relevo e os seus principais motivos;
Terceiro Objetivo
Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.
Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associ?-las ao espa?o f?sico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, plan?cie e depress?o.
As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
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A aula est? dividida em tr?s momentos.
O professor deve exibir para os alunos a imagem do mapa do Brasil, dividido por regi?es e o mapa clim?tico brasileiro, ou solicitar que os alunos abram seu laptop, e por interm?dio do navegador [Mozilla Firefox] acessem as imagens abaixo:
Mapa das Regi?es Brasileiras ?
Mapa do Clima Brasileiro O professor deve elucidar caracter?sticas clim?ticas predominantes nas regi?es e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Al?m das eros?es causadas pelo clima o professor deve destacar a influ?ncia do homem nas modifica??es da superf?cie terrestre. O professor deve solicitar que os alunos abram o software [KWord] e respondam dois questionamentos:
* Qual o clima predomina na regi?o que eles moram? Ap?s responderem esses questionamentos, o professor deve discutir com os alunos suas respostas e esclarecer qual [ o clima da regi?o onde moram, bem como comentar as influ?ncias do clima no relevo da regi?o. |
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Nessa atividade o professor deve mostrar um mapa (como o ilustrado abaixo) no qual esteja enumerado de um a vinte e oito as unidades de relevo brasileiras e distribuir para os alunos 28 fichas com o nome das unidades de relevo que demarcam os planaltos, plan?cies e depress?es.
28 unidades de relevo brasileiras As 28 unidades de relevo podem ser visualizadas no mapa, assim como na tabela abaixo:
Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numera??o com os nomes dos relevos no mapa. O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas, ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numera??o do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associa??o do nome do relevo com a regi?o do mapa. Ap?s os alunos explicarem, o professor deve solicitar a cada aluno com uma ficha, que prepare uma apresenta??o sobre a unidade de relevo da ficha. Essa apresenta??o deve ser feita utilizando o software [KPresenter], com no m?ximo 3 slides, onde o aluno deve colocar:
* Nome da unidade de relevo; Ao final, cada aluno dever? apresentar para a turma seus slides. |
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Nessa atividade a ideia ? fazer com que os alunos conhe?am alguns pontos principais do relevo brasileiro, tais como: * O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil, localizado na Serra do Imeri;
Pico da Neblina * O Monte Cabura?: ponto extremo norte do Brasil; * O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia; * O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que est? localizada no interior da Bahia; * O Parque Nacional da Chapada dos Guimar?es, que se localiza perto de Cuiab?. Durante a explica??o o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem por esses pontos no google, a fim de registrar fotos e v?deos sobre esses pontos. Depois dessa colet?nea de informa??es os alunos devem exibir para os colegas o que foi encontrado. O professor tamb?m deve instigar nos alunos a pesquisa por planaltos, plan?cies e depress?es pr?ximos da regi?o onde a turma mora. |
* Mapa do Brasil;
* Mapa do Brasil enumerado;
* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.
A avalia??o dos alunos deve ser feita a partir da participa??o e introsamento nas atividades propostas, al?m da avalia??o sobre as apresenta??es perante a turma que ser?o realizadas.