Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
É necessário que os alunos saibam contar oralmente até 10, pra facilitar a relação entre número e quantidade.
Iniciar a aula com a brincadeira "Galinha choca", de preferência ao ar livre ou na quadra, pois é uma brincadeira que exige espaço para correr.
Descrição da brincadeira:
http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com/2010/04/galinha-choca.html - Variações da brincadeira Galinha choca.
http://www.youtube.com/watch?v=oozi9G3k2Uk&feature=related - Brincadeira galinha choca no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=vr3mvkupGIU - Sugestão de atividade a Galinha do vizinho
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm - O que são parlendas.
http://ananhaia.blogspot.com/ - Sugestões de atividades a Galinha do Vizinho
http://www.slideshare.net/ananhaia/vamos-aprender-a-contar-com-a-galinha-pintadinha - vamos contar com a galinha pintadinha - para fazer Download
http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/05/dobradura-da-historia-da-galinha-ruiva.html - dobradura de galinha
http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com/2011/04/dobraduras-em-circulos-lindas.html - dobradura de galinha com círculos
A avaliação consiste na observação do professor no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. Pois assim o professor será capaz de perceber se seus alunos conseguiram estabelecer relação entre os números de 1 a 10 a sua quantidade.