Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criação de história em quadrinhos no Br.Office Impress

Autor e Co-autor(es)

CRISTIANE BARBOSA NICOTRA imagem do usuário

CABO FRIO - RJ E M EVALDO SALLES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a arte antiga através da pesquisa, observando a produção artística da civilização egípcia;

Desenvolver a imaginação e a criatividade;

Utilizar novos softwares para elaborar a construção de uma narrativa;

Representar a oralidade através do discurso direto dos quadrinhos;

Despertar o interesse pela leitura e escrita.

Duração das atividades

2 semanas, aproximadamente, ou 4 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades propostas preveem que os alunos já tenham adquirido habilidades de leitura e escrita, bem como diferentes estratégias de pesquisa na web, embora se espere que estas habilidades sejam reforçadas e aprimoradas após a conclusão das aulas.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi elaborada para ser executada em um laboratório equipado com computadores com o sistema operacional Linux, embora possa ser perfeitamente adequada para utilizar no Windows, substituindo o Impress, pelo Microsoft Power Point.

 

1ª aula:

Os alunos deverão ser distribuídos em grupos no laboratório de informática educativa e orientados a elaborar pesquisas na internet sobre monumentos, artesanatos, símbolos, cultura e hábitos da sociedade egípcia antiga. Durante as pesquisas eles deverão salvar as imagens em uma pasta criada em "Documentos" com o nome do grupo, para facilitar a reutilização das mesmas.

 

2ª aula:

*As imagens pesquisadas devem estar previamente armazenadas em uma pasta para serem aproveitadas como objetos, planos de fundo e personagens dos quadrinhos. Algumas destas podem ser editados no Gimp para a retirada do fundo.

Utilizando o BrOffice.org Impress os alunos definirão o plano de fundo para cada slide, inserirão os personagens e seus respectivos diálogos, através dos balões disponíveis no próprio software.

*Alguns arquivos poderão ser dispostos na pasta previamente pelo professor para a utilização como recursos de imagem, todavia, os alunos devem ter liberdade para usar outras figuras, baixadas ou não da internet.

 

Exemplo de uma atividade pronta:

 

Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos

Recursos Complementares

Você poderá encontrar mais informações sobre este e outros trabalhos no portfólio da Escola Municipal Evaldo Salles:

http://emevaldosalles.webnode.com.br/products/historia-em-quadrinhos

Avaliação

A proposta de uma história em quadrinhos atua como um fator de motivação para a pesquisa sobre o tema e inova a produção textual elaborada em um software de apresentação.

O primeiro aspecto a ser observado é a questão da curiosidade que surge naturalmente sobre a cultura egípcia com todas as suas representações artísticas.

O segundo ponto analisado é a criatividade para compor, com as diversas imagens, uma narrativa seriada através de quadrinhos, sendo necessário para esse fim, o uso da imaginação, da coesão gramatical e também da coerência.

O uso da linguagem cotidiana na escrita também deve ser considerado, uma vez que os alunos percebem que este tipo de produção textual permite a utilização de uma forma mais informal de comunicação.

A avaliação deve ser realizada a partir da análise e conferência da participação e da produção. Os alunos devem demonstrar, em maior ou menor grau, terem compreendido a relevância da cultura artesã no Egito com suas gigantescas obras e ênfase na questão religiosa, assim como elaborar histórias coerentes com as imagens e ortograficamente corretas. Para isto, todas as produções devem ser revisadas pelo(s) professor(es) que deve, por sua vez, orientar os grupos no sentido de fazerem as correções necessárias.