Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Equa??es |
Sala de aula!
Professor, para realizar essa atividade é necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são equações. Para isso, você pode introduzir o assunto com alguns problemas, por exemplo, “Um número somado 12 é igual a 25. Que número é esse?” “Que número que multiplicado por 6 dá 126?”, questione-lhes quais seriam esses números, e como eles resolveram.
Peça aos alunos que escrevam os problemas propostos usando apenas números, o sinal da operação, o sinal de igual e símbolo para representar o número desconhecido.
Escreva no quadro as diferentes representações dos alunos e negocie um único símbolo, de preferência o "x" para que possam usar no recurso que será sugerido a seguir.
Depois diga-lhes que isso pode ser escrito de uma forma matemática, que são as equações e como traduzir esse problemas em equações: “x+12=25” “6x=126”.
Depois de resolverem alguns problemas desse tipo
Converse também a respeito de uma balança de dois pratos, como funciona, o que acontece, caso ela esteja equilibrada, se você retirar ou colocar algo em apenas um dos pratos. O que é necessário fazer para que ela continue em equilíbrio.
Caso os alunos não conheçam uma balança de dois pratos seria interessante levar uma para a sala de aula. Para isso você pode construir uma com potinhos, barbante e um pedaço de arame ou madeira.
Relacione, então, as equações com uma balança de dois pratos, onde o sinal de igual seria o equilíbrio; e o primeiro e o segundo membro da equação são os pratos respectivamente.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html, onde encontrarão uma equação apenas com valores positivos, que deve ser montada na balança com os elementos apresentados.
Peça aos alunos que representem a expressão do lado esquerdo da igualdade na balan ça. “O que aconteceu?” Agora eles devem representar o lado direito da equação no segundo prato. “O que acontece?” Aqui você estará levando-os a observar o equilíbrio da balança.
Depois os alunos deverão clicar em “New problem” e representar as equações na balança. Peça para que anotem em uma folha as equações que representaram.
Após montarem a equação na balança, deverão clicar no botão continue, será solicitado, então, que o aluno escolha uma das quatro operações e um valor e ao clicar em “Go!” ou “Enter” será escrito uma nova equação equivalente. Dessa forma, o aluno deverá usar o processo aditivo ou multiplicativo para resolver a equação.
Peça que os alunos anotem todo o procedimento realizado para encontrar a solução das equações, que você poderá utilizar para avaliar a atividade.
Aqui você pode sugerir que eles resolvam um certo número de equações que o próprio programa apresenta ou ainda pedir para que criem uma equação.
Depois, peça-lhes que cliquem em “Create Problem” e escrevam, por exemplo a equação: x + 3 = 0x + 7 e cliquem em “Begin”
Questione sobre qual a equação que ficou representada? Em seguida, peça para que representem na balança e encontrem o valor de x.
Importante: Vale ressaltar que o programa, não permite colocar mais de 10 cubinhos em um prato da balança, por isso, para resolver a equação, os alunos deverão usar outros procedimentos, por exemplo, dividir a equação toda por um mesmo divisor.
Após terminarem essa atividade solicite que entre em outro site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html onde encontrarão outra balança, porém com elementos negativos.
Seguindo os mesmos procedimentos da atividade anterior, deverão encontrar a solução da equação. Novamente peça para que anotem todos os procedimentos e determine um número mínimo de equações que deverão resolver.
Dicas e Sugestões
Professor, é importante ressaltar que as equações que o programa apresenta não são iguais, sendo assim, os alunos terão resolvidos equações diferentes. Mesmo que tenham resolvidos a mesma equação, eles poderão utilizar processos diferentes, o que não impede uma resposta correta. Assim, incentive os alunos a utilizar e a anotar todos os procedimentos que são necessários para resolver uma equação.