Cl?udia Regina M. G. Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Conhecer a estrutura b?sica do sistema nervoso.
Compreender as rela??es da forma e da fun??o dos neur?nios.
Conhecer as doen?as que afetam o sistema nervoso.
Conhecimento b?sicos sobre o sistema nervoso e sua anatomia.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2. Os Textos 1 e 2 dever?o ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Sistema Nervoso
Fonte: http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
TEXTO 2: Sistema Nervoso
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/neurologia/snervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
Conclu?da a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Exerc?cio 1. Vale destacar que o Exerc?cio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem indica??o das respostas, via e-mail.
1 - O sistema nervoso perif?rico ? constitu?do:
a) da fra??o simp?tica, g?nglios e nervos
b) da fra??o parassimp?tica, g?nglios e nervos
c) do sistema aut?nomo, g?nglios e nervos
d) dos nervos e g?nglios espinais e simp?ticos
e) dos nervos cranianos e dos nervos raquianos.
?
2 - Quando uma pessoa encosta a m?o em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Neste reflexo, o neur?nio efetuador leva o impulso nervoso para:
a) a medula espinhal
b) o enc?falo
c) os m?sculos flexores do bra?o
d) as termina??es sensoriais de calor na ponta dos dedos
e) as termina??es sensoriais de dor na ponta dos dedos.
?
3 - Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a condu??o do impulso nervoso nos neur?nios sensorial e motor.
a) O est?mulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o ax?nio no neur?nio sensorial, e o inverso no neur?nio motor
b) O est?mulo nervoso se propaga do ax?nio para o corpo celular e deste para o dendrito no neur?nio sensorial, e o inverso no neur?nio motor
c) O est?mulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o ax?nio no neur?nio sensorial e no neur?nio motor
d) O est?mulo nervoso se propaga do ax?nio para o corpo celular e deste para o dendrito, tanto no neur?nio sensorial como no motor
e) O est?mulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular ou do corpo celular para o dendrito no neur?nio sensorial e do corpo celular para o ax?nio no neur?nio motor.
?
4 - Se o cerebelo de um rato for destru?do, ele perder? a capacidade de:
a) digerir alimentos
b) respirar
c) andar
d) eliminar excretas
e) produzir anticorpos
?
5 - Foi seccionada uma ?rea do sistema nervoso de um mam?fero. Em seguida, constatou-se que o referido animal n?o manteve seu equil?brio corp?reo, permanecendo deitado no ch?o. A ?rea seccionada em quest?o faz parte:
a) do bulbo
b) do cerebelo
c) do hipot?lamo
d) das meninges
e) do sistema nervoso aut?nomo
?
6 - Considere os seguintes elementos do sistema nervoso:
I- enc?falo III- nervos cranianos
II- medula IV- nervos raquidianos
O sistema nervoso central ? constitu?do por:
?
a) II e III
b) III e IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a ouvir em seus netbooks dois ?udios sobre o sistema nervoso. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a empregar o software Amarok.
?
?
?
?
?
?
?
OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download dos ?udios nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresent?-los durante a aula utilizando um kit multim?dia. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Conclu?da a apresenta??o do ?udio, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
1 ? Por que ? importante nos comunicarmos?
2 ? O que ? o potencial de a??o?
3 ? O que s?o canais i?nicos?
4 - Por que o veneno de escorpi?o ? citado no ?udio 1? Explique.
5 ? Com base no conte?do do ?udio 2, explique com suas palavras como ocorre o processo de aprendizado.
6 - O que s?o os neur?nios?
7 ? Em que consiste o ato de aprender? Explique com base no conte?do do ?udio 2.
?
Nessa terceira atividade da aula, o/a professor/a dever? solicitar que os alunos identifiquem os ?rg?os do sistema nervoso humano destacados na Figura 1, a qual dever? ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indica??o das respostas, via e-mail.
FIGURA 1
http://blog.clickgratis.com.br/sosbiologia/42006/SISTEMA+NERVOSO.html
1________________________________(C?REBRO)
2________________________________(CEREBELO)
3________________________________(BULBO)
4________________________________ (PONTE)
5________________________________(MEDULA)
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informa??es sobre as principais doen?as do sistema nervoso.
Como se v? abaixo, cada grupo ficar? respons?vel por levantar informa??es sobre uma doen?a do sistema nervoso, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
GRUPO 1: Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.acidentevascularcerebral.com/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 2: Ataques Epil?ticos
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/neurologia/epilepsia/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 3: Cefal?ias
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?71 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://cefaleias.com.br/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 4: Esclerose M?ltiplas
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?185 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/02/24/o-que-e-esclerose-multipla/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 5: Doen?a de Parkinson
Fonte: http://www.doencadeparkinson.com.br/resumodp.htm acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?153 acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 6: Doen?a de Alzheimer
Fonte: http://www.doencadealzheimer.com.br/index.php?modulo=home acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150 acesso feito dia 07/10/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o levantar informa??es sobre as principais doen?as do sistema nervoso, mais especificamente no que se refere aos seguintes t?picos:
Quais s?o as principais caracter?sticas da doen?a pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais s?o os sintomas?
Como ? feito o diagn?stico?
Como ? realizado o tratamento?
? poss?vel preveni-la? Se sim, como?
Com o t?rmino da pesquisa, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es selecionadas.
Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as dever?o utilizar o software KWord do netbook para, em casa, a acessar o Texto 3 e elaborar uma reda??o referente a seu tema.
Posteriormente, a avalia??o da reda??o dever? executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que o Texto 3 dever? ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 3 - Plantas t?xicas - Saia Branca
Fonte: http://www.oocities.org/br/plantastoxicas/saia-branca.html acesso feito dia 07/10/2011
Nome | Tipo |
---|---|
Bate papo neuronal | ?udio |
Como ? que a gente aprende? | ?udio |
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/doencassistnervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.sistemanervoso.com/ acesso feito dia 07/10/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.