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Como e quando aplicar os sinais de pontua??o em frases e textos?

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Pontua??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os sinais de pontua??o em frases e pequenos textos;
  • Aplicar os sinais de pontua??o em diferentes situa??es;
  • Desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos textos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos, responder a quest?o: Como e quando aplicar os sinais de pontua??o em frases e textos, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es: de leitura e de escrita de pequenos textos e frases; do uso dos sinais de pontua??o e da utiliza??o dos recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:  KWord, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, disponibilize para os alunos o texto abaixo para iniciar as atividades sobre os sinais de pontua??o.

Quem ? importante

sinais

Certo dia, num caderno,

Numa p?gina interna,

Deu-se a grande reuni?o

Dos sinais de pontua??o,

Para decidir, no instante,

Qual o que ? mais importante.

?

Chegou correndo, afobad?o,

O Ponto de Exclama??o,

Bufando, muito excitado,

Entusiasmado ou assustado:

- Socorro!

- Viva!

- Sarav?!

- D? o fora! Sempre a berrar!

?

E logo, todo sinuoso,

A rebolar-se entrou,  pimp?o,

O enxerido e mui curioso

Dom Ponto de Interroga??o:

- Quem ??

- Por qu??

- Aonde?

- Quando?  - ele s? vive perguntando...

?

E v?m as V?rgulas dengosas,

Muito falantes, muito prosas,

E anunciam: - N?s meninas

Somos as pausas pequeninas,

Que, pelas frases espalhadas,

S?o sempre t?o solicitadas!

?

Mas j? chegaram os Dois Pontos,

Ponto e V?rgula, e pronto!

?

Tem in?cio a discuss?o,

Que j? d? em confus?o,

- Sem por cima ter um ponto,

V?rgula ? um sinal bem tonto! ?

Ponto e V?rgula declara,

Arrogante, e fecha a cara.

?

- Essa n?o! Tenha paci?ncia! ?

Interv?m as  Retic?ncias.

- Somos n?s as importantes,

Tanto agora como dantes:

Quanto falta compet?ncia,

Botam logo... Retic?ncias!

Til e Acento Circunflexo,

Numa discuss?o sem nexo,

Cara a cara, bravo, quase

Se engalfinham. Mas a Crase

Corta a briga, ao declarar:

- Poucos sabem me empregar!

Me respeitem pois bastante,

J? que eu sou t?o importante!

?

Mas Dois Pontos prostestaram:

- Importante eu ? que sou!

Eu preparo toda a a??o

E a e-nu-me-ra-??o!...

- ? aqui que n?s entramos!

N?s, as Aspas, e avisamos:

Sem nossa contribui??o

N?o existe cita??o!

?

A Cedilha e o Travess?o

J? se enfrentaram, mas ent?o,

Bem na hora, firme e pronto

Se apresenta o senhor Ponto:

- Importante ? o meu sinal.

Basta. Fim. PONTO FINAL.

               

                              BELINK, Tatiana. Di-versos russos. S?o  Paulo: Scipione, 1994.

 

Fonte: PASSOS, C?lia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matem?tica. Integrado 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: IBEP, 2009. p. 84.

A seguir trabalhe com o texto, distribua c?pias impressas para os alunos. Solicite que primeiramente fa?am uma leitura silenciosa.

Em seguida fa?a uma leitura em voz alta, voc? poder? organizar os alunos de v?rias maneiras para lerem o poema, divida as estrofes alternando, os meninos e as meninas; solicite que leiam em duplas ou em grupos, uma estrofe para cada grupo. Ap?s devem  identificar os sinais de pontua??o existentes no poema.

Professor, dialogue com os alunos sobre o poema da seguinte forma:

  • Qual o assunto tratado no poema?
  • Quantos e quais s?o os sinais de pontua??o que aparecem no poema?
  • Para que utilizamos os sinais de pontua??o na escrita de textos e frases?
  • Existem alguns sinais de pontua??o que voc? n?o conhecia? Qual ou quais?

Professor, registre na lousa as atividades abaixo, as quais dever?o ser resolvidas pelos alunos no caderno de L?ngua Portuguesa.

1 - Responda ao que se pede:

a. Qual o nome do poema? De acordo com o assunto do poema voc? acha que o t?tulo est? adequado? Por qu??

b. Existem palavras que voc? n?o conhece o significado? Quais s?o elas? Destaque-as no poema.

c. Procure, no dicion?rio, o significado das palavras que voc? destacou no poema.

d. Para voc? existe algum sinal de pontua??o mais importante? Justifique sua resposta.

2 - Leia o poema e numere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a fala de cada personagem.

                                                                              1. Ponto de exclama??o                   (          ) Importante ? o meu sinal. Basta. Fim.

2. Ponto de interroga??o                 (           ) Importante eu ? quem sou! Eu preparo toda a a??o e a enumera??o!

3. V?rgulas                                           (           ) N?s meninas somos as pausas pequeninas.

4. Dois pontos                                    (           ) Quem ?? Por qu?? Aonde? Quando?

5. Ponto e v?rgula                               (            ) Socorro! Viva! Sarav?! D? o fora!

6. Retic?ncias                                     (           ) Somos n?s as importantes, tanto agora como dantes.

7. Aspas                                               (           ) Sem nossa contribui??o n?o existe cita??o.

8. Ponto final                                        (           ) Sem por cima ter um ponto, v?rgula ? um sinal bem tonto!

Fonte: PASSOS, C?lia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matem?tica. Integrado 4? Ano do Ensino Fundamental.S?o Paulo: IBEP, 2009. p. 86.

 menino

  Pesquise em jornais, revistas ou panfletos de propagandas uma frase que contenha os sinais de pontua??o presentes no poema. Recorte e traga na pr?xima aula.

quadro de pontua????o

Fonte: Acervo da autora

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre as frases pesquisadas nas revistas e em jornais. Promova um espa?o onde todos os alunos se sintam a vontade para expor suas frases.

Professor, fa?a o registro das frases pesquisadas pelos alunos em uma tabela, que poder? ser feita no caderno ou no laptop do Projeto UCA, se os alunos o tiverem. Voc? poder? sugerir que utilizem o programa Kword para copi?-la,   a partir do caminho:  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword (Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo:

   

?

?

Frases pesquisadas:

?

?

Interroga??o ?

V?rgula ,

?

?

Dois pontos :

?

?

Ponto e v?rgula ;

Aspas ? ?

?

?

?

Exclama??o !

?

?

?

Retic?ncias ...

?

Ponto final .

?

 Fonte: Acervo da autora

?

Professor, converse com os alunos sobre o uso desses sinais em frases ou em pequenos textos. Para que servem os sinais de pontua??o?

Os sinais de pontua??o s?o utilizados para expressarem nossa fala, entona??es, questionamentos e reproduzirem na escrita, nossas emo??es e inten??es. Cada sinal tem uma fun??o na escrita e podemos perceber tamb?m em nossa fala. Se achar necess?rio elabore cartazes com informa??es e exemplos sobre o uso de alguns sinais de pontua??o.

Veja alguns empregos:

1. V?rgula (,)

? usada para:

  • Separar termos que possuem mesma fun??o sint?tica na ora??o: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu;
  • Separar os nomes dos locais de datas: Uberl?ndia, 04 de outubro de 2011.

 2. Ponto Final (.)

? usado ao final de frases para indicar uma pausa total:

  • N?o quero dizer nada.
  • Eu amo minha fam?lia.

3 - Ponto de Interroga??o (?)

O ponto de interroga??o ? usado para:

 Formular perguntas diretas:

  • Voc? quer ir conosco ao cinema?

4 ? Ponto de Exclama??o (!)  

 Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, s?plica, ordem, horror, espanto:

  • Iremos viajar! (entusiasmo)
  • Foi ele o vencedor! (surpresa)
  • Seja r?pido! (ordem)

 5. Ponto e V?rgula (;)    

? usado para separar itens enumerados:
Brincamos hoje de bola, corda, amarelinha, esconde esconde.

6. Dois Pontos (:)

? usado quando:

  • Se vai fazer uma cita??o ou introduzir uma fala:

Ele respondeu: n?o, muito obrigado!

  • Se quer indicar uma enumera??o:

Quero lhe dizer algumas coisas: n?o converse com pessoas estranhas, n?o brigue com seus colegas e n?o responda ? professora.

 7. Aspas(??)

S?o usadas para indicar:

  • Cita??o de algu?m: ?A ordem para fechar a pris?o de Guant?namo mostra um in?cio firme. Ainda na edi??o, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilh?es de d?lares do Oportunity no exterior? (Carta Capital on-line, 30/01/09)

  8. Retic?ncias(...)

S?o usadas para indicar uma ideia de continuidade ao que se estava falando:

 E ent?o, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
 Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

 Fonte: Reda??o - Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma em equipes. Proponha a constru??o de frases, para isso divida entre as equipes os tipos de sinais de pontua??o. Entregue para cada equipe uma ficha com a seguinte instru??es:

  Complete as frases utilizando o sinal indicado:

 PONTO FINAL (.)

Eu acho________________________________

Eu vou ________________________________

Acho que ______________________________

Se ____________________________________

N?o___________________________________

PONTO DE INTERROGA??O (?)

Qual ?__________________________________

Quem foi que ____________________________

Posso___________________________________

Quantos_________________________________

Quem quer_______________________________

PONTO DE EXCLAMA??O (!)

Puxa, que________________________________

Nossa, como_____________________________

Como__________________________________

Que ___________________________________

Gosto tanto _____________________________

V?RGULA (,) E RETIC?NCIAS (...)

?

Na escola aprendi_______________________________________

No mercado comprei_____________________________________

Final de semana ________________________________________

No meu computador _____________________________________

Na minha fam?lia _______________________________________

Fonte: Acervo da autora

Ao terminarem a atividade, crie um momento de di?logo com os alunos, sobre as frases constru?das por cada equipe, depois coloque-as no varal ou mural da sala de aula para que todos apreciem.

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que utilizem a internet, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os s?tios abaixo, a fim de que possam aprender brincando, o uso dos sinais de pontua??o, por meio de v?rias atividades.

Caso a escola n?o possua essa tecnologia, sugiro que o professor imprima ou leve as atividades para os alunos, a fim de mostrar o uso e a aplica??o dos sinais de pontua??o.

Professor, se voc? preferir poder? fazer o registro das atividades apresentadas acima no caderno de L?ngua Portuguesa.

 Texto com lacunas:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm 

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont2.htm 

  •   Palavras cruzadas

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont2.htm 

  •  Ligar os sinais de pontua??o com a sua fun??o

 http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont3.htm

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont3.htm 

Professor, ao finalizar a atividade pergunte a opini?o dos alunos sobre as atividades online. ? importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois, por meio desta atividade estar?o compreendendo e contextualizando, de forma l?dica, a import?ncia do uso dos sinais de pontua??o em textos e  frases para expressar, comunicar e interpretar.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: identificar os sinais de pontua??o em frases e pequenos textos; aplicar os sinais de pontua??o em diferentes situa??es; desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos textos e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.