Portal do Professor

Início do Conteúdo

Primeira Guerra Mundial

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? compreender as motiva??es pol?tico-ideol?gicas dos pa?ses na Primeira Guerra Mundial, as fases da Guerra e os seus desdobramentos geopol?ticos posteriores.

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimentos sobre a corrida imperialista da segunda metade do s?culo XIX que determina o cen?rio onde aconteceu a Primeira Guerra Mundial

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

?

O professor dever? fazer uma introdu??o, situando os alunos no in?cio do conflito, os beligerantes e suas manobras e as fases que o comp?em.

Links para o estudo desta parte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Primeira_Guerra_Mundial

(acesso em: 10 out. 2011);

http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/primeira_guerra.pdf

(acesso em: 10 out. 2011).

Depois desta introdu??o, que n?o deve ultrapassar meia aula, o professor dever? pedir aos alunos que elaborem um texto pr?prio dissertativo, explicando o que entenderam da Guerra at? agora. O professor selecionar? alguns textos para serem lidos em voz alta e escolher? alguns alunos para comentar o que sabiam da Primeira Guerra Mundial antes da aula. Dessa forma, o professor relacionar? os conhecimentos pr?vios com os adquiridos nesta aula.

?

AULA 2

Nesta segunda aula, os alunos assistiram a parte do document?rio Primeira Guerra Mundial. O professor dever? pedir aos alunos que anotem coment?rios e qualquer trecho ou quest?o que lhes tenham chamado a aten??o a partir de seus conhecimentos sobre a Guerra. No final, em uma roda de discuss?es, dever?o ser socializados esses coment?rios.

Link para o document?rio Primeira Guerra Mundial:

- Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=2-DPqztA9k8

(acesso em: 10 out. 2011);

- Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=yVgocijEiCs&feature=related

(acesso em: 10 out. 2011);

- Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=C2yXwlpmRsk

(acesso em: 10 out. 2011).

?

AULA 3

?

Nessa aula o professor deve exibir as imagens abaixo e pedir que os alunos respondam oralmente as perguntas logo abaixo de cada imagem

Imagem 01

Mapa

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas

1)      Explique como surgiu as alian?as que marcam a Primeira Guerra Mundial

2)      Quais eram os interesses da It?lia e da Alemanha na uni?o com a ?ustria?

?

Imagem 02

Tecnologia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas:

1)      Explique o papel de cada uma das tecnologias de guerra da imagem

2)      Por que a metralhadora foi definitiva nessa guerra?

?

Imagem 03

Trincheiras

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas

1)      A partir da imagem descreva quais eram as condi??es das trincheiras

2)      As armas qu?micas tiveram sucesso na guerra? O que eles representavam?

?

AULA 4

Nesta aula, os alunos far?o uma atividade l?dica. Em um laborat?rio que tenha computadores, dever?o baixar o jogo especificado no link abaixo e jog?-lo. Ele ? ambientado na Primeira Guerra Mundial. Depois de jogado, os alunos junto com o professor discutir?o o que acharam do jogo. Dever?o ser feitas as seguintes perguntas:

-Com o conhecimento adquirido at? agora, voc? considera que o jogo possui uma boa interpreta??o ou vis?o da Primeira Guerra Mundial?

- O que voc?s apontariam para melhorar o jogo?

- Voc?s consideram que existe aprendizagem em um jogo dessa natureza? De que forma?

Link do jogo: http://acao.jogosloucos.com.br/jogos-de-primeira-guerra-mundial.html

(acesso em: 10 out. 2011).

?

AULA 5

Para fazer uma reflex?o mais humana e compreender os efeitos nas pessoas da Primeira Guerra Mundial, o professor dever? passar o v?deo abaixo especificado com cenas da guerra, e depois pedir aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre como era a vida nas trincheiras. O resultado dever? ser apresentando em grupo e em Mural. Todo o material acumulado at? agora poder? ser usado nesse material.

Link para o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=uN2pyFxaq3U&feature=related

(acesso em: 10 out. 2011).

Links para a pesquisa:

http://www.cruzdeferro.com.br/index_arquivos/trincheiras.htm

(acesso em: 10 out. 2011);

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/1351/1056

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trincheira

(acesso em: 10 out. 2011).

?

CONCLUS?O

Ao final, os alunos ter?o compreendido os caminhos geopol?ticos que levaram ? Guerra, os pa?ses e os interesses em disputa e os desdobramentos posteriores, al?m de uma aproxima??o das condi??es de vida das trincheiras.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar cada atividade das quatro aulas, com base no desempenho e na participa??o dos alunos. Al?m disso, dever? ser pedido aos alunos que fa?am uma autoavalia??o.