L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno dever? compreender as motiva??es pol?tico-ideol?gicas dos pa?ses na Primeira Guerra Mundial, as fases da Guerra e os seus desdobramentos geopol?ticos posteriores.
O aluno dever? ter conhecimentos sobre a corrida imperialista da segunda metade do s?culo XIX que determina o cen?rio onde aconteceu a Primeira Guerra Mundial
Aula 1
?
O professor dever? fazer uma introdu??o, situando os alunos no in?cio do conflito, os beligerantes e suas manobras e as fases que o comp?em.
Links para o estudo desta parte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Primeira_Guerra_Mundial
(acesso em: 10 out. 2011);
http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/primeira_guerra.pdf
(acesso em: 10 out. 2011).
Depois desta introdu??o, que n?o deve ultrapassar meia aula, o professor dever? pedir aos alunos que elaborem um texto pr?prio dissertativo, explicando o que entenderam da Guerra at? agora. O professor selecionar? alguns textos para serem lidos em voz alta e escolher? alguns alunos para comentar o que sabiam da Primeira Guerra Mundial antes da aula. Dessa forma, o professor relacionar? os conhecimentos pr?vios com os adquiridos nesta aula.
?
AULA 2
Nesta segunda aula, os alunos assistiram a parte do document?rio Primeira Guerra Mundial. O professor dever? pedir aos alunos que anotem coment?rios e qualquer trecho ou quest?o que lhes tenham chamado a aten??o a partir de seus conhecimentos sobre a Guerra. No final, em uma roda de discuss?es, dever?o ser socializados esses coment?rios.
Link para o document?rio Primeira Guerra Mundial:
- Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=2-DPqztA9k8
(acesso em: 10 out. 2011);
- Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=yVgocijEiCs&feature=related
(acesso em: 10 out. 2011);
- Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=C2yXwlpmRsk
(acesso em: 10 out. 2011).
?
AULA 3
?
Nessa aula o professor deve exibir as imagens abaixo e pedir que os alunos respondam oralmente as perguntas logo abaixo de cada imagem
Imagem 01
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas
1) Explique como surgiu as alian?as que marcam a Primeira Guerra Mundial
2) Quais eram os interesses da It?lia e da Alemanha na uni?o com a ?ustria?
?
Imagem 02
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas:
1) Explique o papel de cada uma das tecnologias de guerra da imagem
2) Por que a metralhadora foi definitiva nessa guerra?
?
Imagem 03
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas
1) A partir da imagem descreva quais eram as condi??es das trincheiras
2) As armas qu?micas tiveram sucesso na guerra? O que eles representavam?
?
AULA 4
Nesta aula, os alunos far?o uma atividade l?dica. Em um laborat?rio que tenha computadores, dever?o baixar o jogo especificado no link abaixo e jog?-lo. Ele ? ambientado na Primeira Guerra Mundial. Depois de jogado, os alunos junto com o professor discutir?o o que acharam do jogo. Dever?o ser feitas as seguintes perguntas:
-Com o conhecimento adquirido at? agora, voc? considera que o jogo possui uma boa interpreta??o ou vis?o da Primeira Guerra Mundial?
- O que voc?s apontariam para melhorar o jogo?
- Voc?s consideram que existe aprendizagem em um jogo dessa natureza? De que forma?
Link do jogo: http://acao.jogosloucos.com.br/jogos-de-primeira-guerra-mundial.html
(acesso em: 10 out. 2011).
?
AULA 5
Para fazer uma reflex?o mais humana e compreender os efeitos nas pessoas da Primeira Guerra Mundial, o professor dever? passar o v?deo abaixo especificado com cenas da guerra, e depois pedir aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre como era a vida nas trincheiras. O resultado dever? ser apresentando em grupo e em Mural. Todo o material acumulado at? agora poder? ser usado nesse material.
Link para o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=uN2pyFxaq3U&feature=related
(acesso em: 10 out. 2011).
Links para a pesquisa:
http://www.cruzdeferro.com.br/index_arquivos/trincheiras.htm
(acesso em: 10 out. 2011);
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/1351/1056
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trincheira
(acesso em: 10 out. 2011).
?
CONCLUS?O
Ao final, os alunos ter?o compreendido os caminhos geopol?ticos que levaram ? Guerra, os pa?ses e os interesses em disputa e os desdobramentos posteriores, al?m de uma aproxima??o das condi??es de vida das trincheiras.
Livro A Primeira Guerra Mundial e a imprensa brasileira. Dispon?vel em:
(acesso em: 10 out. 2011).
Livro Hist?ria Ilustrada da Primeira Guerra. Dispon?vel em:
(acesso em: 10 out. 2011).
O professor dever? avaliar cada atividade das quatro aulas, com base no desempenho e na participa??o dos alunos. Al?m disso, dever? ser pedido aos alunos que fa?am uma autoavalia??o.